Home | Negócio Criativo | Histórias de Sucesso | Garra para vida e para o trabalho criativo

Garra para vida e para o trabalho criativo

joana_pb

Muito prazer, sou a Hellen, criadora e proprietária da marca Joana Joaninha! Tenho 32 anos, sou casada com o amor da minha vida, sempre risonha, viciada em café, teimosa , amo cozinhar, minha cor predileta é vermelho, só trabalho com música, adoro óculos, adoro vestido, tenho muita fé, sou agitada demais, amo receber amigos em casa e amo fotografar.

Sou Paraense, nasci em Belém e fui criada no sul do Pará em Marabá. Tem 15 anos que sai de lá , morei um tempo no Rio de Janeiro e depois me encantei com as montanhas e o ritmo de Belo Horizonte. Quando cheguei aqui em BH foi difícil, achava tudo muito parado, mas com tempo fui me apaixonando e um dos motivos que me fez amar foi o fato dessa cidade me aceitar como sou, com meu sotaque paraense que jamais vou perder.

O começo da marca

Escolhi ter minha loja no Elo7 pelo fato dele ser um dos principais sites de vendas de artesanato do Brasil e também por não cobrar um valor fixo para manter a loja. Isso ajuda demais a vida de uma artesã!

costura

Criar me trouxe confiança!

No início, passei por uma fase que não sabia que rumo seguir , até que aos poucos Deus foi me mostrando que seria possível fazer algo belo das minhas próprias mãos. Minha auto-estima estava baixa demais nessa época. E na medida que fazia algo bacana e as pessoas elogiavam e queriam levar pra casa, isso me fortalecia  e me fazia acreditar que eu era capaz de fazer algo bonito que fosse pra alegrar ou simplesmente colorir a casa ou a vida de alguém.

O lado financeiro também contou muito pra me jogar nesse mundo do artesanato, mas jamais pensei que seria abençoada em fazer o que amo e ainda ganhar dinheiro com isso.

Costureira em tempo integral

Digo que moro no ateliê, que fica logo na entrada da minha casa. Meu marido foi o responsável por sua criação. Ele é super companheiro e sempre põe a mão na massa! Para o ateliê, pintou cadeiras, armários e  me ajuda  muito em sua organização. Tenho máquinas domésticas porque também dou oficinas no mesmo espaço. Mas a minha máquina preferida é uma industrial com mais de 70 anos de fabricação que ganhei da minha mãe.

bolsasjoanajoaninha

Uma tarefa e tanto!

Sinto que uma das metas deste trabalho criativo é mostrar ao mercado que produtos artesanais podem ser tão acessíveis quanto os produtos industriais. Além disso, mostrar que esses sim têm um valor humano e criativo. Afinal, o produto artesanal vai além da matéria-prima, tem o tempo gasto, a energia do artesão e sua história de vida remetida em cada peça. Isso é valor humano!

O dia a dia criativo

Faço quase todas as etapas do processo criativo. A única que terceirizo são os bordados nos panôs, um dos produtos mais vendidos na Joana Joaninha. Aquela etapa que mais amo é a criação de bolsa e quilting, o produto é minha paixão e faz meus olhos brilharem. O preferido do público é a bolsa Frida com Poesia.

Esse ano fiz um curso de Empreendedorismos Criativo com a Rafaela Cappai e  já está sendo um divisor de águas na Joana Joaninha. Então já temos agendado para 2015 grandes eventos, oficinas e uma nova postura . Antes eu era só a costureira/mãe da Joana Joaninha  e agora vejo que sou uma empreendedora criativa que é capaz de ganhar dinheiro fazendo minhas lindezas! Grandes novidades pintando por ai!

joana-joaninha1

Além do trabalho

No final de 2013, comecei uma reeducação alimentar e  nessa busca de uma vida saudável nasceram lancheiras térmicas para a marca. Eu emagreci 9,700kg (ando doida pra eliminar 10kg) sem pirar, fazendo substituições certas e procurando ajuda de profissionais. Hoje me sinto cada vez mais disposta e animada a chegar onde quero. E sempre que posso compartilho minhas dicas . Esse mês até saí no Jornal o Tempo falando sobre lancheiras, porque comida de verdade é o caminho certo! Assim, minha escolha de vida também acabou influenciando minhas criações.

Desejo um 2015, cheio de disposição a todos, garra e posicionamento na vida e no trabalho! Sempre digo que pode chegar onde quer, só depende de você! Muito obrigada por conhecer meu trabalho e venha visitar minha loja!

bool(false)
Com antena ligada para novidades e tendências 7 dias por semana, paulistana vivendo em Ilhabela, é produtora de conteúdo criativo freelancer há seis anos, formada em Publicidade e Propaganda na ECA-USP, com especialidade em mídias digitais pela FGV. Autora do blog Colacorelinha , redatora do Blog do Elo7, gerenciadora de marcas na web e fã convicta de suculentas e sua força.

Veja mais posts deste autor.

14 comentários

  1. Que lindo!!!
    Essa garota é uma guerreira que amo de montão, lindo trabalho e pessoa.
    Beijos Hellen e parabéns Marcela pela escolha, bons ventos levem a Joana Joaninha!

  2. Priscilla Fraga

    Já acompanho seu trabalho há uns 8 anos e até hoje nunca deixo de me apaixonar com suas produções lindas!
    Pessoa super especial, daquelas que de tanto bom humor e otimismo abrilhantam a vida!

  3. A Hellen é uma dessas pessoas que inspira a gente. Quando a conheci me emocionei com sua historia. Eu já comprava da Joana Joaninha há muito tempo. Hoje a Frangipani existe por causa dela também. Levo meu carinho e meu afeto em cada pontinho traçado com a agulha de bordar

    • Ligia , nossa 1° conversa vou guardar sempre no meu coração! Seu trabalho é maravilhoso e só te digo : Não pare de colorir , pq tudo vai acontecer na hora certa! Beijinhos

  4. A Hellen é uma inspiração pra gente. Sempre comprei da Joana Joaninha e em 2014 me emocionei muito quando a conheci pessoalmente e fiquei sabendo da sua linda historia. Ela me incentivou a seguir com a Frangipani e meus bordados com afeto.

  5. Parabéns Hellen! Além de tudo você é uma grande amiga! Adoro suas criações.
    Bjks, Iaiá Arteira.

  6. Muito simpática e com um trabalho lindo! Sucesso!

  7. Lourdes Kanda

    Que pessoa do bem!!! Temos muito em comum. Parece que ja a conheco faz tempo, sem nunca
    te-la conhecido e nem o seu trabalho. Desejo pra vc o bem que desejo pra uma amiga. Sucesso
    em tudo o que tocar…
    Lourdes

  8. newton pantoja coelho da silva

    Parabéns conterrânea,lindos os seus trabalhos.Siga em frente!