Home | Negócio Criativo | Desenvolva seu Negócio | 4 Dicas para estimular sua criatividade e melhorar seu negócio

4 Dicas para estimular sua criatividade e melhorar seu negócio

Algumas pessoas acreditam que a criatividade é um dom e isso não é verdade. Quando você encara a criatividade como habilidade e não como um talento especial de alguns, você consegue abrir as portas da sua vida para viver uma vida mais criativa em todos os sentidos. Nesse post compartilhei 4 dicas para estimular sua criatividade e melhorar o seu negócio, vem ver!

4 Dicas para estimular sua criatividade e melhorar seu negócio

Foto: Karolina Grabowska – Pexels

1. Personalize o seu espaço de trabalho

Ambientes de criação pedem organização. É claro que a bagunça, pontualmente falando, é necessária; mas um espaço organizado certamente trará muito mais benefícios para sua criatividade e produtividade.

  • Tire tudo aquilo que não será usado – otimizar espaços é fundamental!
  • Uma janela por onde entrará iluminação natural durante o dia também sempre cai bem; se não tiver janela, use uma boa luz.
  • Escolha uma parede para algum detalhe especial – vale pintar de uma cor diferente das demais, colocar um mural de recados (use um isopor forrado com um tecido fofo), pintar molduras antigas etc.
  • Decore o espaço com peças “queridas”, pode ser aquela estante antiga que ninguém da família quer, ou aquela máquina de costura da avó que não funciona mais – traga para perto de você aquilo que traz lembranças e oferece conforto emocional.
  • Deixe uma parede lisa, será sua “design wall” – um espaço onde você colocará moldes, projetos em andamento e o que mais estiver produzindo, para que, nesse processo criativo, possa olhar em busca de novas inspirações e ações.
Imagem: cahandmade.co

2. Consuma o que você deseja criar

Não é todo dia que podemos contar que iremos acordar criativos ou inspirados. Mas uma forma muito eficaz para estimular o músculo da criatividade é procurar por inspirações. Procure por novas fontes de inspiração que poderão te dar novas ideias, inspirações ou formas criativas para contornar imprevistos e adversidades.

A minha ferramenta favorita para isso é o Pinterest. Mas você também pode pesquisar por ideias no Google imagens, no Instagram dos seus concorrentes ou pessoas que te inspiram ou pode usar o Google Trends para ficar por dentro das últimas tendências.

3. Documente cada ideia

Sempre que surgir uma ideia, seja ela relacionada a um produto ou coleção nova, ideias de posts para as redes sociais ou uma forma criativa para embalar seus produtos, anote tudo em um caderno, aplicativo de anotações, ou outro lugar que seja mais prático para você. Conforme esse conjunto de ideias for aumentando, mais recursos criativos você terá para se estimular sua criatividade e criar coisas novas.

Caderneta – loja ColorKist

4. Reserve um momento para estimular sua criatividade

A criatividade precisa se alimentar de ideias, referências, novas formas de pensar. Reserve um tempo para nutrir suas ideias. Um novo filme, um livro com uma temática que você nunca leu, um novo estilo musical, experimente algo novo regularmente. Mantenha um caderno para gravar suas ideias e referências, citações, imagens que te inspiram…

Deixe ir a glamourização do “estar ocupada” e estar sempre na correria. Não podemos estar o dia inteiro, o mês inteiro em alta performance. As pessoas trabalham melhor quando alternam períodos de alta concentração e descansos. Demandar um pouquinho menos de você, acredite, a fará mais produtiva, focada, criativa e engajada.

Espero muito que tenha gostado das dicas. Compartilhe conosco, aqui nos comentários, quais técnicas você utiliza para estimular sua criatividade, vamos adorar saber!

Veja também:

+ 5 Dicas para desenvolver a criatividade e acabar com o bloqueio criativo

Engenheira de produção de formação, apaixonada por empreendedorismo, DIYs, artesanato e tudo relacionado a ele. Acredita que só é feliz quem sonha grande e ao mesmo tempo é genuinamente grato por tudo que tem! Escreve aqui no Blog e também no Academia Craft Academiacraft.com.

Veja mais posts deste autor.