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Dicas para vender o estoque em excesso da sua loja online

Você possui estoque de produtos parados há algum tempo em sua loja? Caso esse for o seu caso, separamos neste post várias dicas para te ajudar a vender o estoque em excesso e fazê-lo girar em sua loja, vem ver!

Dicas para vender o estoque em excesso da sua loja online

Crie ofertas criativas de vendas em sua loja

Por mais que os descontos sejam uma estratégia muito usada e já conhecida pelos clientes para os lojistas liquidarem os produtos parados nas prateleiras da loja, é possível usar a criatividade para incentivar ainda mais o seu cliente a aproveitar a oferta da sua loja, confira alguns exemplos:

1. Descontos relâmpago: A promoção relâmpago é uma forma de atrair clientes para a loja de forma mais rápida que outras estratégias comuns. A idéia aqui é oferecer um desconto em um ou mais produtos em um determinado limite de tempo. Essa estratégia causa um senso de urgência no cliente para ele agir logo, o que o incentiva a adquirir o produto para garantir o benefício do desconto.

2. Compre 2 e leve 3: esse tipo de promoção é muito popular e costuma fazer muito sucesso nas vendas. Mas o lojista deve se atentar se esta estratégia realmente vale a pena por conta da redução do ganho em 33%. Ou seja, se você vende um kit de lembrancinha, por exemplo por R$20 a unidade, ao oferecer esse desconto de compre 2 e leve 3, ao invés de receber R$60, receberá R$40,00 no final. Analise de este ganho cobre todos os gastos envolvidos em sua venda.

3. Venda por atacado: se a quantidade no seu estoque é relativamente grande, uma oportunidade para fazer uma “limpa” na prateleira e liberar espaço e verbas para a criação de novos produtos, a venda no atacado ou em grandes quantidades pode ser uma ótima saída. Uma dica é oferecer diferentes descontos para diferentes quantidades, assim o cliente pode analisar quais opções são mais vantajosas para ele.

4. Crie um kit de produtos: agrupe alguns produtos complementares em sua loja e ofereça-os a um preço um pouco mais baixo do que se fossem adquiridos separadamente. Dessa forma, você pode criar um mix de produtos com maior taxa saída e reduzir o estoque em excesso aos poucos.

5. Ofereça o produto como brinde: caso o valor do produto não seja tão alto, uma opção é presentear o seu cliente com um mimo para compras acima de um valor definido. Oferecer brindes são uma boa maneira de incentivar os clientes a voltarem sempre.

Divulgação por influenciadores do seu nicho

Outra opção é enviar os produtos excedentes para influenciadores do seu nicho divulgarem o seu produto. Muitas marcas fazem a parceria apenas enviando um ou mais produtos da sua loja em troca de divulgação. Se a verba que você tem para investir na divulgação é baixa, procure aqueles que estejam dispostos a fazer a permuta com você, em troca da divulgação do seu produto.

+ Veja também: Marketing de Influenciadores: 7 dicas para fazer parcerias de sucesso

Venda de produtos sazonais

Se o produto que você vende é sazonal, é importante aproveitar a data relacionada à ele ao máximo para girar o seu estoque. Você pode procurar formas de repaginar o seu produto para vendê-lo no período de maior procura, seja com uma personalização, um aplique, uma nova embalagem, em conjunto com outros produtos, formando um kit, etc.

Reveja a estratégia de venda e divulgação de produtos

Se nada parece estar funcionando, é hora de reexaminar sua estratégia de venda e divulgação de produtos. Procure por pontos de melhoria que podem ser aplicados em seu negócio como:

– Reveja o cadastro dos produtos. Verifique se o títulos, descrições, categorias e tags dos produtos foram cadastrados corretamente e de maneira otimizada. Confira as dicas no Guia para descrever produtos Fora de Série);

– Reveja suas fotos. Elas são atrativas e realmente mostram os diferenciais do seu produto? Caso a resposta for não, teste tirar novas fotos, mostrando pessoas usando seu produto ou com fundos criativos, por exemplo. Lembre-se que as fotos dos produtos geralmente são as primeiras coisas que seu cliente irá ver ao visitar sua loja online. Através da fotografia, você transmite diferentes percepções sobre aspectos da sua marca. Por isso capriche!

+ Confira o Guia para fotografar produtos fora de série

– Reveja o seu atendimento. Quanto tempo você demora para responder as mensagens dos seus clientes? Você procura ter empatia e ajudar o cliente a sanar as dúvidas Esse pode ser um fator decisivo para um cliente optar por finalizar ou não uma compra.

– Reveja a divulgação dos produtos nas redes sociais. Você divulga seus produtos de forma periódica ou esporádica? Você divulga sempre os mesmos conteúdos? Utilize as redes sociais para criar um relacionamento com os seus seguidores. Aproveite a ferramenta de caixa de perguntas do Stories no Instagram e pergunte a eles o que eles gostariam de ver mais no seu perfil, quais são seus interesses, dúvidas ou curiosidades sobre o seu trabalho, etc.

Espero muito que essas dicas tenham te ajudado, boas vendas!

Engenheira de produção de formação, apaixonada por empreendedorismo, DIYs, artesanato e tudo relacionado a ele. Acredita que só é feliz quem sonha grande e ao mesmo tempo é genuinamente grato por tudo que tem! Escreve aqui no Blog e também no Academia Craft Academiacraft.com.

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