Home | Negócio Criativo | Desenvolva seu Negócio | Dupla jornada de trabalho: como conciliar?

Dupla jornada de trabalho: como conciliar?

Dupla jornada de trabalho: como conciliar?

A vida não tá fácil (nunca esteve), e cada vez mais é preciso se “virar nos 30” pra dar conta de tantos compromissos e da dupla jornada de trabalho (muitas vezes tripla). Bons tempos aqueles das nossas avós que em casa se ocupavam durante o dia todinho… será? Os tempos mudaram, muitas de nós saíram pra trabalhar fora, outras optaram por criar seus filhos em tempo integral, enfim, a cada uma de nós cabe o arbítrio e escolha de qual caminho seguir, se em casa, se no mercado de trabalho – o que importa é que temos cada vez mais opções de atividades em qualquer lugar onde estejamos.

Não é incomum escutar as mulheres comentarem que exercem duas ou três jornadas de trabalho por dia. Sair cedo pra trabalhar, deixar a vida dos filhos organizada – escola, lanche, almoço, levar e buscar, reunião no colégio; voltar pra casa pra encerrar as atividades do lar e reorganizar as do dia seguinte; há quem cuida da sua loja virtual no Elo7, e nessa hora, depois que toda a galera de casa apaga a luz, é momento de ordenar os pedidos – organizar,  planejar, produzir, fotografar, cadastrar, vender, embalar pedido, levar aos correios, alimentar redes sociais… UFA! Cansa só de pensar, não é? Exatamente isso – tem muita galera aí exercendo dupla ou tripla jornada com sorriso no rosto!

A vida não está fácil pra ninguém– é fato, e doses extras de criatividade são necessárias pra gente driblar as dificuldades e buscar novas oportunidades. Nossa comunidade é criativa, sim senhor; e criatividade é o que não pode faltar nesse momento turbulento de recessão que o país atravessa. Porém há um importante detalhe que pode auxiliar muito nessa carga diária de atividades – a organização! É hora de planejar em detalhes toda e qualquer ação que poderá facilitar o dia-a-dia e otimizar o tempo – afinal, tempo é, literalmente dinheiro! Sobrando tempo, dá pra fazer outras coisas, como, por exemplo, curtir quem a gente gosta, descansar, cuidar da mente e da saúde.

Nas atividades caseiras, cada um tem seu esquema de funcionamento, correto? Mas quando falamos em loja virtual – dá para preparar uma planilha com ações que se repetirão a cada pedido – da produção à entrega ao cliente. Parar uns minutos pra organizar e, sobretudo, planejar processos, é fundamental para que alcancemos melhores resultados. Não limite a palavra ”gestão” à empresas ou instituições – ela poderá fazer muita diferença no nosso cotidiano!

Você tem outras dicas que utiliza para conciliar a dupla jornada de trabalho? Compartilhe conosco, aqui nos comentários! ;)

Sobre Lu Gastal

Mãe coruja, blogueira e dona do seu próprio negócio criativo, Lu Gastal não dá ponto sem nó. ↵↵Apaixonada por patchwork, quilting, tecidos coloridos e bonecas de pano, escreve um blog pessoal sobre todas as dores e delícias de empreender criativamente.↵↵

Veja mais posts deste autor.