Home | Negócio Criativo | Desenvolva seu Negócio | 6 Dicas para quem está começando a empreender

6 Dicas para quem está começando a empreender

Se você está começando a empreender ou está na dúvida se deve mergulhar de cabeça em seu negócio criativo, este post é para você.

Neste post vou compartilhar dicas para lidar com o frio na barriga e os altos e baixos do empreendedorismo, além de mostrar como tornar essa jornada gratificante e próspera.

6 Dicas para quem está começando a empreender

6 Dicas para quem está começando a empreender
Imagem: Liza Summer – Pexels

1. Seja amigo de seus medos

O medo gera sensações no nosso corpo que à primeira vista não parecem positivos. Mas essa é a forma do nosso corpo nos alertar que não estamos mais em nossa zona de conforto. E nossa primeira reação, compreensivelmente, é evitar as coisas que nos causam medo.

Mas o medo é uma parte natural da expansão da nossa zona de conforto, é isso que nos engrandece. Quanto mais fizer as coisas fora da sua zona de conforto, mais reconhecerá o medo como um bom sinal de que está no caminho certo do crescimento.

2. Não espere pelo momento perfeito

A maneira mais rápida de ter sucesso em seu negócio criativo é colocando a mão na massa. Muitas pessoas não colocam seus projetos em prática por esperar pelo momento em que vão se “sentir preparadas” e e pelo “momento ideal” para empreender. A grande verdade é que o “momento ideal” nunca chegará pois a preparação é adquirida ao longo da trajetória.

Comece onde você está, com os recursos que já tem e não tenha medo de errar para para aprender o máximo que puder.

3. Planeje o seu dia

Uma das vantagens de trabalhar de forma autônoma, é poder gerenciar sua agenda da forma que desejar. Mas às vezes nos esquecemos que o dia tem apenas 24h e criamos uma lista com zilhões atividades que gostaríamos de concluir no dia. Mas será que essa lista está coerente com o tempo que você tem disponível? Ao invés disso, crie duas listas:

  • uma lista com as atividades imprescindíveis que você precisa concluir naquele dia como: um pedido que está no prazo limite ou perto dele, responder clientes, pagar contas, etc.
  • outra com coisas menos prioritárias para fazer na semana ou no mês. E caso conseguir finalizar as tarefas mais urgentes do dia e ainda estiver no seu horário de trabalho, pode adiantar uma atividade dessa segunda lista.

4. Faça do autocuidado uma prioridade

Se você está começando a empreender e está muito focado em trabalhar para alcançar seus objetivos como empreendedor, pode ser um desafio arranjar tempo para cuidar de si mesmo. Por isso, reserve um tempo em sua agenda para se dedicar á você. Seja para fazer um curso online, fazer uma aula de ioga, ler um livro ou até mesmo assistir sua série favorita na Netflix. O mais importante aqui é fazer isso sem se sentir culpado.

5. Comemore suas realizações

Celebre todas as suas conquistas. Nossas grandes metas não vão acontecer da noite para o dia, ou talvez até mesmo no próximo ano. Temos a mania de focar no objetivo final em vez dos pequenos e significativos progressos. E é por isso que é importante reconhecer e celebrar as pequenas vitórias. Desde obter novos seguidores nas redes sociais, aumentar a quantidade de avaliações positivas em sua loja, aprender uma nova técnica, etc. Celebre tudo isso!

6. Busque o que torna sua marca única

Toda marca de sucesso tem um ingrediente especial que faz elas serem as preferidas do mercado e é bom que você tenha o seu também. Para se diferenciar você não precisa ter um produto inovador e que ninguém mais tenha.

Um negócio criativo é um conjunto de muitas coisas, não se trata apenas de produtos. Aqui incluímos o seu atendimento, o valor que você agrega aos clientes em postagens nas redes sociais, força da identidade da marca, etc.

É preciso fazer as pessoas perceberem que você é diferente de alguma forma e que vale mais a pena gastar o dinheiro deles com você, mesmo que as outras marcas vendam o mesmo produto e por um preço menor. Por isso, além de ficar de olho nas tendências e oferecer novidades aos seus clientes, vale investir em um atendimento nota 10 para fidelizar seus clientes.

Espero muito que tenha gostado das dicas que separamos para quem está começando a empreender! Muito sucesso em sua jornada!

Veja também:

+ Feito é melhor que perfeito

+ Estratégia de baixo custo para criar novos produtos: Produto Mínimo Viável (MVP)

Engenheira de produção de formação, apaixonada por empreendedorismo, DIYs, artesanato e tudo relacionado a ele. Acredita que só é feliz quem sonha grande e ao mesmo tempo é genuinamente grato por tudo que tem! Escreve aqui no Blog e também no Academia Craft Academiacraft.com.

Veja mais posts deste autor.