Olá, pessoal, tudo bem?
O feriado bate na porta! E junto com esse período longo de descanso, a gente só pensa em relaxar não é mesmo? Não, não! Dessa vez vou propor algo diferente para vocês!
Aproveite para estudar um pouco e aprender ainda mais sobre novas ferramentas e ações para turbinar sua marca e lojinha virtual. Depois descansem sim, porque ninguém é de ferro :D.
Hoje vamos continuar o bate-papo do post passado e entrar na parte prática da coisa. Como podemos construir uma página no Facebook para a sua marca/loja de uma forma bacana, que engaje os seus consumidores e futuros clientes?
A palavra engajamento é a bola da vez! Todo mundo fala muito sobre isso, mas não explica de forma mais objetiva o seu significado.
Segundo o dicionário, engajamento é: “O ato de se comprometer com uma causa ou objetivo usualmente próprio ou em grupo”. Porém é muito mais que isso! Engajar não é somente aumentar as vendas ou conquistar muitos elogios dos seus consumidores. O engajamento é o grau ou nível no qual o consumidor interage com a sua marca (curte, comenta, compartilha, elogia, dá dicas e sugestões, publica fotos dos produtos que comprou para as amigas).
E se você consegue construir uma marca que traz isso na essência, é “batata”: sua marca vai prosperar!
Esse engajamento é construído com um conteúdo de qualidade, uma boa frequência de posts e, principalmente, conversar com seu público de maneira simples, igual para igual, como um bate-papo na praça entre amigos.
Aqui dou algumas ideias e dicas para conseguir um bom engajamento na sua página no Facebook:
- Conversar com os usuários
Não se pode ignorar os usuários. Sempre responda todas as mensagens. É bacana que a resposta não seja um modelo padrão, mas personalizadas de acordo com o caso e com o tipo de marca que você é.
Nunca esqueça esta palavra: Diálogo! Ele é muito importante até na hora da construção do conteúdo. Quando você for publicar em sua página, lembre-se sempre que aquele post pode render uma conversa.
- Ter uma personalidade definida.
Os usuários se envolvem ainda mais com a sua marca se eles notarem que estão falando com uma pessoa, não com uma corporação (sisuda, rígida e cheia de regras). Tenha um tom de conversa consistente.
Não esqueça outra palavra: Naturalidade! Quando o internauta percebe que está conversando de igual para igual, ele se envolve mais com o assunto.
- Gerar conteúdo interessante.
Os usuários esperam para ler um conteúdo relevante (que acrescenta, de forma significativa, no dia a dia deles).
Mais uma palavra de ouro: Relevância! Quando você publicar em sua página, não coloque apenas posts relacionados aos seus produtos, isso cansa! Procure publicar informações bacanas ( posts, fotos, dicas) que seus consumidores também iriam gostar de saber e que tenha a ver com sua marca.
Agora, chega de teoria e vamos a um exemplo prático de como aplicar estas dicas:
Márcia, tem uma loja de artigos de crochê no Elo7 e uma Fanpage no Facebook
Todos os dias ela publica em sua página alguma novidades da sua loja. Mas olha só que esperta a Márcia! Ela sempre intercala essas publicações com dicas de lavagem das peças, tendências de moda e decoração com crochê e técnicas afins. Também posta fotos de marcas e famosos que usam peças de crochê no look. Capricha dando dicas de combinação de cores para as clientes não errarem na hora de fazer o pedido daquela almofada para a sala. Ah! E sempre que pode, pede sugestões de produtos novos, que suas seguidoras gostariam de ver na loja. E claro que não esquece de responder a todas as mensagens que chegam com muita educação, presteza e carinho.
Quem curte e compra crochê adoraria receber as notícias da Márcia em sua timeline, não? O truque é pensar no perfil do seu consumidor e adaptar sempre o conteúdo para que seja legal para ele.
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Depois dessas dicas, que tal você começar a pensar (e repensar) o que está fazendo no Facebook?
Conte pra mim o que você já faz para engajar os fãs da sua página! No próximo post, depois de ter a sua página cheia de conteúdo legal, é hora de trazer mais fãs!
Ah, e não deixem de conferir meus outros artigos sobre mídias sociais aqui no blog:
Até o próximo post!
Xêro :*