Home | Negócio Criativo | Dona do seu próprio negócio

Dona do seu próprio negócio

teste

Sonhar é preciso, mas ter ações para realizar nossos planos também é fundamental! Por vários anos (eu disse, vários) sonhei em ter meu negócio. Nesse período, entre atividades profissionais que desenvolvia na época, aproveitava toda e qualquer oportunidade para me qualificar: cursos, seminários, toda e qualquer atividade que agregasse conhecimento. Também participava de bazares, exposições, enfim, meu intuito era absorver a maior quantidade possível de experiências, fossem elas positivas ou não. Nesse tempo em que eu trabalhava com carteira assinada, me qualificava para, um dia, empreender, enquanto colhia informações e experiências.

Em constantes reflexões eu me questionava: seria a hora de empreender? – mas acabava me convencendo de que não era o momento. Até que entendi uma coisa muito simples – o momento certo nunca chegaria, eu é que deveria tomar coragem e formalizar o meu negócio criativo. E foi o que fiz. A partir daí, nunca mais tive férias, 13º salário, horário para cumprir – a nova etapa profissional se apresentou, muitas vezes, com a rispidez peculiar que a vida nos impõe – dias difíceis, outros bem melhores, altos e baixos, erros e acertos, conquistas e frustrações. Tudo, absolutamente tudo passou a ser diferente, e por esse sonho, paga-se um preço (seguindo a máxima da economia, tudo na vida é uma questão de débito e crédito).

Sobre essa decisão (um verdadeiro divisor de águas na minha história) reflito frequentemente, e ao contrapor os valores e escolhas, não tenho dúvida – uma das virtudes que carrego com orgulho cabe dentro de apenas uma palavra – persistência, minha companheira nas horas mais difíceis. Não há trajetória empreendedora sem suor, sem sacrifícios, sem persistência. Não há vida empreendedora sobre uma base cheia de glamour e sem suor. Persistir, insistir, não desistir!

Ao cuidar do próprio negócio, é fundamental avaliar nossos maiores sonhos e desejos. A estrada é árdua; a altíssima carga tributária, a legislação trabalhista, prazos, fornecedores, ideias e atitudes inovadoras. O mercado está cada vez mais exigente e conectado, enfim… Pense com carinho, pese todos os prós e contras, e não desanime – a vida é cheia desafios constantes e deliciosamente instigantes!

PS.: O post de hoje é pequeno, mas suficiente para momentos de reflexão às leitoras Elo7 e aspirantes ao empreendedorismo, que frequentemente me escrevem em busca de orientações.

Créditos da foto: Danibat fotografia

bool(false)

Sobre Lu Gastal

Mãe coruja, blogueira e dona do seu próprio negócio criativo, Lu Gastal não dá ponto sem nó. ↵↵Apaixonada por patchwork, quilting, tecidos coloridos e bonecas de pano, escreve um blog pessoal sobre todas as dores e delícias de empreender criativamente.↵↵

Veja mais posts deste autor.

11 comentários

  1. Adorei!!! Parecia que estava lendo a minha história. Só não cheguei na parte de empreender, deixar de ter 13º salário, férias remuneradas. Mas este dia está chegando, o dia de ter também meu próprio negócio criativo. Nome já tem: Mania de Artesanato. rsrsrsrs. Obrigada pelos conselhos maravilhosos.

  2. Nossa! Adorei!
    Sou novata neste caminho e já estou encantada com tudo que leio, vejo, estudo, observo e crio!
    Qualquer dia, espero encontrar todas vocês para “tomar um cafézinho”, fotografar nosso grupo e trocar ideias!!! :D

  3. Muito bom Lu. Estou nesse momento. De “partir pro ataque” Sabe aquele decidir lá do fundo d”alma? Chega de esperar pra ver se vai dar certo..Só esperar sem agir nada vai acontecer, certo?Obrigada….Sou sua fã, aqui e lá no teu blog.

  4. Oi Lu , você é uma pessoa inspiradora ! Parabéns pela decisão de empreender ! Também estou neste caminho , que realmente não é fácil , mas não desisto, pois sei que é isso que preenche minha alma!! beijo grande

  5. Adorei as dicas, Lu! Estou amando seu curso de Tildas na EduK! bjs

  6. michelebelieve

    Texto enriquecedor, mesmo que curto desperta o desejo de empreender, de fazer o que realmente se ama.
    Atelie Feltro dos Sonhos ♥

  7. Olá. Tudo na vida tem um propósito de ser. E hoje estava pensando nisso. Tenho um blog e uma página no Face. Vendo os meus trabalhos através de indicações e do que posto. E seu artigo veio a ilustrar exatamente o que passo. Muito obrigada pelos momentos de reflexão.
    Beijos…

  8. Olá, muito bom o texto, estou nessa estrada a muito tempo, tenho um atelier de costuras “Atelier Mãos de Fada” fazia consertos de roupas, coisa que toda hora entra dinheiro, mas não era feliz, queria produzir minhas artes que fazia só por hobby. Resolvi parar de vez e tentar ser feliz, estou tentando, aprendendo, mas uma coisa sei que é certa a possibilidade de sucesso é maior quando se faz por prazer, e é oque estou tentando. Obrigada Lu, acompanho seu blog e sua página no face e possuo também uma vitrine aqui no elo7. Sucesso a todas as amigas empreendedoras!

  9. Adorei!!!
    Obrigada

  10. Fabiana ( doces momentos)

    Estou nesse momento. ..realmente nao existe vitoria sem guerra e minha fiel companheira é a percirtencia.
    Medo vem mas minha companheira combate ele…….
    sorte a todossss

  11. Oi, Lu! Adorei o texto. É pura verdade, sem pedras no caminho não existe sucesso. Temos que pegar as pedras e fazer nosso caminho com elas. Eu faz muito tempo que faço artesanato e também tinha um sonho, ter uma loja no elo7 e hoje já estou vendendo na loja http://www.elo7.com.br/artesanatogisa. Não devemos nunca desistir dos sonhos! Beijos…