Home | Negócio Criativo | Hábitos que estimulam a criatividade: como incluí-los na rotina

Hábitos que estimulam a criatividade: como incluí-los na rotina

Você que trabalha com criatividade sabe bem dessa história: não acordamos inspirados todos os dias e isso é um fato que precisamos respeitar e saber lidar. Mas a disciplina, o comprometimento e até sua reputação podem depender da sua capacidade de fazer o que precisa ser feito, faça chuva ou faça sol. A falta de inspiração pode prejudicar a criatividade que por sua vez pode levar a procrastinação, e disso queremos fugir, não é verdade? Mas então será que existem formas de gerar inspiração ou desenvolver hábitos que estimulam a criatividade? Nós acreditamos que sim. Há solução!

Desenvolver hábitos que estimulam a criatividade: como incluí-los em sua rotina
Priscila Valentino ensina como construir hábitos para melhorar o seu processo criativo.

Hábitos que estimulam a criatividade: como incluí-los na rotina

Uma coisa legal de se lembrar para começar a pensar em rotina criativa é: Nem todo trabalho demanda inspiração. Nos dias criativos, registre todas as ideias e as transforme em pequenos projetos. Assim, você terá o que fazer mesmo naqueles dias menos coloridos. Aí vão algumas dicas para manter-se inspirado:

Hábito 1 – Arrume

Sim! Limpar e organizar sua mesa de trabalho pode ser ótimo. Você vai criar um ambiente propício para que o cérebro se concentre mais fácil nas tarefas necessárias e também um espaço favorável para o trabalho. Além disso, você ainda pode  achar livros, revistas, recortes e anotações que podem trazer mais ideias novas.

Hábito 2 – Estimule

Leia, ouça música, assista filmes e vídeos. Especialmente os que não tenham relação direta com seu trabalho. Precisamos cultivar o hábito de fazer essas coisas sem nenhum objetivo específico e fazer disso uma rotina. Dedique uma atenção extra àquelas músicas e filmes fora do seu estilo normal. Assim você terá novas referências.

Hábito 3 – Veja

Há lugares como o Pinterest em que você pode criar painéis de acordo com seus temas favoritos, como se fosse um painel de inspiração online. Tem coisas incríveis! O sistema indica pessoas e conteúdos de acordo com suas preferências. Só tem uma pegadinha: quando for usar, estipule um tempo específico para não se perder.

Hábito 4 – Aprenda

Algo novo. Sempre e qualquer coisa: um prato, uma técnica, tocar algo, dançar, um idioma. É uma forma de conhecer gente nova e todas as pessoas novas são novos universos a serem descobertos. Também é uma maneira de conhecer culturas, formas diferentes de fazer a mesma coisa… enfim, você nunca será o mesmo depois de aprender.

Hábito 5 – Não faça nada

Aproveite para observar a vida, barulhos, cheiros e DORMIR. O cérebro recebeu muito alimento, depois de ler, estudar, aprender. Agora, ele precisa de um tempo para digerir, absorver e conectar os pontos para enfim transformar tudo em criação. Relaxe.

Veja também:

+ Dicas de organização para empreendedores criativos

+ Diversidade de habilidades: como aplicá-la ao seu negócio

Lembre-se de que manter uma vida criativa é muito mais curtir o processo que chegar a um resultado perfeito. O resultado é o que as outras pessoas veem, é o que você vê nos outros. Nesse caso, em vez de focar no resultado, foque em criar um ambiente favorável à chegada de novas ideias, mas, também para que essas ideias cresçam e se desenvolvam.

Você conhece outros hábitos que estimulam a criatividade? Conte pra gente nos comentários!

 

Karine Drumond e Priscila Valentino atuam há mais de 10 anos com design e criatividade e atualmente são responsáveis pelas iniciativas da Negócio de Mulher – projeto criado para inspirar e ajudar mulheres a transformarem sonhos em realidade e paixões em negócios, por meio de cursos online e ebooks.

Veja mais posts deste autor.