Home | Negócio Criativo | Desenvolva seu Negócio | Frete grátis: é viável oferecer em minha loja?

Frete grátis: é viável oferecer em minha loja?

Frete grátis: é viável oferecer em minha loja?

Uma das coisas que mais geram a desistência de compras e o abandono de carrinhos é o alto custo do frete. E para atrair e reter clientes, muitas lojas oferecem frete grátis. Mas será que é viável oferecer este benefício em sua loja? Como se planejar? Você deve aumentar o preço de meus produtos? Fique tranquilo que contamos tudinho para você neste post!

Como calcular a viabilidade do frete grátis na minha loja?

Primeiro é necessário calcular a média de valores gastos com os fretes por mês. Para isso, some todos os valores dos fretes gastos no último ano e divida pela quantidade de meses considerados.

Verifique de que forma esse gasto pode ser diluído nas suas vendas. Você pode buscar alternativas para reduzir gastos com embalagens, fitas, papel de embrulho, plástico bolha, etc, com alternativas mais baratas ou pode incluir uma parte do frete no valor dos produtos, mas antes disso, pesquise a concorrência, verifique se o preço do seu produto ainda será competitivo.

Caso não queira mexer no preço do seu produto, verifique qual a porcentagem da sua margem de lucro será reduzida ao oferecer o frete grátis. Para isso calcule o ticket médio, ou seja, o valor médio que cada cliente compra em sua loja. Em seguida calcule o valor médio do frete pago nos últimos meses e faça a seguinte conta:

(Ticket médio) – (Média do custo com frete) = Lucro Bruto Médio

Ao final, analise se o resultado do Lucro Bruto Médio é suficiente para arcar com as despesas de matéria-prima, custos de produção e o seu lucro.

Pesquise outras formas de envio

Muitas pessoas utilizam a empresa dos Correios para enviar suas vendas pelo Brasil, mas você pode procurar na sua região por outros fornecedores para realizar este serviço. Uma opção que em alguns casos pode facilitar a sua venda é oferecer ao cliente a possibilidade de retirada do produto no seu atelier.

Posso oferecer o Frete Grátis e utilizar a PLP (frete com desconto)?

Sim! Para oferecer o frete grátis na sua loja manualmente, ao configurar o frete, escolha a opção “Manual”. Quando o cliente fizer a compra em sua loja, preencha os “Dados do Pacote para Cálculo do Frete” e clique em “Calcular frete”.

Selecione a forma de envio desejada clicando na opção no quadrado do canto esquerdo. No campo “Valor líquido que você receberá pelo frete”, altere o valor para R$ 0,00 (zero reais) e em seguida, clique em “Salvar frete”. Após receber a confirmação de pagamento, você poderá imprimir a PLP e pagar o frete do seu cliente com desconto.

Confira o Café com Chat que fizemos no blog onde tiramos várias dúvidas sobre o frete com desconto e mais informações em nossa ajuda online.

Posso oferecer o Frete Grátis por Estado?

Sim! Na página de cadastro ou edição de produto você poderá selecionar os estados que desejar para oferecer o frete grátis. Veja o passo a passo aqui.

E se o frete grátis não for viável em minha loja?

Caso a campanha de frete grátis não seja viável para sua loja, procure outras formas criativas para incentivar a venda como descontos no frete para compras acima de um determinado valor, ou até descontos no frete como um bônus para clientes fiéis que já fizeram várias compras. Estes simples benefícios aumentarão muito as chances de concretização do pedido! Além disso, fazemos periodicamente divulgações por e-mail dos produtos cadastrados com frete grátis no Elo7!

Dicas extras

  • Caso você venda produtos baratinhos, uma sugestão é oferecer frete grátis nas compras acima de um determinado valor, assim você irá incentivar seus clientes a comprar mais produtos e poderá diluir o custo do frete sobre eles.
  • Além de oferecer o frete grátis, dê também a opção de envio de formas mais rápidas, pois em muitos casos, seus clientes podem ter urgência no recebimento do produto.
  • Ao cadastrar um produto com frete grátis,  configure o frete grátis no modo automático. Isso é importante para que a sua loja possa aparecer nas divulgações de marketing com o tema frete grátis. Veja mais informações em nossa ajuda online.

Você tem mais alguma dica para compartilhar conosco? Deixe aqui nos comentários! ;)

Imagem da capa: Renda de Papel Francês Atelier Estro

bool(false)
Engenheira de produção de formação, apaixonada por empreendedorismo, DIYs, artesanato e tudo relacionado a ele. Acredita que só é feliz quem sonha grande e ao mesmo tempo é genuinamente grato por tudo que tem! Escreve aqui no Blog e também no Academia Craft Academiacraft.com.

Veja mais posts deste autor.

44 comentários

  1. Excelente artigo! Nós íamos falar exatamente deste assunto em nosso site, mas agora vamos direcionar nossas leitores pra cá. Muito obrigado e Parabéns!

  2. “uma sugestão é oferecer frete grátis nas compras acima de um determinado valor”.
    Porém o Elo7 não oferece nenhuma ferramenta que permita fazer isso de forma automática, né?

    • Puxa vida, seria MARA se o Elo7 tivesse a possibilidade de colocarmos frete grátis a partir de x valor da compra! Faria muita diferença para nossa empresa!!

  3. Muito bom o post.
    Seria melhor se estivesse esta ferramenta que a Thamirys disse no comentário “uma sugestão é oferecer frete grátis nas compras acima de um determinado valor” de forma automática.

  4. Patricia Kanabata

    Concordo com a Tamirys.
    O Elo7 poderia oferecer ferramentas para o frete grátis acima de certo valor, pois não adianta colocar isto escrito em algum lugar,pois raramente as clientes leem.
    Outra ferramenta que acho importante e deveria ser implantada o quanto antes é o pedido minimo.
    Acho ótima a quantidade minima, mas junto com o pedido minimo ficaria perfeito.

  5. Maravilha realmente se tivesse a ferramenta de darmos frete gratis em compras acima de uma valor.
    Excelente sugestão.

  6. O elo 7 deveria habitar um campo de frete grátis acima do valor X. Isto é fundamento para área de papelaria personalizada, onde o valor dos produtos é mais baixo.

    • Liana Uehara

      Olá Zailene!
      Muito obrigada pela sugestão!
      Vamos enviá-la aos setores responsáveis.
      Abraços

  7. Uma tarja de frete grátis junto da imagem tambem ajudaria bastante. Se não escrevermos no Titulo do Produto o cliente só saberá se clicar no produto. Não fica atrativo para o cliente. Em alguns sites, na página inicial já fica a tarja ” Frete Grátis” antes mesmo do cliente clicar nos detalhes.

  8. Ótimas sugestões meninas!! Eu trabalho com frete grátis para qualquer quantidade de produtos, ainda assim tem grande abandono de carrinho. E a grande maioria dos desistentes não respondem as mensagens. Queria entender porque a pessoa faz a compra se não tem intenção de concluir (isso porque meu frete é gratuito).
    Mas acredito que trabalhar com frete grátis é um grande diferencial principalmente quando os clientes moram em locais onde o valor do frete é muito alto. Acho que seria bacana se os produtos com frete grátis tivesse uma etiquetinha na foto, assim as pessoas saberiam que o frete é grátis sem ter que entrar na página do produto. =)
    Aproveito a oportunidade para sugerir uma configuração de sistema que já sugeri anteriormente. Trabalho com frete grátis automático para todos os produtos da minha loja, porém quando o cliente compra 2 ou mais produtos diferentes, o frete deixa de ser automático e passa a ser mais manual. Isso faz com que eu perca vendas =(

    • Liana Uehara

      Olá Renata!
      Obrigada por suas sugestões de melhoria! Encaminhamos para o departamento responsável.
      Em relação às suas dúvidas, pode tirá-las em no nosso chat: ajuda.elo7.com.br
      Beijos

  9. O valor do frete não é barato, concordo!
    Mas acho errado o elo7 em cima do frete colocar mais uma porcentagem, afinal já pagamos os 12% em cima do produto.
    O elo7 poderia deixar de colocar a porcentagem no frete.
    Desculpe,mas não acho necessário esse acréscimo.

    • Liana Uehara

      Olá Viviane!
      Embora a cobrança da taxa de 12% seja sobre o valor total do pedido e portanto incida sobre o frete, no momento de calcular o frete haverá um repasse da taxa para o comprador. Dessa forma, o valor líquido do frete recebido pelo vendedor estará isento da taxa de 12%. ;)
      Abraços!

  10. Adorei a ideia do frete gratis para determinado valor, meu produtos geralmente são mais baratos que o frete, isso incentiva mais comprar e até mesmo a pratica de compras coletivas (entre amigas).
    Outra sugestão seria o elo7 fazer um convenio com transportadoras, que hj em dia coletam os produtos na casa do remetente e, dependendo do caso, podem oferecer preços mais acessíveis que os correios.
    Ainda sobre os correios, quero aproveitar esse post sobre frete e deixar registrado aqui que tenho tido muitos problemas com entregas ara o Estado do RJ. Sem execessão, todas as entregas atrasam e já tive encomendas roubadas. Está bem complicado atender as clientes de lá, principalmente quando elas tem uma data específica para utilizar o produto.

    • Liana Uehara

      Olá Fabiana!
      Obrigada pelo feedback e por suas sugestões. Elas são muito importantes pra gente!
      Enviarei elas ao departamento responsável.
      Abraços!

  11. achei bem legal, minhas vendas aumentaram depois que coloquei frete grátis em alguns produto.

  12. Concordo com as meninas,se tivesse,como tem as férias….logo que o cliente abre a nossa loja aparece uma janela com o aviso…frete grátis acima de x em compras….seria o ideal…que tal equipe Elo7?!

    • Liana Uehara

      Olá Giselle!
      Adoramos a sua sugestão!
      Já enviamos ao departamento responsável, ok?
      Abraços

  13. Muito bom oferecer frete grátis, porem o elo7 deveria dar um maior destaque aos produtos com frete grátis nas buscas, e um banner em cada foto informando que o frete é grátis, nós oferecemos frete grátis em todos nossos produtos, mas todos os dias temos que responder perguntas de “Quanto custa o frete para o CEP.xxxxx-xxx… :-(
    O cliente na maioria das vezes nem sabe que o frete é grátis até efetuar a compra, e essa informação deveria fazer a diferença.

    • Liana Uehara

      Lucia,
      Muito obrigada pela sua sugestão! Ela já foi encaminhada para o setor responsável!
      Abraços

  14. Um outro detalhe, é que oferecemos frete grátis em todos os produtos, porem quando um cliente compra 2 produtos ou mais, o frete tem que ser calculado manualmente, já solicitei ao suporte para ajustar isso, mas ninguém infelizmente parece entender, que quando o vendedor passa a calcular o frete manualmente o comprador tem uma chance maior de cancelar a compra.
    Se eu ofereço frete grátis em todos os produtos, necessariamente o frete teria que ser grátis calculado automaticamente para qualquer quantidade, e isso não ocorre no elo7, levando a uma grande chance de cancelamento da compra por desistência do cliente.

    • Liana Uehara

      Olá Lucia!
      Encaminhei suas dúvidas para o nosso atendimento, em breve eles entrarão em contato com você!
      Abraços!

  15. Também acho legal haver uma ferramenta para habilitar frete grátis acima de determinado valor e também GOSTARIA MUITO que tivesse uma ferramenta para oferecer um BÔNUS para clientes fiéis que já fizeram várias compras na minha loja, conforme sugere esta publicação.

    • Liana Uehara

      Olá Vivian!

      Muito obrigada por seu feedback e pela sugestão! Ela já foi encaminhada aos departamentos responsáveis.
      Beijos

  16. Acho super valido o frete gratis a partir de um valor x, com certeza teríamos mais vendas.Também colocar em destaque no anuncio o frete gratis, seria ótimo se tivesse uma tarja preta.

  17. Creio que uma ferramenta de frete grátis seria muito bom e também opção de cupom de desconto para que possamos fazer promoção nas redes sociais,outra coisa interessante seria aparecer a quantidade de vendas que a loja ja fez isso passa credibilidade,pois as avaliações muitas vezes não são feitas pelas clientes,fica a dica.

  18. Parabéns, dicas boas e claras!

  19. RosanSouza - Decor Cerâmica

    Olá pessoal!
    Concordo com todas sugestões, vamos torcer para que estas ferramentas fação parte do site Elo7 o mais rápido possivel.

  20. Seria bom o frete gratis, mas a quantidade minina acho complicado pra mim que quase não vendo as pessoas quase nem olham meus produtos, tenho muita dificuldade de vendas e são produtos de qualidade e bonitos.

  21. Concordo com a dica da Solange, seria muito legal sim se aparecesse a quantidade de vendas que a loja já fez; realmente algumas clientes não deixam comentário (avaliação).

  22. Muito útil todos os comentários, porém acredito que fidelizar o cliente é o melhor caminho e nada melhor do que oferecer por ex; um cupom de desconto na compra seguinte. Quanto ao frete grátis acredito que isso seja possível dependendo do valor da compra, eu faria. Também em relação ao cadastro seria interessante ter o nome completo do cliente e o sistema poderia sinalizar se já é uma segunda compra, assim poderíamos tomar alguma ação diferenciada com esse cliente. Obrigada/Josiane Tesser/Arti In Panno

  23. Eu gostaria muito de oferecer frete grátis, mas a margem de lucro já é bem baixa e teria de oferecer frete grátis apenas acima de um determinado valor, senão não dá.

    Agora, para piorar, os CORREIOS não estão mais aceitando postar encomendas sem a nota fiscal. E tem que ser de fora da caixa. Tive problemas com todos os meus envios nos últimos 2 dias. Tenho meu CNPJ como MEI, mas ainda não fui na SEFAZ pegar a minha inscrição estadual para conseguir emitir a NF-e. Vou precisar de fazer isso urgentemente. Enquanto isso estou com encomendas paradas sem poder enviar.

    Nós artesãs agora vamos ter que lidar com mais essa.

    Acho que o Elo7 deveria dar mais apoio aos seus vendedores com informações e dicas, desde como se formalizar como MEI, por qual regime de tributação optar, até dicas como fazer o pagamento dos tributos e emitir a NF-e.

    Esse aspecto da profissionalização seria de extrema ajuda para nós vendedoras. Nem tudo em vendas se resume a apresentação e zelo artístico.

  24. Eu também não tenho condições de oferecer frete gratis no momento em minha loja.
    Mas gostaria muito de poder oferecer frete gratis a partir de um determinado valor total de um pedido, e não por itens separadamente. Este recurso ainda não existe na Elo7 e seria de muita valia para todos vendedores e compradores!!!
    Confesso que estou um tanto chateada com essa situação, pois a Elo7 tem feito uma campanha muito grande quanto a frete grátis, e está prejudicando muitos vendedores que não podem aderir a ela, e não são poucos. E tem muitas lojas que estão embutindo o frete nos preços dos produtos e oferecendo frete gratis enganoso, só para poder acompanhar esta campanha da Elo7.
    A Elo7 ja tem o convenio com os correios que oferece o frete com desconto, pra que essa campanha tão exacerbada de frete gratis?? Não estou gostando disso!
    Nesta postagem tantos de nós vendedores participaram passando sugestões de ferramentas excelentes para aumentar e incrementar as vendas e até agora nada foi feito!! E são ferramentas que os concorrentes já tem há muito tempo (frete a partir de determinado valor; cupons, etc.)!!!

    Abraços pessoal!!

  25. Boa tarde. Também gostei muito das dicas. E gostaria de saber se tem uma opção no Elo7 para oferecer retirada na loja? Se não tem, sugiro que passe a ter para que possamos oferecer ao cliente que possam vir buscar.

    • Liana Uehara

      Olá Cris!
      Neste caso, altere o cadastro para frete manual, e ao combinar a retirada do produto com o comprador, insira o valor do frete R$0,00.
      Abraços!

  26. Parabéns pelas dicas, é sempre bom ler artigos ótimos como este acima. obrigado