Home | Negócio Criativo | Quero começar um negócio criativo: 6 coisas que todo empreendedor iniciante precisa saber

Quero começar um negócio criativo: 6 coisas que todo empreendedor iniciante precisa saber

Empreender é uma jornada gratificante, cheia de descobertas e aprendizados. Mas também é um processo desafiador e com incertezas ao longo do caminho. Se você está pensando em criar um negócio criativo ou está começando a empreender, confira a lista com 6 coisas que todo empreendedor iniciante precisa saber. Vem ver!

6 Coisas que todo empreendedor iniciante precisa saber

6 Coisas que todo empreendedor iniciante precisa saber
Aquarela – arte Abstrata original – loja Ilustradora Hosana Cristina – Pinturas em Aquarelas e Desenho Profissionais

1. Tenha paciência

Na grande maioria das vezes, abrir um negócio não vai te dar lucro logo no início. 

Tenha em mente que o sucesso se constrói a cada dia. E que é importante dedicar tempo na criação desses hábitos para facilitar a execução das suas atividades da melhor forma. É muito importante colocar a mão na massa e estar disposto a aprender sempre. 

2. Avalie seus pontos fortes e invista em você

Descubra com o que tem afinidade para trabalhar. Sabe todo aquele processo de nicho de mercado e segmentação de público? Isto tudo se constrói a partir do que você idealiza para trabalhar. Também é importante estar atento para avaliar suas capacidades.

Use seus talentos, formação e contatos para pensar em empreender. Além disso, prepare-se para se aperfeiçoar e ficar craque naquilo que você escolheu para trabalhar. Qualquer mercado é bastante competitivo, por isto é preciso se destacar.

3. Cuidado com os investimentos iniciais

Principalmente no início, é importante ter cautela nos investimentos iniciais. Invista naquilo que primeiramente é essencial e indispensável.

Dependendo do tipo de produto, você irá precisar de máquinas ou equipamentos caros como uma máquina de costura, ferramentas de corte de papel a laser, etc. Ao optar pelas técnicas de custo inicial menor, você irá diminuir os riscos do seu negócio. Mas conforme ele for crescendo e você obter um retorno bacana com a venda de produtos, pode reinvestir o valor comprar máquinas que te auxiliem na produção de suas peças.

O processo de abrir uma loja no Elo7 é gratuito e você só pagará taxas apenas ao vender seus produtos em nossa plataforma. Isso significa que o Elo7 sempre centrará os esforços na divulgação dos produtos e na criação de ferramentas que facilitem o processo de compra e venda dos produtos criativos.

4. O momento ideal é agora

Muitas pessoas não colocam seus projetos em prática por esperar pelo momento em que vão se “sentir preparadas” e e pelo “momento ideal”. A grande verdade é que o “momento ideal” nunca chegará pois a preparação é adquirida ao longo da trajetória.

Comece onde você está, com os recursos que já tem e não tenha medo de errar para para aprender o máximo que puder. Ter uma mentalidade empreendedora “mão na massa” é essencial para fazer seu negócio criativo crescer.

5. Pesquise seu mercado

Inovações são sempre muito bem-vindas e são importantes para você diferenciar sua marca e atrair clientes. Mas não aposte todas as fichas em um produto que não seja procurado pelas pessoas, como chapéu de aniversário para pets, por exemplo.

Pesquise o seu mercado, veja quais são as tendências e analise de que forma você pode criar um produto diferente pelo qual as pessoas estejam procurando. Todo mês nós divulgamos os termos mais buscados no Elo7 e subcategorias mais vendidas para te ajudar a entender os termos e produtos que estão em alta no Elo7.

6. Defina um nicho para sua marca

Descubra qual nicho você pretende atender e quem é seu público-alvo. Se você gosta de fazer peças em crochê e faz mantas, blusas, lembrancinhas para bebê e amigurumis, por exemplo, crie uma loja com produtos focados em um segmento específico. Isso fortalece a identidade da sua marca e evita que seu cliente fique confuso ao visitar a sua loja.

Engenheira de produção de formação, apaixonada por empreendedorismo, DIYs, artesanato e tudo relacionado a ele. Acredita que só é feliz quem sonha grande e ao mesmo tempo é genuinamente grato por tudo que tem! Escreve aqui no Blog e também no Academia Craft Academiacraft.com.

Veja mais posts deste autor.