Home | Negócio Criativo | Desenvolva seu Negócio | Estreia da Madah e as 10 razões para vender online

Estreia da Madah e as 10 razões para vender online

Frio na barriga: essa foi a primeira sensação quando fui convidada para participar deste blog. Apesar da antiga paixão pelo “feito à mão” e a vivência como jornalista em revistas de decoração, culinária, artesanato, bordado, entre outras, me senti um tanto insegura e incrédula quanto ao interesse que a minha opinião ou o meu dia a dia como artesã pudessem despertar nas pessoas que circulam por aqui.

Numa hora como essa, costumo lançar mão de um truque infalível. Tento relembrar outros frios-na-barriga que já tive e a sensação boa que vem logo depois de vencer o desafio. Situações como a primeira vez que tentei colocar uma carreira de tricô na agulha, o primeiro emprego, o primeiro texto… Isso me tranquiliza e fortalece a vontade de buscar novas descobertas, novas pessoas, novas trocas.

Bem, já que topei o desafio, vamos ao que realmente interessa: falar das delícias e inquietações na lida do tão sonhado ateliê e da loja virtual Damadah.

Gostaria de compartilhar com você – artesão, lojista do Elo 7 ou apaixonado por artesanato – os meus sufocos e vitórias nesses dois universos tão instigantes e sedutores, nos quais já adquiri alguma prática, mas também fiz muitas trapalhadas. Pretendo falar principalmente dessas, pois penso que são as tentativas, os erros, o faz e desfaz, o querer se aventurar é que trazem as certezas para estruturar um bom negócio.
E já que estamos online, quero começar nossa conversa com algumas dúvidas que me atormentaram antes de optar pela loja virtual. Talvez você também tenha pensado em tudo isso antes de se decidir. Depois me fale.

Por que vender pela internet?

Diante dessa pergunta, a primeira que me fiz ao pensar em como comercializar minhas criações, listei algumas vantagens, que acabaram me convencendo de que a internet seria o melhor canal. Cheguei a essa conclusão porque tive loja física de lingerie por dez anos. Conheço bem o funcionamento e os custos desse tipo de negócio, que foi um bom aprendizado, mas teve o seu tempo na minha vida. Então resolvi comparar e descobri que tenho 10 bons motivos para ter uma loja online.

1. Chego a mais pessoas do que numa loja convencional, instalada numa rua, num shopping, numa cidade… É possível vender para todo o país e até para o exterior.

2. O investimento é bem menor do que tive que fazer para montar uma loja física. Faço tudo sozinha, da produção, divulgação e venda dos produtos à criação da loja no ambiente virtual. As plataformas de sites atuais facilitam muito esse trabalho para os leigos.

3. É possível produzir sob encomenda, sem precisar investir muito em estoque de peças prontas (embora não descarte essa opção no futuro, quando atingir um volume maior de vendas).

4. Sem ter que sair para oferecer os produtos, se ganha tempo em pesquisade tendências e materiais, divulgação dos produtos e da loja e na produção das peças.

5. Evita que clientes muito insistentes fiquem regateando o preço das suas peças. Se acho que devo baixar o preço de algum produto, faço porque quero, como uma estratégia de venda.

6. Para pessoas que não se consideram boas vendedoras, é um caminho seguro e confortável; já que não é necessário ficar frente a frente com o cliente.

7. Com alguns cliques, a qualquer momento, dá para criar promoções, verificar o fluxo de caixa da loja, incluir e tirar produtos da vitrine, mudar a fachada da home, falar com clientes…

8. Os sites de venda coletiva de trabalhos autorais são ótimos para quem está começando.  Eu tive um site e-comerce individual, mas percebi que teria que investir muito em publicidade e divulgação para atrair clientes, ou a loja ficaria às moscas e os produtos parados. Optei por ficar somente com a loja no Elo 7. No futuro, penso em reativar o site apenas como uma vitrine, para divulgar a marca e as novas coleções.

9. O sistema de comercialização adotado por esses sites grandes de venda coletiva dá segurança tanto para quem compra quanto para quem vende. Cheques sem fundo ou cartão roubado – chagas do comércio tradicional – não têm a menor chance.

10. As redes sociais são canais perfeitos para divulgar promoções e lançamentos de produtos. É só colocar uma foto atraente e um link direto com a loja, num clique a pessoa está dentro. Mas procuro ter bom senso na quantidade de posts para não irritar os internautas.

Gostaria muito que deixasse aqui suas sugestões, opiniões e dúvidas. Vamos, juntos, tatear por esse campo (minado, às vezes) para ampliar e marcar cada vez mais nosso espaço online. Até breve!

Madalena Ioneda já fez quase tudo que queria como jornalista de revista feminina. Agora, rende-se totalmente ao gene do "faça você mesmo" herdado da mãe - costureira e cozinheira de mão cheia. Dona de um ateliê de acessórios e decoração e da loja Damadah no Elo7, ela quer falar com você sobre as descobertas e inquietações na nova vida de arteira.

Veja mais posts deste autor.