Home | Negócio Criativo | Mundo Digital | Facebook: Como ter uma página legal

Facebook: Como ter uma página legal

Olá, pessoal, tudo bem?

O feriado bate na porta! E junto com esse período longo de descanso, a gente só pensa em relaxar não é mesmo? Não, não! Dessa vez vou propor algo diferente para vocês!

Aproveite para estudar um pouco e aprender ainda mais sobre novas ferramentas e ações para turbinar sua marca e lojinha virtual. Depois descansem sim, porque ninguém é de ferro :D.

Hoje vamos continuar o bate-papo do post passado e entrar na parte prática da coisa. Como podemos construir uma página no Facebook para a sua marca/loja de uma forma bacana, que engaje os seus consumidores e futuros clientes?

A palavra engajamento é a bola da vez! Todo mundo fala muito sobre isso, mas não explica de forma mais objetiva o seu significado.

Segundo o dicionário, engajamento é: “O ato de se comprometer com uma causa ou objetivo usualmente próprio ou em grupo”. Porém é muito mais que isso! Engajar não é somente aumentar as vendas ou conquistar muitos elogios dos seus consumidores. O engajamento é o grau ou nível no qual o consumidor interage com a sua marca (curte, comenta, compartilha, elogia, dá dicas e sugestões, publica fotos dos produtos que comprou para as amigas).

E se você consegue construir uma marca que traz isso na essência, é “batata”: sua marca vai prosperar!

Esse engajamento é construído com um conteúdo de qualidade, uma boa frequência de posts e, principalmente, conversar com seu público de maneira simples, igual para igual, como um bate-papo na praça entre amigos.

Aqui dou algumas ideias e dicas para conseguir um bom engajamento na sua página no Facebook:

diálogo naturalidade relevância

  • Conversar com os usuários

Não se pode ignorar os usuários. Sempre responda todas as mensagens. É bacana que a resposta não seja um modelo padrão, mas personalizadas de acordo com o caso e com o tipo de marca que você é.

Nunca esqueça esta palavra: Diálogo! Ele é muito importante até na hora da construção do conteúdo. Quando você for publicar em sua página, lembre-se sempre que aquele post pode render uma conversa.

  • Ter uma personalidade definida.

Os usuários se envolvem ainda mais com a sua marca se eles notarem que estão falando com uma pessoa, não com uma corporação (sisuda, rígida e cheia de regras). Tenha um tom de conversa consistente.

Não esqueça outra palavra: Naturalidade! Quando o internauta percebe que está conversando de igual para igual, ele se envolve mais com o assunto.

  • Gerar conteúdo interessante.

Os usuários esperam para ler um conteúdo relevante (que acrescenta, de forma significativa, no dia a dia deles).

Mais uma palavra de ouro: Relevância! Quando você publicar em sua página, não coloque apenas posts relacionados aos seus produtos, isso cansa! Procure publicar informações bacanas ( posts, fotos, dicas)  que seus consumidores também iriam gostar de saber e que tenha a ver com sua marca.

Agora, chega de teoria e vamos a um exemplo prático de como aplicar estas dicas:

Márcia, tem uma loja de artigos de crochê no Elo7 e uma Fanpage no Facebook

Todos os dias ela publica em sua página alguma novidades da sua loja. Mas olha só que esperta a Márcia! Ela sempre intercala essas publicações com dicas de lavagem das peças, tendências de moda e decoração com crochê e técnicas afins. Também posta fotos de marcas e famosos que usam peças de crochê no look. Capricha dando dicas de combinação de cores para as clientes não errarem na hora de fazer o pedido daquela almofada para a sala. Ah! E sempre que pode, pede sugestões de produtos novos, que suas seguidoras gostariam de ver na loja. E claro que não esquece de responder a todas as mensagens que chegam com muita educação, presteza e carinho.

Quem curte e compra crochê adoraria receber as notícias da Márcia em sua timeline, não? O truque é pensar no perfil do seu consumidor e adaptar sempre o conteúdo para que seja legal para ele.

*****

Depois dessas dicas, que tal você começar a pensar (e repensar) o que está fazendo no Facebook?

Conte pra mim o que você já faz para engajar os fãs da sua página! No próximo post, depois de ter a sua página cheia de conteúdo legal, é hora de trazer mais fãs!

Ah, e não deixem de conferir meus outros artigos sobre mídias sociais aqui no blog:

Até o próximo post!
Xêro :*

bool(false)
Analista de Marketing no Elo7. Pernambucana arretada, veio para São Paulo desbravar a selva de pedras. Formada em Publicidade e Propaganda e especializada em Redes Sociais, vai compartilhar um pouco do que sabe sobre a área digital aqui no blog. Apaixonada por esportes, descobriu o amor pela corrida após a carreira frustrada como atleta de basquete e não resiste a uma tigela de açaí. Colabora também no blog Até Dois Dígitos.

Veja mais posts deste autor.

48 comentários

  1. Amei esse artigo !!! Pretendo melhorar com essas dicas !!
    Obrigada !!
    Bete

  2. Amei esse artigo !!! Pretendo melhorar com essas dicas !!
    Obrigada !!
    Bete

  3. Amei esse artigo !!! Pretendo melhorar com essas dicas !!
    Obrigada !!
    Bete

  4. Temos uma fanpage com nossa marca e sempre converso com os letores e escrevo coisas do dia-a dia no inicio da semana ou quanto posto algo que tenha relação com o que escrevo. Todos gostam disto!!
    Você tem toda razão!!
    Se quiser conferir!
    http://www.facebook.com/pontoeprosa

  5. Temos uma fanpage com nossa marca e sempre converso com os letores e escrevo coisas do dia-a dia no inicio da semana ou quanto posto algo que tenha relação com o que escrevo. Todos gostam disto!!
    Você tem toda razão!!
    Se quiser conferir!
    http://www.facebook.com/pontoeprosa

  6. Temos uma fanpage com nossa marca e sempre converso com os letores e escrevo coisas do dia-a dia no inicio da semana ou quanto posto algo que tenha relação com o que escrevo. Todos gostam disto!!
    Você tem toda razão!!
    Se quiser conferir!
    http://www.facebook.com/pontoeprosa

  7. www.elo7.com/caneladaterra

    olá eu gosto muito das dicas que voces postam.E já estou aplicando em meu blog e faice ,artigos e dicas agradaveis sobre temas de atesanato,decoração e dicas de beleza e saude.espero mais novidades,pois sou nova no negocio!

  8. www.elo7.com/caneladaterra

    olá eu gosto muito das dicas que voces postam.E já estou aplicando em meu blog e faice ,artigos e dicas agradaveis sobre temas de atesanato,decoração e dicas de beleza e saude.espero mais novidades,pois sou nova no negocio!

  9. www.elo7.com/caneladaterra

    olá eu gosto muito das dicas que voces postam.E já estou aplicando em meu blog e faice ,artigos e dicas agradaveis sobre temas de atesanato,decoração e dicas de beleza e saude.espero mais novidades,pois sou nova no negocio!

  10. Legal suas dicas , adorei, vou usar!

  11. Legal suas dicas , adorei, vou usar!

  12. Legal suas dicas , adorei, vou usar!

  13. Joana Ludwig

    Muito bom seus posts, Pri!

    Bom, acho o facebook uma ferramenta incrível para manter um contato próximo com quem já é cliente. Além do que, quando se agrega esse valor colocando dicas, postagens interessantes e tudo o mais que vc falou, tem como ter uma boa base do que o pessoal está achando do seu conteúdo, e por ai criar novos produtos, novas promoções, etc.
    Não vejo a hora do próximo post sair! =)
    Bjinhos.
    Jo

  14. Priscilla, que post legal!
    Suas dicas me fizeram pensar sobre novas propostas :)
    Adoreiii!!!!

  15. Boa noite não consigo publicar minha loja la no face de vcs postar meus produtos , preciso de uma ajuda,, obrigada..
    https://www.elo7.com.br/bf983

  16. Vera Santana

    Amei , Priscilla. á tenho uma página, mas não sabia como incrementá-la . pensei que só poderia colocar os produtos que faço. Vou usar sua sugestão para a página e o blog.
    Obrigada.
    Vera Lúcia

  17. Juliana Roman

    Gostei muito da dicas! Obrigada por compartilhar seu conhecimento!
    Um abraço
    Juliana Roman – Artes Namastê

  18. Olá, gostaria de informações sobre como fazer uma promoção no facebook. Vocês podem me ajudar??? Bjos

    • Mônica, nos próximos posts a Priscilla irá falar sobre isso! Fique ligada nas postagens dela pra aprender bastante :)

  19. Olá, gostaria de informações sobre como fazer uma promoção no facebook. Vocês podem me ajudar??? Bjos

    • Mônica, nos próximos posts a Priscilla irá falar sobre isso! Fique ligada nas postagens dela pra aprender bastante :)

  20. Olá, gostaria de informações sobre como fazer uma promoção no facebook. Vocês podem me ajudar??? Bjos

    • Mônica, nos próximos posts a Priscilla irá falar sobre isso! Fique ligada nas postagens dela pra aprender bastante :)

  21. Mariana Landim

    Amei as dicas ♥ botarei em prática.

  22. Mariana Landim

    Amei as dicas ♥ botarei em prática.

  23. Mariana Landim

    Amei as dicas ♥ botarei em prática.

  24. AMEI SUAS DICAS! VOU MELHORAR MINHA PÁGINA…BJU

  25. Olá Priscilla!
    Adorei o post e já venho fazendo um pouco do que você falou…mas, ainda posso melhorar! Tenho uma dúvida: Eu não tenho uma fanpage e sim um perfil com uns 500 amigos…como faço para mudar para a fan sem perder os amigos que tenho? É possível?

    Obrigada,
    Lara

    • Olá, Lara, tudo bem? É possível mudar de perfil para a página sim! Mas não é possível ter garantia que você não vai perder nenhum dos seus 500 amigos.

      Uma dica é criar uma Fan Page com outro e-mail e passar uma semana divulgando ela em seu perfil ,assim levando seus amigos para curtirem a página. Depois desse tempo, cancela o perfil e fica apenas com a página! Que tal? :)

  26. Roberta, se você seguir os passos do post conseguirá com certeza! Se ainda tiver dúvidas, por gentileza envie um e-mail para nossa equipe de atendimento: elo7@elo7.com.br Obrigada!

  27. Roberta, se você seguir os passos do post conseguirá com certeza! Se ainda tiver dúvidas, por gentileza envie um e-mail para nossa equipe de atendimento: elo7@elo7.com.br Obrigada!

  28. Olá, Lara, tudo bem? É possível mudar de perfil para a página sim! Mas não é possível ter garantia que você não vai perder nenhum dos seus 500 amigos.

    Uma dica é criar uma Fan Page com outro e-mail e passar uma semana divulgando ela em seu perfil ,assim levando seus amigos para curtirem a página. Depois desse tempo, cancela o perfil e fica apenas com a página! Que tal? :)

  29. Olá, Lara, tudo bem? É possível mudar de perfil para a página sim! Mas não é possível ter garantia que você não vai perder nenhum dos seus 500 amigos.

    Uma dica é criar uma Fan Page com outro e-mail e passar uma semana divulgando ela em seu perfil ,assim levando seus amigos para curtirem a página. Depois desse tempo, cancela o perfil e fica apenas com a página! Que tal? :)

  30. ClaudiaXavier

    Amei suas dicas… Para falar a verdade minha pagina no face estava ate esquecida, por nao saber o que fazer direito com ela. Apenas colocava fotos de meu produtos e compartilhava… Ate para mim ela estava chata e sem vida… Vou seguir seus conselhos e aos poucos mudar o estilo… #Valeu a dica… bjokas

  31. ClaudiaXavier

    Amei suas dicas… Para falar a verdade minha pagina no face estava ate esquecida, por nao saber o que fazer direito com ela. Apenas colocava fotos de meu produtos e compartilhava… Ate para mim ela estava chata e sem vida… Vou seguir seus conselhos e aos poucos mudar o estilo… #Valeu a dica… bjokas

  32. ClaudiaXavier

    Amei suas dicas… Para falar a verdade minha pagina no face estava ate esquecida, por nao saber o que fazer direito com ela. Apenas colocava fotos de meu produtos e compartilhava… Ate para mim ela estava chata e sem vida… Vou seguir seus conselhos e aos poucos mudar o estilo… #Valeu a dica… bjokas

  33. Nossa, quantas dicas ótimas. Eu tenho uma página e sempre tento postar coisas relacionadas a artesanato, e não só os meus produtos. Acho que estou no caminho certo. Já tenho muitos seguidores, mas poucos interagem.

  34. Folhas de Sonhos

    Nossa, quantas dicas ótimas. Eu tenho uma página e sempre tento postar coisas relacionadas a artesanato, e não só os meus produtos. Acho que estou no caminho certo. Já tenho muitos seguidores, mas poucos interagem.

  35. Folhas de Sonhos

    Nossa, quantas dicas ótimas. Eu tenho uma página e sempre tento postar coisas relacionadas a artesanato, e não só os meus produtos. Acho que estou no caminho certo. Já tenho muitos seguidores, mas poucos interagem.

  36. Folhas de Sonhos

    Nossa, quantas dicas ótimas. Eu tenho uma página e sempre tento postar coisas relacionadas a artesanato, e não só os meus produtos. Acho que estou no caminho certo. Já tenho muitos seguidores, mas poucos interagem.

  37. Gosteida , colocar outras coisas que não sejam minhas peças de bijus ou semijóias, por exemplo falar sobre as ” pedras” que uso, seu significado, o que é Sodalita etc, adorei a idéia, obrigada Thais Costa

  38. Sim Thais, a ideia é essa mesmo! ;)

  39. Sim Thais, a ideia é essa mesmo! ;)