Home | Negócio Criativo | Dicas para artesanato: aprenda sempre algo novo

Dicas para artesanato: aprenda sempre algo novo

Para quem curte o DIY (do it yourself, o nosso bom e velho “faça você mesmo”), dicas para artesanato são sempre bem-vindas, ainda mais quando são inspirações para aprender algo novo. E como conhecimento é algo que dá para acumular sem problema, que tal aprender uma técnica artesanal nova, ou melhor, associar algo que você já domina com algo que é total novidade pra você.

Para quem não tem medo de se arriscar em uma nova arte, separamos uma seleção de dicas para artesanato!

dicas para artesanato

Dicas para artesanato: Aprofunde-se em uma nova técnica

Se um novo tipo de arte te chamou a atenção, vale se aprofundar no assunto. Pesquise as origens, a evolução da técnica, onde é mais empregada. Aqui mesmo no Blog do Elo7 temos um Manual de Técnicas Artesanais com dezenas de artes diferentes, onde referenciamos um pouco da história e os principais usos. Além disso, busque também informações em sites especializados, grupos nas redes sociais de entusiastas da técnica e em revistas do ramo.

+ Conheça o Manual de Técnicas Artesanais

+ Encontre uma seleção de faça você mesmo em apenas um minuto!

Dicas para artesanato: busque conhecimento

Com a infinidade de informações que a internet nos proporciona, não será difícil achar materiais, passo a passos ou vídeos com a arte que você deseja dominar. Invista tempo (e talvez até dinheiro) em aprender. Uma boa pedida também é montar no Pinterest um board de referências de todos os lugares do mundo. Verifique se o conhecimento que deseja adquirir já não está disponível em forma de curso na Eduk, rede de ensino a distância com foco em artesanato, moda, gastronomia e fotografia.

Dicas para artesanato: invista (mas não muito) em matéria-prima

Se o interesse em aprender é genuíno, busque além de informações e cursos, materiais para começar a sua nova técnica artesanal. Não exagere no começo: você pode amar o artesanato, assim como pode acontecer também de, no decorrer do tempo, perceber que não nasceu para fazer essa arte. Então, vá criando seu acervo de materiais aos poucos.

+ Explore todos os tipos de artes manuais aqui

Dicas para artesanato: ofereça seu conhecimento em troca de conhecimento

A melhor coisa é transmitir conhecimento. Faz um bem danado a quem leciona e também a quem está disposto a absorver toda a informação. Então, é hora de colocar em prática a professora ou professor que existe em você! Que tal ensinar algo que você domine e em troca, aprender algo novo? Artesãos costumam ter uma boa rede de contatos, então pode ser mais fácil do que se imagina encontrar alguém que te ensine aquela técnica artesanal que você tanto sonha em aprender.

Manual de oficinas de artesanato3

+ Como organizar oficinas de artesanato, veja ideias nesse post

Dicas para artesanato: vá aos poucos

Encarar novos desafios te anima? Se a resposta for positiva, vá com calma no que diz respeito ao artesanato. Isso porque há níveis de dificuldade diferentes em um mesmo tipo de arte, e começar com algo muito complexo ou cheio de detalhes pode ser frustrante. Quer começar a bordar? Aprenda os pontos básicos, faça peças com baixo grau de complexidade e só então vá aumentando o nível de dificuldade. Quando menos perceber você já estará craque no assunto e tirará de letra até os pontos mais difíceis!

+ Materiais para artesanato: encontre tudo o que você precisa no Elo7

Dicas para artesanato: prestigie outros artistas

Essa dica não é necessariamente para quem quer aprender algo novo, mas é sobre a valorização do pequeno produtor. Sempre que possível, compre algo artesanal, empodere uma mãe criativa ou um pai de família em busca de uma nova oportunidade profissional. Não há melhor forma de prestigiar um trabalho artesanal do que adquirí-lo. E se possível, divulgue também! Pulverizar para sua rede de contatos é uma forma muito bacana de valorizar a produção artesanal e tudo isso ainda ajuda a economia a se desenvolver.

E se você já é um artesão…

Capriche em suas produções! Busque ser o melhor naquilo que você faz. Empenhe-se para aprender uma técnica artesanal nova da melhor forma. Agregue valor à ela mesclando com outras artes. Procure utilizar materiais de qualidade, para que sua arte dure o máximo de tempo possível com quem a adquiriu. Capriche nos acabamentos, na embalagem, no envio. Coloque amor em cada ponto ou cada gota de tinta. Assim, quem adquirir sua arte também levará um pouquinho de sua energia e amor para casa.

Acredite, todos ainda temos dons que serão revelados e talentos ainda escondidos! Então, dedique-se a aprender sempre algo novo – mesmo que não seja uma técnica artesanal – e lembre-se de dividir o conhecimento também!

+ Compartilhe também seu conhecimento através da nossa rede colaborativa, veja como participar

+ Seu negócio criativo precisa de um empurrãozinho? Confira os conteúdos preparados especialmente para você

Deixamos alguma dica para artesanato de forma? Tem algum macete que deseja compartilhar com outros artesãos? Deixe suas sugestões, referências, opiniões e dicas aqui nos comentários!

Nutricionista de profissão e crafter de coração. Mãe da Maria Alice. É boa de garfo, coleciona chocolates (na barriga, claro), ama música, podcasts e não resiste a um garimpo de decor (espia no @adecoradeira!). Sempre indecisa, na dúvida acaba levando os dois.

Veja mais posts deste autor.