Home | Negócio Criativo | Desenvolva seu Negócio | Dicas de fotografia para quem não é fotógrafo

Dicas de fotografia para quem não é fotógrafo


Fotos bonitas e bem produzidas
são a alma para o sucesso de vendas na internet. Pensando nisso, o Elo7 montou duas oficinas sobre o assunto. A primeira, realizada no começo do mês de março, abordou a produção fotográfica para produtos artesanais.

Na sexta passada realizamos a segunda,  e desta vez o tema  foi “Fotografia para Não Fotógrafos”. Os dois temas são complementares, pois na primeira ensinamos a  produzir uma ambientação para os produtos e na segunda demos dicas sobre técnicas básicas de iluminação e tratamento de imagens.

O  fotógrafo oficineiro Anderson Timóteo deu muitas dicas e também apresentou três itens que ajudam a melhorar as fotos de quem não é fotógrafo. Vamos à eles ?

“Muita gente me pergunta se é preciso ter uma máquina profissional para tirar fotos bonitas. Eu digo que mais importante do que investir num equipamento top é aprender a dominar a luz do ambiente. É ela que vai destacar as cores, texturas e volumes da sua peça.

Com o rebatedor, você reflete a luz do ambiente de volta para a peça. O resultado é um produto com menos sombras e mais volume, com controle das áreas que você quer iluminar.  Assim você aproveita a luz natural, sem necessidade de flash.”

O  Anderson mostrou um rebatedor profissional (ele é dobrável e tem 5 funções, confira o modelo aqui), mas também ensinou que com uma placa de isopor e papel alumínio é possível montar um rebatedor caseiro e obter o mesmo efeito. Confira mais dicas de como usar o rebatedor neste link. ;)

“Dominar a iluminação é importante, e o tipo de lâmpada que utilizamos para fotografar nossos produtos ajuda nisso. Indico para iniciantes e profissionais a lâmpada Photoflood, pois ilumina bastante e deixa as cores mais próximas da iluminação feita pelo sol.”

A lâmpada Photoflood é facilmente encontrada em lojas de artigos de iluminação e fotografia e não custa caro (em São Paulo tente as lojas da Santa Ifigênia). Dica: use uma luminária com grampo, assim ela fica flexível e agiliza os ajustes de luz na hora de bater as fotos e você pode mudar de lugar mais facilmente.

“As câmeras digitais comuns são práticas por serem bem pequenas. Isso é ótimo pois podemos levá-las a qualquer lugar, mas o seu tamanho compacto prejudica a firmeza que devemos ter ao clicar. Assim, as fotos tendem a sair tremidas e com borrões. Para evitar isso, utilize um tripé.”

O tripé é um suporte que serve para todas as máquinas. Procure na parte inferior da sua um pequeno orifício do tamanho de um parafuso. É nele que se encaixa o tripé. Existem tripés de diversos tipos e tamanhos.

Dica: Para escolher a ideal, observe o tamanho dos produtos que irá fotografar. Acessórios, por serem pequenos, não precisam de um tripé muito grande. Indicamos o modelo Gorilla (fotos acima e modelo aqui), pois é bastante flexível e fácil de levar para qualquer lugar. Já para fotos de produtos grandes ou mesmo pessoas, um tripé maior é indicado. Pesquise antes de comprar o seu!


Olha só a turma da Oficina posando durante o break! Obrigada ao Anderson pelas dicas.

Outras oficinas virão em breve…. Avisaremos tudo aqui no blog.  Sugiram os temas e participem !

 Não esqueça: se tiver dúvidas, nossa equipe de atendimento estará sempre à disposição para ajudá-los. :)

Sobre Elo7

Somos um time que é apaixonado por tudo que é criativo e feito à mão. Aqui no blog, trazemos dicas diárias para inspirar e ajudar no seu negócio criativo! Também organizamos oficinas e encontros em todo o Brasil. Conheça o Elo7!

Veja mais posts deste autor.