Home | Negócio Criativo | Desenvolva seu Negócio | Dicas de fotografia para quem não é fotógrafo

Dicas de fotografia para quem não é fotógrafo


Fotos bonitas e bem produzidas
são a alma para o sucesso de vendas na internet. Pensando nisso, o Elo7 montou duas oficinas sobre o assunto. A primeira, realizada no começo do mês de março, abordou a produção fotográfica para produtos artesanais.

Na sexta passada realizamos a segunda,  e desta vez o tema  foi “Fotografia para Não Fotógrafos”. Os dois temas são complementares, pois na primeira ensinamos a  produzir uma ambientação para os produtos e na segunda demos dicas sobre técnicas básicas de iluminação e tratamento de imagens.

O  fotógrafo oficineiro Anderson Timóteo deu muitas dicas e também apresentou três itens que ajudam a melhorar as fotos de quem não é fotógrafo. Vamos à eles ?

“Muita gente me pergunta se é preciso ter uma máquina profissional para tirar fotos bonitas. Eu digo que mais importante do que investir num equipamento top é aprender a dominar a luz do ambiente. É ela que vai destacar as cores, texturas e volumes da sua peça.

Com o rebatedor, você reflete a luz do ambiente de volta para a peça. O resultado é um produto com menos sombras e mais volume, com controle das áreas que você quer iluminar.  Assim você aproveita a luz natural, sem necessidade de flash.”

O  Anderson mostrou um rebatedor profissional (ele é dobrável e tem 5 funções, confira o modelo aqui), mas também ensinou que com uma placa de isopor e papel alumínio é possível montar um rebatedor caseiro e obter o mesmo efeito. Confira mais dicas de como usar o rebatedor neste link. ;)

“Dominar a iluminação é importante, e o tipo de lâmpada que utilizamos para fotografar nossos produtos ajuda nisso. Indico para iniciantes e profissionais a lâmpada Photoflood, pois ilumina bastante e deixa as cores mais próximas da iluminação feita pelo sol.”

A lâmpada Photoflood é facilmente encontrada em lojas de artigos de iluminação e fotografia e não custa caro (em São Paulo tente as lojas da Santa Ifigênia). Dica: use uma luminária com grampo, assim ela fica flexível e agiliza os ajustes de luz na hora de bater as fotos e você pode mudar de lugar mais facilmente.

“As câmeras digitais comuns são práticas por serem bem pequenas. Isso é ótimo pois podemos levá-las a qualquer lugar, mas o seu tamanho compacto prejudica a firmeza que devemos ter ao clicar. Assim, as fotos tendem a sair tremidas e com borrões. Para evitar isso, utilize um tripé.”

O tripé é um suporte que serve para todas as máquinas. Procure na parte inferior da sua um pequeno orifício do tamanho de um parafuso. É nele que se encaixa o tripé. Existem tripés de diversos tipos e tamanhos.

Dica: Para escolher a ideal, observe o tamanho dos produtos que irá fotografar. Acessórios, por serem pequenos, não precisam de um tripé muito grande. Indicamos o modelo Gorilla (fotos acima e modelo aqui), pois é bastante flexível e fácil de levar para qualquer lugar. Já para fotos de produtos grandes ou mesmo pessoas, um tripé maior é indicado. Pesquise antes de comprar o seu!


Olha só a turma da Oficina posando durante o break! Obrigada ao Anderson pelas dicas.

Outras oficinas virão em breve…. Avisaremos tudo aqui no blog.  Sugiram os temas e participem !

 Não esqueça: se tiver dúvidas, nossa equipe de atendimento estará sempre à disposição para ajudá-los. :)

bool(false)

Sobre Elo7

Somos um time que é apaixonado por tudo que é criativo e feito à mão. Aqui no blog, trazemos dicas diárias para inspirar e ajudar no seu negócio criativo! Também organizamos oficinas e encontros em todo o Brasil. Conheça o Elo7!

Veja mais posts deste autor.

21 comentários

  1. Gostaria muito de participar das oficinas de fotografia, como eu faço???

    • Madalena, fique atenta ao seu e-mail, ao blog e ao Facebook do blog, nós sempre informamos mas acontece que as inscrições sempre acabam super rápido :)

  2. Gostaria muito de participar das oficinas de fotografia, como eu faço???

    • Madalena, fique atenta ao seu e-mail, ao blog e ao Facebook do blog, nós sempre informamos mas acontece que as inscrições sempre acabam super rápido :)

  3. Gostaria muito de participar das oficinas de fotografia, como eu faço???

    • Madalena, fique atenta ao seu e-mail, ao blog e ao Facebook do blog, nós sempre informamos mas acontece que as inscrições sempre acabam super rápido :)

  4. Chicccomplements

    Olá!
    Gostaria do passo-a-passo do rebatedor caseiro…tenho uma dúvida…o papel alumínio fica de um lado só?
    Grata desde já,
    Mariana Landim

    • Sim, Mariana! Basta esticar o papel alumínio de um dos lados e colar com a fita crepe nas bordas. O outro permanece branco, para rebater a luz um pouco mais suave.

  5. Sim, Mariana! Basta esticar o papel alumínio de um dos lados e colar com a fita crepe nas bordas. O outro permanece branco, para rebater a luz um pouco mais suave.

  6. Sim, Mariana! Basta esticar o papel alumínio de um dos lados e colar com a fita crepe nas bordas. O outro permanece branco, para rebater a luz um pouco mais suave.

  7. Sim, Mariana! Basta esticar o papel alumínio de um dos lados e colar com a fita crepe nas bordas. O outro permanece branco, para rebater a luz um pouco mais suave.

  8. Danizitcha S2

    vc da curso de fotografia tbem?? 

  9. Danizitcha S2

    vc da curso de fotografia tbem?? 

  10. Danizitcha S2

    vc da curso de fotografia tbem?? 

  11. Rosa Fernandes

    Como faço pra tirar uma foto com muitas pessoas sem amontoa-las e sem que fique longe demais?

  12. Fabiana Ribeiro

    Tenho uma dúvida… quando a gente vai comprar a lâmpada Photoflood encontramos a branca e a azul. Qual é a melhor para tirar fotos de semijoias, com o uso de tenda?

    • Fabiana, o ideal é usar a lâmpada branca mesmo. Cada tipo irá dar um efeito diferente na sua foto, pesquise para saber quais são os outros usos para cores diferentes.

  13. Fabiana, o ideal é usar a lâmpada branca mesmo. Cada tipo irá dar um efeito diferente na sua foto, pesquise para saber quais são os outros usos para cores diferentes.

  14. Fabiana, o ideal é usar a lâmpada branca mesmo. Cada tipo irá dar um efeito diferente na sua foto, pesquise para saber quais são os outros usos para cores diferentes.