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Feiras e bazares: atualização no mercado artesanal

Feiras e bazares: atualização no mercado artesanal

Um dos fatores que considero fundamentais para um artesão de sucesso é a constante atualização e aprendizado. Existem várias formas para você se manter atualizado, como a participação em cursos, redes sociais, feiras e bazares.

Como você já deve saber que essa semana acontecerá uma das mais tradicionais feiras de nosso segmento, a Mega Artesanal, e justamente por isso, falarei especificamente do tema “feiras e bazares” e as algumas estratégias para você tirar o máximo proveito delas como fonte de atualização. Veja como:

Novas Tendências

Estar atento às tendências de seu nicho de atuação pode ser um grande diferencial competitivo para você. Por exemplo, se o público-alvo de seu negócio artesanal são “mamães grávidas”, uma feira para grávidas pode ser muito interessante. Lá, você poderá conhecer quais sãos as tendências, terá ideias e insights para aplicar em seu produto ou seu negócio.

Técnicas Novas

A inovação faz parte da criatividade, então conheça mais técnicas e inove. Conhecer novas técnicas não significa que você irá abandonar a atual, mas sim que você está aberto a inovar em seu produto. O que não pode é ficar como criança em loja de brinquedo que uma hora quer uma coisa e daqui a pouco já está mudando, isso é perda de foco, o que é totalmente diferente.

Cursos e workshops

Aprimore suas habilidades participando de cursos e workshops com profissionais que são referências para você. Muitos artesãos acreditam que já dominam e sabem tudo de sua técnica e erram em não investirem em aprimorar sua habilidade. Uma frase que gosto muito diz: “Não existe quem saiba tudo que não tenha algo para aprender, assim como não existe quem saiba nada, que não tenha algo para ensinar.”

Networking

Crie ou amplie sua rede de relacionamentos por meio das feiras. Em uma feira, você poderá conhecer novos fornecedores, marcas, profissionais e parceiros. Aproveite esse momento para estreitar relacionamentos, fortalecê-los e criar novas parcerias. Porém evite o erro de não retomar os contatos após a feira.

No meu caso, mesmo tendo um negócio baseado 100% na internet, sempre que possível estou em alguma feira, seja em minha cidade ou em outro local. Isso me permite entender e conhecer cada vez mais meu público, além de permitir conhecer alunos e pessoas que acompanham meu trabalho.

Falando nisso, estarei na Mega Artesanal, nos dias 2, 3 e 4 de Julho. Você também irá? Quem sabe nos encontramos por lá? ;)

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Eder Machado empreendedor digital, idealizador do ArtesCON e criador do blog Como Vender Artesanato. Seu blog e cursos têm ajudado vários criativos e artesãos a desenvolverem um negócio rentável através das artes manuais.

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2 comentários

  1. Legal, Eder! Nos encontraremos lá então, se DEUS permitir! =)

  2. Imperdível… Já me preparei no sábado estarei lá