Home | Negócio Criativo | Desenvolva seu Negócio | 7 Dicas poderosas para toda mulher empreendedora e criativa

7 Dicas poderosas para toda mulher empreendedora e criativa

Hoje é um dia muito especial pois celebramos o Dia Internacional da Mulher! Vamos comemorar as conquistas sociais, políticas e econômicas das mulheres e homenagear todas que fazem acontecer na sociedade. Já parou para pensar no tanto de papéis que as mulheres têm que desempenhar em seu dia a dia. Muitas delas encontram no empreendedorismo uma maneira de conciliar todas elas. Se você é empreendedora ou está pensando em abrir seu próprio negócio, preparamos este post com compilado de 7 dicas poderosas para toda mulher empreendedora e criativa.

7 Dicas poderosas para toda mulher empreendedora e criativa

7 Dicas poderosas para toda mulher empreendedora e criativa

Aprenda a delegar

Antes de mais nada, é importante lembrar que você não precisar dar conta de tudo. Se você se sentir sobrecarregada, delegue as tarefas que te liberem mais tempo para que você possa focar no desenvolvimento do seu negócio. Uma dica que eu dou para quem não pode investir ou não tem espaço para contratar alguém é: procure na sua rede de amigos ou conhecidos que possam trabalhar como freelancer ou que te auxilie com a parte digital, como a divulgação de produtos nas redes sociais, fazer descrição e cadastro de produtos em sua loja online, responder clientes, etc.

Ao fazer isso você terá mais tempo para criar novos produtos, buscar melhores fornecedores, procurar parcerias, ir à feiras e eventos, estudar ou qualquer outra atividade que realmente faça seu negócio dar um passo a frente.

Comece antes de estar pronto

Se você acha que precisa da câmera perfeita para gravar um vídeo para divulgar seu produto ou aprender a mexer num software de design para criar a fachada da sua loja, saiba que você pode estar perdendo um tempo precioso.

Se você está apaixonado por uma ideia, só está esperando pelo momento perfeito para lançar seu produto ou serviço, saiba que a cada minuto que passa, uma oportunidade de sucesso ou aprendizado pode estar ficando para trás. Se você conseguiu enxergar e viabilizar as condições iniciais para executar sua ideia com os recursos que você possui, este é o momento. O seu mercado pode estar precisando do seu produto ou serviço justamente agora.

Celebre até as menores conquistas

Todo dia as empreendedoras são postas à novos desafios como lidar com papeladas burocráticas, aprender novas tecnologias para atender seu mercado, produzir aquele pedido grande no prazo apertado. Manter a atitude empreendedora requer pensamento positivo. Por isso, sempre que puder, celebre suas conquistas e se sinta orgulhosa por seu trabalho. Essa energia te estimulará a enfrentar novos desafios pela frente.

Networking é essencial

Muitas empreendedoras, por mais diferente que possa ser o ramo de atuação, passam por desafios semelhantes. Ao ter uma rede de networking você pode encontrar soluções para desafio que outras mulheres já enfrentaram, conhecer formas de facilitar o seu trabalho, tirar dúvidas, pedir opiniões e compartilhar suas experiências com outras mulheres. Há diversos grupos de empreendedorismo no Facebook. Você pode procurar qual deles tem mais a ver com você e com o seu negócio.

Esteja sempre antenado

Para que o seu negócio se destaque e tenha sucesso, não basta só ter um produto ou serviço bom. Ele precisa atender às necessidades do mercado, que mudam a toda hora. Por isso, conheça as tendências do seu mercado, interaja com seu público para conhecer suas necessidades e procurar oportunidades de negócio e veja o que seus concorrentes estão fazendo. Só uma ressalva em relação a essa última dica. Não vale copiar o que seus concorrentes estão fazendo para não ficar para trás. Ao fazer isso você acabará concorrendo com eles apenas por preço. O segredo é sempre procurar formas de diferenciar sua marca, seja agregando valor ou inovando no seu produto ou serviço.

Enxergue como você gostaria de estar daqui a 5 anos

Quando tomamos consciência de que onde queremos chegar, nosso futuro depende apenas do nosso esforço e ação. Escreva seu plano, com o máximo de detalhes e informações. Isso te ajudará a ter uma visão mais clara do seu cenário atual e do caminho a seguir. Vá adaptando seu planejamento conforme avança na sua execução. Alguns imprevistos podem surgir no caminho, mas procure estar sempre focada em produzir o resultado de onde quer estar daqui a 5 anos.

Descanse

Essa última dica pode ser a mais difícil para muitas mulheres empreendedoras colocarem em prática. Você talvez não precise de um tempo para descansar todo dia, mas precisa reservar um tempo na semana para dar uma pausa. Se tudo que você fizer for trabalhar, você vai acabar se esgotando e reduzindo a sua produtividade. Isso pode virar uma bola de neve.

Procure uma janela na sua agenda e reserve esse tempo para relaxar. Tire um tempo para descansar antes de sentir que precisa. Reconheça que é importante para recarregar as baterias e para estimular seu processo criativo.

Criamos um freebie de poster para você imprimir e colar no seu atelier para te inspirar!

Espero muito que tenha gostado das dicas e que elas te ajudem na sua jornada como mulher empreendedora e criativa.

Engenheira de produção de formação, apaixonada por empreendedorismo, DIYs, artesanato e tudo relacionado a ele. Acredita que só é feliz quem sonha grande e ao mesmo tempo é genuinamente grato por tudo que tem! Escreve aqui no Blog e também no Academia Craft Academiacraft.com.

Veja mais posts deste autor.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *