Home | Negócio Criativo | Desenvolva seu Negócio | Feira de troca de materiais é tendência

Feira de troca de materiais é tendência

Feira de troca de materiais é tendência

Quem gosta de se aventurar no mundo craft, geralmente costuma acumular muitos materiais em casa, seja para fazer um projeto que viu na internet, ou que deixou sobrar de projetos antigos, ou até outros que você comprou, mas já nem sabe como irá usá-los. Que tal participar ou promover uma sessão de troca de materiais com pessoas que compartilham da mesma paixão: criar?

Feira de troca de materiais é tendência 2

Como a troca de materiais funciona?

Isso é uma coisa que pode variar de feira para feira, nas duas edições do Escambo Handcraft que participei, organizado pela Natália Nogueira, a troca aconteceu de formas distintas:

  • Troca livre: as pessoas estendiam toalhas no chão e expunham seus materiais e ferramentas. Muitas pessoas deixaram identificado o que elas tinham e o que elas gostariam de trocar para facilitar o processo, mas a maioria das trocas eram feitas por meio da conversa. Se uma pessoa demonstrasse interesse e tivesse coisas que também agradassem a outra parte, a troca acontecia.
  • Troca com “Dinheirinho”: Essa palavra está entre aspas pois ela é apenas simbólica. Neste formato, os organizadores do evento avaliavam e precificavam os materiais que você trouxe e trocavam por dinheirinho. Com ele você poderia “comprar” os materiais para troca que eram expostos em uma mesa grande e identificados com o preço.

troca de materiais 2

Promova um evento de trocas

Caso não haja eventos como este na região onde você mora, que tal você mesmo promovê-los? Reúna seus amigos crafters, amigos dos seus amigos e todos que queiram trocar materiais, ideias e experiências. Os lugares mais bacanas para realizar esse tipo de evento são os parques, pois dá pra reunir bastante gente e são abertos gratuitamente ao público. Caso o número de pessoas for muito elevado, verifique previamente se há alguma restrição para eventos como esse.

Para facilitar a divulgação e a troca de informações sobre a sessão de trocas, crie um evento no Facebook. Dessa forma, todas as dúvidas e conversas relacionadas às trocas ficarão centralizados em um só lugar.

troca de materiais 3

E se a troca não acontecer?

É importante ter em mente que nem sempre uma troca se concretizará. Vale negociar, conversar com jeitinho, mas sem muita pressão ou insistência. O processo de troca deve satisfazer ambas as partes e se isso não acontecer, bola pra frente!

Nesses eventos a doação de materiais também é muito comum. Então se você pretende liberar espaço no seu atelier procure pessoas que estejam interessadas no que você tem para oferecer. A moeda nesse caso é a gratidão!

troca de materiais 4

Update: A 4ª edição do evento Escambo Handcraft acontecerá nos dias 06 e 07 de Agosto no Espaço Iate, das 10h às 20h na Avenida Higienópolis, 18, São Paulo junto com o 11° Bazar fora de série. Confira mais informações e confirme sua presença na página do evento no Facebook.

Engenheira de produção de formação, apaixonada por empreendedorismo, DIYs, artesanato e tudo relacionado a ele. Acredita que só é feliz quem sonha grande e ao mesmo tempo é genuinamente grato por tudo que tem! Escreve aqui no Blog e também no Academia Craft Academiacraft.com.

Veja mais posts deste autor.