Home | Negócio Criativo | Desenvolva seu Negócio | Como encontrar bons fornecedores para o seu negócio criativo?

Como encontrar bons fornecedores para o seu negócio criativo?

Você possui fornecedores de confiança? Saber escolher bons fornecedores é essencial para todo empreendedor. Neste post, vamos compartilhar várias dicas para te ajudar a encontrar bons fornecedores e listar pontos importantes que você deve prestar atenção ao escolher seus parceiros, vem ver!

Como encontrar bons fornecedores para o seu negócio criativo?

Como encontrar bons fornecedores para o seu negócio criativo?
Foto de ANTONI SHKRABA

1. Faça muitas pesquisas online

Uma boa maneira de começar a pesquisar fornecedores para seu negócio criativo é utilizando o site do Google. Minha dica de ouro é: não se contente apenas com os fornecedores das primeiras páginas do Google.

Pesquise muitos fornecedores usando diferentes termos como: fornecedores, distribuidores, atacadistas, venda por atacado, importadores, etc. Essa tarefa pode levar um tempo extra, mas te trará muitos benefícios no longo prazo.

+ Encontre fornecedores de materiais para artesanato

2. Crie uma planilha ou documento com a lista de fornecedores

Para você não se perder ao contatar os fornecedores, faça uma tabela ou anote em um caderno a lista de fornecedores que você pesquisou ou já entrou em contato. A minha sugestão é criar um controle, como essa tabela abaixo, para anotar informações importantes dos fornecedores interessantes que você encontrar. Dessa forma, as informações ficarão centralizadas de um forma organizada e de fácil consulta.

Além das informações básicas como nome do fornecedor, site, e-mail de contato, orçamento e prazo, gosto de anotar dois campos extras:

  • Status do contato: aqui você pode anotar o histórico dos contatos, por exemplo, a data que você solicitou o orçamento, o prazo que o fornecedor deu pra lhe enviar uma informação sobre o produto, prazo de envio de amostras, etc.
  • Observações: anote todas as impressões, pesquisas, experiências, pontos positivos e/ou negativos que encontrou sobre aquele fornecedor que irão te ajudar a decidir qual fornecedor escolher.

3. Participe de feiras e eventos do seu nicho

Esses eventos são uma ótima oportunidade para buscar fornecedores para o seu negócio criativo. Neles você poderá conhecer de perto os produtos oferecidos, analisar a qualidade deles e tirar dúvidas sobre os produtos e serviços pessoalmente.

Caso não possa participar dessas feiras presencialmente, visite o site do evento, procure pela lista das empresas participantes e pesquise cada uma delas.

4. Peça indicação a outros empreendedores

Se você conhece outros empreendedores do seu nicho ou participa de grupos de empreendedorismo no Facebook, por exemplo, peça indicações de fornecedores à eles. Essa é uma das formas mais efetivas para escolher fornecedores de confiança.

5. Negocie os valores

Depois de analisar a qualidade dos produtos e serviços prestados e escolher os fornecedores ideais para o seu negócio, não deixe de tentar negociar o valor do orçamento. Geralmente as empresas oferecem descontos para pagamentos à vista, para grandes quantidades de produtos ou para vendedores com CNPJ.

6. Busque por fornecedores locais

Dê prioridade para fornecedores de localidades próximas à sua. Além de fomentar o comércio local, geralmente você terá um menor custo de frete para entrega de produtos e insumos e poderá ter um contato mais próximo para resolver emergências ou imprevistos.

7. Não dependa só de 1 fornecedor

Por mais que você confie em um único fornecedor, imprevistos sempre podem acontecer. Pode ser que eles não consigam atender o prazo, não tenham um item disponível no estoque, estejam com a máquina de fabricação quebrada, etc. Por isso, é sempre bom ter um plano B, ou seja, tenha sempre mais de 1 fornecedor para os produtos e serviços que precisar.

Espero que essas dicas tenham te ajudado! Você conhece alguma outra dica para encontrar bons fornecedores? Escreve aqui pra gente nos comentários, vamos adorar saber!

Veja também:

+ Cadastro de produtos com quantidade mínima: como fazer

+ Vender no Elo7: 7 dicas para evoluir seu negócio criativo

Engenheira de produção de formação, apaixonada por empreendedorismo, DIYs, artesanato e tudo relacionado a ele. Acredita que só é feliz quem sonha grande e ao mesmo tempo é genuinamente grato por tudo que tem! Escreve aqui no Blog e também no Academia Craft Academiacraft.com.

Veja mais posts deste autor.