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Hoje é dia de PROMO, é sim senhor!

Continuamos falando de Facebook! No post passado, falamos sobre a importância do engajamento dos seus fãs e o quanto um conteúdo de qualidade, aliado a uma conversa natural e sincera com seu consumidor gera relevância para a sua marca. Além disso, existem outras formas de turbinar sua página e deixá-la ainda mais atraente.

Uma ótima estratégia para engajar ainda mais seus consumidores e fãs são os Concursos Culturais. Com eles, você poderá fazer com que sua marca ganhe muita visibilidade. Mas sempre tenha cuidado (e bom senso) ao escolher o prêmio que você vai oferecer, pois se não estiver de acordo seu público, você irá atrair pessoas que não têm nenhum interesse no que é oferecido pela sua marca. O interessante é oferecer produtos da sua empresa ou de empresas que têm o mesmo público que o seu e que complementem seu negócio.

Além disso, não faça da sua página um reduto de concursos, pois isso desvaloriza os seus produtos – os clientes vão deixar de comprar de você para esperar uma promoção. Saiba balancear os concursos com conteúdo relevante e de interesse do seu público.

Veja aqui um infográfico bem bacana que explica a diferença entre Concursos Culturais e Sorteios/Promoções e suas implicações legais.


Desde Maio de 2011, o Facebook ditou regras para qualquer tipo de promoção que for realizada dentro da plataforma. Neste link você pode ler tudo na íntegra, mas vamos fazer um resuminho dos pontos que não podemos esquecer (jamais!). Vamos lá!

  • Todas as promoções devem ser realizadas dentro de aplicativos, numa aba lateral, que fica dentro da Fan Page;
  • A promoção deve sempre ser regida por um regulamento;
  • Você não pode usar o curtir, comentar ou compartilhar da sua página como critério de votação;
  • Você não pode (explicitamente) colocar como critério de participação no concurso a opção de curtir a Fan Page da marca.


Para facilitar a vida, hoje já existem diversos tipos de aplicativos para promoções (gratuitas e pagas), você só precisa personalizá-la com a sua arte e o seu regulamento. Eles são fáceis de manusear e ajudam no momento de você computar os resultados.

Além disso, ao final, você consegue obter um relatório com todos os resultados e ainda criar um mailing dos participantes, para usar o nome e e-mail deles em outras ações da sua marca – caso eles autorizem, é claro! ;)

Abaixo alguns aplicativos bacanas:

Agora coloque a cuca para pensar, crie algo bem original e divertido e encha seus consumidores de muito carinho e prêmios!

Ah, e não deixem de conferir meus outros artigos sobre mídias sociais aqui no blog:

Muito prazer, mídias sociais
Vamos falar de coisa boa, vamos falar de Facebook
Facebook: Como ter uma página legal

Até o próximo post!
Xêro :*

(fonte da imagem: infográfico W3haus)

Analista de Marketing no Elo7. Pernambucana arretada, veio para São Paulo desbravar a selva de pedras. Formada em Publicidade e Propaganda e especializada em Redes Sociais, vai compartilhar um pouco do que sabe sobre a área digital aqui no blog. Apaixonada por esportes, descobriu o amor pela corrida após a carreira frustrada como atleta de basquete e não resiste a uma tigela de açaí. Colabora também no blog Até Dois Dígitos.

Veja mais posts deste autor.

11 comentários

  1. Corujinha Artesanato

    Oi Priscilla, estou há meses tentando bolar uma promoção na minha
    página, mas sempre tenho dúvida de como fazer o regulamento direitinho
    para evitar problemas, e decidir exatamente o que sortear. Obrigada
    pelas dicas do que não fazer, mas ainda não sei bem o que fazer… Beijinhos, Flávia

  2. Priscilla, preciso te dizer que estou adorando seus posts! Me ajudou a dar uma animada na página da minha loja no Face! Estou esperando ansiosa por mais informações sobre outras redes sociais para decidir onde mais insiro minha lojinha! Obrigada por compartilhar essas dicas incríveis conosco!

  3. Priscilla ,muito legal seus post,mas estou meio desaminada para sorteio..existe na rede muitos caça sorteios…eles tem uma pagina só para compartilhar..até andei denunciando essas páginas perfis que mais parece spam..é uma pena!!

    • Olá Fernanda, tudo bem? Esses “promonautas” já existiam em outras redes sociais e continuam atormentando todos os donos de páginas, que querem fazer alguma promoção para seu consumidor. Infelizmente eles são inevitáveis, porém você pode blindá-los realizando uma promoção bem bacana e alinhada com a comunicação e conceito da sua marca. Ok? :)

  4. Raquel Medeiros

    Já fiz sorteio na minha página (fb.me/kokicroche) e não rendeu vendas. O resultado foi um monte de promonautas curtindo a página. Há pouco tempo resolvi fazer anúncios e promover posts no Facebook e os resultados foram muito bons, tanto em vendas quanto em novos fãs. O melhor é que curte quem realmente se interessa pela página e não está lá para ganhar prêmio. Outra dica é: de nada adianta promoções e anúncios se o conteúdo da fan page não for legal.

    • Olá Raquel, tudo bem? Como falamos no início do post, a promoção serve para ativar a página, mas realmente não adianta se não tiver um conteúdo de qualidade. :)

  5. A maioria das promoções que vejo tem como regulamento curti a página e compartilhar.

    • Sim, Luana, mas isso vai contra as regras do Facebook. As fanpages que praticam isso podem ser banidas da rede e perder todos os seus fãs.

  6. Sim, Luana, mas isso vai contra as regras do Facebook. As fanpages que praticam isso podem ser banidas da rede e perder todos os seus fãs.

  7. Sim, Luana, mas isso vai contra as regras do Facebook. As fanpages que praticam isso podem ser banidas da rede e perder todos os seus fãs.