Home | Negócio Criativo | 7 dicas para facilitar a rotina do lojista e potencializar seu negócio criativo

7 dicas para facilitar a rotina do lojista e potencializar seu negócio criativo

O post de hoje, dia 30 de agosto, é muito especial. Queremos homenagear todos os lojistas Fora de Série do Elo7 pelo seu dia. Além de nos inspirarem com seu trabalho, esses empreendedores oferecem produtos criativos e únicos que farão parte de momentos especiais na vida de seus clientes como o casamento, nascimento de um filho ou aniversário de um amigo, por exemplo. Parabéns a todos pelo seu dia! Como presente preparamos esse post especial com compilado de dicas para facilitar a rotina do lojista e potencializar o seu negócio criativo.

7 dicas para facilitar a rotina do lojista e potencializar seu negócio criativo

7 dicas para facilitar a rotina do lojista e potencializar seu negócio criativo

Experiência de compra

Quem compra produtos pela internet sabe como é gostoso quando a encomenda chega em casa. Ainda mais se for um produto artesanal, sob encomenda, do jeitinho que a gente desejou tanto. Quer coisa mais legal do que falar diretamente com quem produz e receber algo personalizado? Aproveite esta hora, em que o seu produto deixa de ser “apenas uma foto” e passa a habitar a casa do seu cliente para impressioná-lo. Capriche na embalagem, inclua um bilhete com um recado escrito à mão ou um mimo. Surpreenda, supere as expectativas e ganhe não só aquele cliente, mas seus amigos e familiares.

+ Como oferecer descontos em minha loja?

+ 3 formas de oferecer frete grátis e não ficar no prejuízo

Diferenciação da sua marca

Toda marca de sucesso tem um ingrediente especial que faz elas serem as preferidas do mercado e é bom que você tenha o seu também. Para se diferenciar você não precisa ter um produto inovador e que ninguém mais tenha. Um negócio criativo é um conjunto de muitas coisas, não se trata apenas de produtos. Aqui incluímos o seu atendimento, o valor que você agrega aos clientes em postagens nas redes sociais, força da identidade da marca, etc. É preciso fazer as pessoas perceberem que você é diferente de alguma forma e que vale mais a pena gastar o dinheiro deles com você, mesmo que as outras marcas vendam o mesmo produto e por um preço menor. Por isso, além de ficar de olho nas tendências e oferecer novidades aos seus clientes, vale investir em um atendimento nota 10 para fidelizar seus clientes.

Divulgação dos produtos

Se você tem um negócio online, provavelmente já deve conhecer a importância de fazer o marketing na internet para garantir visitantes em sua loja. Faça sua loja ser conhecida, invista nas redes sociais, cadastre emails de contatos em sua loja e envie novidades! Colete depoimentos de clientes satisfeitos e divulgue em sua loja. Peça para que tirem fotos e enviem para você, interaja com blogs de interesse para sua marca. Fizemos um Guia completo com Vídeo e Ebook,  que você pode conferir neste link aqui.

Se você já conferiu o conteúdo deste Guia, veja este post sobre como criar um marketing autêntico e criativo para fortalecer o valor da sua marca, motivar, inspirar e transformar a vida das pessoas que você se conecta, além de atrair pessoas alinhadas com seu propósito, como clientes, fornecedores e parceiros.

Organização das finanças

Para ter um negócio de sucesso, é muito importante cuidar das finanças do seu negócio. Você guarda e investe suas economias ao longo do ano? Muitas pessoas acabam enfrentando problemas financeiros por não conseguirem fazer uma reserva do dinheiro para imprevistos ou investir em sua loja. Neste post ensinamos 6 passos para organizar suas finanças e fazer sobrar dinheiro, vem ver.

Você cobra um preço justo pelos produtos criativos? Cabe a nós artesãos e criativos valorizar o nosso trabalho, que é feito sempre com tanto amor e carinho. Mas por outro lado, não podemos cometer o erro de supervalorizar o nosso trabalho e perder vendas por conta disso. Neste webseminário abordamos essa questão e compartilhamos muitas dicas sobre como cobrar de forma empreendedora.

Formalização do Negócio

A formalização é uma etapa essencial para todo empreendedor que deseja ganhar mais espaço no mercado. Após a formalização o MEI terá direito a vários benefícios trabalhistas e previdenciários, como aposentadoria, auxílio doença, licença maternidade. O MEI terá um CNPJ e poderá fazer a emissão de nota fiscal e vender produtos para empresas. Em muitos casos, o CNPJ permite que o empreendedor compre insumos ou equipamentos por um preço mais baixo. Aprenda como formalizar o seu negócio neste link aqui.

Planejamento e produtividade nas tarefas

Empreender é um desafio enorme. E às vezes a gente se sente perdido com tanta coisa pra fazer, sem saber por onde começar. Por isso planejamento das tarefas é essencial para dar conta de tudo. Às vezes é necessário ser multitarefa para dar conta de tudo, se este for o seu caso, compartilhamos várias dicas para se manter produtivo fazendo várias atividades paralelas neste post.

Outro ponto importante para manter a produtividade é a organização. Sabia que o seu humor e sua produtividade serão afetados com a maneira que organiza o seu home office? Assim como uma mesa desordenada é uma mente desordenada, uma mesa de trabalho desorganizado pode ser a fonte de bloqueios mentais desnecessários a novas idéias e soluções. Para te ajudar, separamos e dicas para tornar o seu home office mais produtivo, vem ver!

Apesar dos diversos malabarismos que o vendedor lojista precisa enfrentar para dar conta de tudo, existem algumas estratégias para tornar a rotina mais leve em 3 passos simples, confira aqui.

Como criar parcerias

As parcerias são fundamentais para ampliar nossos negócios criativos e vender mais. Entender que ninguém faz sucesso sozinho é um grande avanço para você seguir rumo aos seus sonhos e objetivos. Todos nós temos pontos fortes e  fracos. Isso se aplica para qualquer área na vida e, inclusive, para negócios criativos e artesanais. Mas antes de formalizar parcerias, é importante que você avalie alguns pontos para não perder tempo e dinheiro investido. Saiba mais aqui.

Espero muito que tenha gostado das 7 dicas para facilitar a rotina do lojista e potencializar seu negócio criativo. Muito sucesso pra você e boas vendas!

Engenheira de produção de formação, apaixonada por empreendedorismo, DIYs, artesanato e tudo relacionado a ele. Acredita que só é feliz quem sonha grande e ao mesmo tempo é genuinamente grato por tudo que tem! Escreve aqui no Blog e também no Academia Craft Academiacraft.com.

Veja mais posts deste autor.