Home | Negócio Criativo | Desenvolva seu Negócio | Dicas para sua loja ser selecionada em divulgações

Dicas para sua loja ser selecionada em divulgações

dicas divulgacao

Quem não gostaria de ver um produto de sua criação estampando a seleção de uma revista, um site, um email marketing? Isso é o sonho de 10 entre 10 vendedores! Ter um produto divulgado atrai compradores para sua loja, e mais que isso, é um carinho no ego e o reconhecimento de muito trabalho e dedicação.
Recebemos com frequência solicitações para indicarmos produtos para os mais diferentes veículos de comunicação, além de realizarmos nossas próprias ações de divulgação, como disparos de emails e divulgações nas redes sociais. Para poder fazer isso, temos uma equipe que se dedica a realizar a seleção desses produtos.

Veja o que nossa equipe de curadoria de produtos leva em consideração ao selecionar produtos para divulgações:

1.Capriche nas fotos.
Encante e cative (tanto o comprador, como o curador) pela imagem de seus produtos. Capriche nas fotos, sejam elas com fundo neutro, sejam contextualizadas. Use com ressalvas o fundo escuro, pois geralmente não favorece a maioria dos produtos. Certifique-se que as fotos não possuam contatos e marcas d’água, pois esses recursos geralmente são fatores eliminatórios para ações de divulgação.

2.Seja criativo.
A qualidade e originalidade de seus produtos serão fatores decisivos para que eles possam ser contemplados para divulgações. Afinal, quem quer ver sempre mais do mesmo?

3.Fique com as antenas ligadas.
Observe as tendências do seu nicho de mercado e procure estar sempre à frente, com novidades. As ações de divulgação geralmente estão associadas ao que está rolando de mais atual no mercado, seja na decoração, moda, festas etc.

4.Facilite a localização de seus produtos.
Capriche no título e tags de seus produtos, pois isso facilitará e muito a vida dos curadores. De que adianta dedicar tempo na produção e fotos se seus produtos não são facilmente localizados? Veja nossas dicas sobre buscas nesse post.

5.Ande na linha.
Assegure-se que sua loja esteja isenta de infrações (como contatos externos no banner, fachada e descrições). Cópias de fotos, de produtos, loja no período de férias e com problemas em pedidos são automaticamente excluídas das promoções do Elo7.

6.Prepare-se para as oportunidades.
Muitas vezes as oportunidades de divulgação na mídia aparecem de repente sem que estejamos preparados. Por isso, é bacana montar um Kit Divulgação de sua loja, com fotos em alta resolução e release bem escrito sobre sua marca. Ter um media kit pronto agilizará o processo, caso um jornalista entre em contato com você. Fizemos um post sobre o assunto com dicas para preparar e montar seu kit.

Para finalizar, propomos dois exercícios.

  1. Crie uma lista de produtos favoritos no Elo7. De diferentes nichos, com diferentes propostas. Brinque de curador e seja bem seletivo. Esse exercício ajuda a treinar o olhar e trará ideias para novos jeitos de fotografar seus produtos.
  2. Observe atentamente emails marketing, revistas, seleções de blogueiras. Geralmente as imagens são em fundo branco, mas algumas seleções optam por utilizar produtos de forma contextualizada. Inspire-se nelas!

Seguindo nossas dicas as chances de ser contemplado aumentam, mas isso não é garantia de que os produtos sairão em divulgações. As ações de marketing do Elo7 são temáticas e os emails possuem uma quantidade limitada de lojas. Portanto, é superimportante que, em paralelo, você trabalhe na divulgação da marca e de seus produtos com familiares, amigos e clientes seja nas redes sociais, por email e materiais de divulgação. Essas ações farão com que sua marca seja mais lembrada e conhecida.

E, quando sua loja sair na mídia, não esqueça de guardar esse material para integrar seu clipping!

Imagem: Menina Doce

bool(false)
Nutricionista de profissão e crafter de coração. Mãe da princesa Maria Alice. É boa de garfo, ama música e não resiste a um garimpo de decor. Cria os acessórios da Flor de Cris e da A Decoradeira. Sempre indecisa, na dúvida acaba levando os dois.

Veja mais posts deste autor.

23 comentários

  1. Muito legal as dicas !Minha loja a EU QUE FIZ já saiu algumas vezes no email marketing do elo e o retorno foi excelente, várias vendas do produto e inúmeras visitações e orçamentos.Realmente vale a pena caprichar nas fotos, investi em um estúdio caseiro e fiz um curso básico de photoshop, sempre me aprimorando para oferecer o melhor par ao cliente e ficar em harmonia com o portal.

  2. Vocês pedem para não colocarmos a marca dágua, mas como fazemos quando temos diversas fotos roubadas? Já tive diversas fotos minhas em loja de outros vendedores, que anunciaram meus produtos como se fossem deles…

  3. Amei as dicas!! Estou num momento de mudanças para adaptar e conceituar melhor meus produtos e suas dicas vieram em boa hora… Valeu :)

  4. não consigo nem achar minha loja no site de vcs… mto menos produtos!

  5. Não acho justo só selecionarem fotos sem marca d´água. Já tive minhas fotos usadas indevidamente por um lojista no próprio elo7, a partir de então uso a marca d´água em tudo. Se gostam dos meus produtos para divulgação não seria o caso de me pedir uma foto sem a marca para divulgar? algo simples de fazer…

    • Olá Vanessa, o foco das divulgações de marketing é atingir os compradores, portanto, não ter marca d´água deixa a foto mais bonita e atrativa (nós mesmos somos o termômetro disso, não é muito mais bonito e atrativo receber um e-mail com fotos limpas do que um e-mail onde cada foto tem uma marca d´água diferente?).
      As divulgações são dinâmicas e diárias, portanto, não temos condições de entrar em contato com cada vendedor e esperar ele enviar a foto original. Além disso, o comprador deve ver a mesma foto nas divulgações e na loja, ou seja, ambas devem ser sem a marca d´água.
      Caso você tenha fotos copiadas por outro vendedor, basta entrar em contato conosco através do formulário: http://elo7.me/ajuda_online.

      • Acho muito dificil o processo de entrar em contato com vocês se minha foto for roubada, uma vez que ela já terá sido roubada e o mal, feito.E totalmente injusto não divulgarem as que tenham marca d’agua. Pois somos profissionais e donos de marcas que pagamos porcentagem por venda para vocês, e muitos ainda o destaque. Nada mais justo do que divulgarem sempre nossas marcas ao lado da do elo7. Coloquem, então, limites para tamanho, e etc, da marca d’agua, porque uma marca d’agua de qualidade e bem feita jamais atrapalhará e nem “sujará” anuncio nenhum. Ou então, mudem o planejamento de criação de vocês para conseguirem tempo de pedirem a imagem original.

        • Cris Oliveira

          Olá Tamires! Entrar em contato com a equipe de atendimento é simples, basta acessar o link: http://elo7.me/ajuda_online. Nossa equipe pode te ajudar caso haja cópia de fotos de sua loja por outra loja do ELo7. ;)

  6. Adoro tanto ler suas matérias me acrescenta tanto positivamente.
    Obrigada
    Beijos
    Luci

  7. ótimo post, sempre bom reciclar a ideias, gostei.

  8. Tive fotos minhas roubadas por um vendedor denunciei ao elo7 e resolveram ,foi ótimo atendimento ,vocês estão de parabéns !

  9. UMA DÚVIDA,AS FOTOS Q VCS SELECIONAM P O MARKETING SÃO AS Q COLOCAMOS NO DESTAQUE? AS 16 FOTOS? CASO EU RETIRAR A MARCADGUA DAS MINHAS FOTOS TENHO AVISAR P VCS OU AUTOMATICAMENTE VCS ENCONTRAM?

    • Cris Oliveira

      Olá! A equipe de curadoria do Marketing seleciona produtos de acordo com os temas à serem divulgados. Não necessariamente o produto estará em destaque na loja, mas é imprescindível que não haja marcas d’água e outras infrações mencionadas no post. =)

    • Olá atelieretalhosefeltros, as fotos selecionadas pelo Marketing não se restringem as 16 fotos do destaque da loja. Se você retirar a marca d´água, não precisa avisar não. Quando fizermos a busca pelos produtos, vamos encontrar.

  10. ta ok obrigada por responder

  11. Legal!
    A minha loja tem tudo isso, quem sabe um dia ela é selecionada…

  12. Meus Detalhes

    Minhas fotos tem uma aba com o nome do meu artesanato, é considerado desclassificatório?

    • Liana Uehara

      Olá!
      Quando você disse uma aba, você quis dizer uma montagem na sua foto ou o seu catão de visita? Se for montagem, será desclassificatório, se for uma tag ou cartão de visita discreto, que não atrapalhe a visualização do seu produto, ele não é desclassificatório! ;)
      Espero ter ajudado!
      Abraços

  13. Vou me preparar! :)