Home | Negócio Criativo | Dicas de organização para empreendedores criativos

Dicas de organização para empreendedores criativos

Em vários contatos que tenho com empreendedores criativos, a maior dificuldade, sem dúvida, é gerenciar todas as atividades e responsabilidades de um negócio. Para te ajudar nessa tarefa, separei neste post várias dicas de organização para empreendedores que trabalham sozinhos e se desdobram pra dar conta de tudo.

Dicas de organização para empreendedores criativos

Dicas de organização para empreendedores criativos
Veja dicas simples para te ajudar a administrar o seu tempo

Tenha um bloco de anotações

Essa dica parece bem simples, mas ela é muito poderosa. Quando temos muitas coisas na cabeça, sejam ideias, questões pra resolver com o cliente, contas à pagar, isso consome energia e capacidade do cérebro. Quando você faz uma lista de atividades, você diminui a ansiedade e stress porque sabe que tem tudo anotado para consultar depois. O ideal é deixá-lo em um local de fácil acesso para que fique mais fácil incluir novas informações ou checar as anotações.

Se você prefere fazer essa lista de forma digital, há vários aplicativos disponíveis onde você pode criar e gerenciar listas de diversas categorias e usá-las onde estiver pelo celular.

Reduza a quantidade de notificações

No fundo nós sabemos o quanto as distrações nos atrapalham ao longo da rotina no trabalho. Quando o celular apita, independente se estamos fazendo uma tarefa muito importante, paramos para olhar o celular. E assim, fica muito fácil nos distrairmos com todas as novas notificações. Confira as configurações do seu smartphone e somente deixe habilitadas as notificações que são realmente essenciais.

Veja também:

+ Produtividade para mães empreendedoras: 5 dicas

+ Organize seus compromissos e prazos

Administre sua agenda

Não existe nada mais preocupante do que atrasar a produção de um pedido. Para evitar que isso aconteça, é extremamente importante ter anotado em uma agenda ou calendário todos os prazos de entrega de pedidos e compromissos. Desta forma você poderá administrar melhor o seu tempo e definir o que é ou não prioridade. Sempre revise tudo o que você tem marcado para a semana e crie planejamentos mensais dos seus afazeres.

Aprenda a dizer não

Não é sempre que temos um tempo livre para novas tarefas. Por isso, se sua agenda está completa, a melhor coisa é ser sincero. Se não há tempo para atender um pedido no prazo solicitado fale. Muitas vezes dá vontade de aceitar e perder noites com a mão na massa. Mas,15 no final das contas, isso pode lhe causar mal rendimento no outro dia e até o atraso de mais outros pedidos.

Engenheira de produção de formação, apaixonada por empreendedorismo, DIYs, artesanato e tudo relacionado a ele. Acredita que só é feliz quem sonha grande e ao mesmo tempo é genuinamente grato por tudo que tem! Escreve aqui no Blog e também no Academia Craft Academiacraft.com.

Veja mais posts deste autor.