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Google Trends: como pesquisar tendências para seu negócio

A internet tem um mar de conteúdo, e o buscador Google realmente facilita nossa vida em diversos momentos. Mas você conhece todos os seus recursos? Uma ferramenta que ajuda bastante a vida de empreendedores é o Google Trends. Ele te ajuda a localizar palavras-chave sobre um determinado assunto por relevância. Veja como utilizá-la!

Google Trends: como pesquisar tendências para seu negócio

Google Trends: cinco passos para usar a ferramenta e achar palavras-chave

Basicamente, o Google Trends é um recurso gratuito disponibilizado pelo Google. Seu objetivo é ajudar no acompanhamento de palavras-chave dentro do buscador, vendo quais assuntos e termos são tendência no seu nicho de mercado. Com ele você pode:

  • Ver quais são os termos e tendências mais pesquisadas pelos internautas;
  • Ter ideias de produtos e conteúdos relevantes para seu público alvo.

Utilizando o Google Trends em seu computador

Depois de entender como essa ferramenta que localiza palavras-chave funciona, é hora de instalar para começar a utilizá-la. Este é um processo simples, e para fazê-lo é preciso:

  • Ir até a página do Google Trends. Você não precisa fazer download e nem realizar nenhum cadastro para começar;
  • Na primeira página, você pode explorar os assuntos que estão sendo mais discutidos na internet na atualidade. Você também pode utilizar a aba de busca para localizar algo;
  • Há uma série de recursos gráficos disponíveis, para ajudá-lo a ver onde e de que forma um termo é mais utilizado.

Como interpretar as informações da ferramenta

Ao entrar no Google Trends você vai reparar que existe uma série de gráficos, mapas e muitas informações. Tudo isto é bem útil para as palavras-chave, basta entender o funcionamento de cada um dos itens que estão ali:

  • Os gráficos normalmente representam interesse em determinada palavra-chave por números. Isto significa que 100 equivale ao pico de popularidade de um termo, 50 a metade e assim por diante;

Google Trends grafico

  • Já o mapa mostra popularidade de palavras-chave em regiões do mundo. Cada região tem um valor de 0 a 100 com determinado termo buscado, e é isto que os mapas mostram. Um valor maior significa um número maior de consultas;

Google Trends mapas

  • Junto com as palavras-chave principais, há uma série de termos relacionados que você pode consultar. Ele também são importantes para ver a relevância de determinado tópico ou assunto.

Google Trends termos de busca

  • Na aba de exploração você pode filtrar resultados. É possível separar por localização, tipo de pesquisa e categoria, como vídeo, web, notícias ou shopping;

Google Trends termos de busca categoria

O funcionamento básico do Google Trends é simples e eficiente. E para aproveitar ao máximo suas ferramentas, veja estas dicas finais:

  • Aproveite para ver os termos mais pesquisados no Google, e encontre a forma certa de colocar em seu conteúdo. Uma boa maneira é utilizar sinônimos;
  • Todo ano o Google Trends traz uma retrospectiva dos termos mais utilizados. Veja esta lista com cuidado, de forma que você possa emprega-la futuramente. Confira a lista do ano de 2017.

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Engenheira de produção de formação, apaixonada por empreendedorismo, DIYs, artesanato e tudo relacionado a ele. Acredita que só é feliz quem sonha grande e ao mesmo tempo é genuinamente grato por tudo que tem! Escreve aqui no Blog e também no Academia Craft Academiacraft.com.

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