Home | Negócio Criativo | Home office mais produtivo: 5 dicas práticas

Home office mais produtivo: 5 dicas práticas

Sabia que o seu humor e sua produtividade serão afetados de acordo com a maneira que organiza o seu home office? Assim como uma mesa desordenada é uma mente desordenada, uma mesa de trabalho desorganizado pode ser a fonte de bloqueios mentais desnecessários a novas ideias e soluções. Para te ajudar, separamos e dicas para tornar o seu home office mais produtivo, vem ver!

Home office mais produtivo: 5 dicas práticas

home office mais produtivo_ 5 dicas práticas

Além disso, por conta das facilidades que as novas tecnologias oferecem, é preciso estar atento para que o trabalho renda e você não se distraia e execute suas tarefas. Nem todas as carreiras podem abrir mão da presença do profissional. Mas se este não é o seu caso, veja estas dicas para fazer o trabalho em casa render ao máximo!

1. Crie um ambiente que sinalize que você está trabalhando

Quem trabalha em casa não precisa vestir roupas formais e nem bater cartão. Mas a ideia aqui é criar uma rotina para que o seu cérebro entenda que deve se concentrar no trabalho. Você pode ligar um som ambiente, pegar a lista de tarefas que tem pra fazer, tomar um café para começar o dia com energia, etc.

2. Divida as tarefas em blocos – e desligue as distrações nesse período!

Um dos maiores problemas de quem trabalha em casa são as distrações. É importante ser firme e se concentrar no que você precisa fazer para que a tarefa seja realizada no menor tempo possível e você possa aproveitar o restante do dia com outros compromissos ou mesmo cuidando da casa.

Uma técnica muito utilizada para evitar distrações é a técnica Pomodoro. Nele o trabalho é executado em blocos de 25 minutos com intervalos de 5 minutos para descansar a mente ou fazer alguma outra coisa. A cada cinco blocos, o descanso é maior: 15 minutos.

O importante é que, nesse período, você coloque toda a atenção no que tem que ser feito. Coloque o celular no modo avião, feche todas as guias que não tenham a ver com o trabalho que você está fazendo e se jogue! Nos intervalos, aproveite para ver suas mensagens, dar uma passada nas redes sociais ou levantar para se alongar e tomar um copo d’água.

3. Silêncio nem sempre é bom

Há quem goste de trabalhar com música e há quem prefira o silêncio absoluto. Ouvir um som enquanto você trabalha pode ser bom, mas pode te distrair também. O truque, aqui, é prestar atenção em como você se sai melhor. Às vezes sons da TV ou aquela música que você ama podem tirar o seu foco do trabalho e transformar uma tarefa que poderia ser resolvida em uma hora no sofrimento de um dia inteiro. Neste caso, dê preferência aos sons neutros ou música ambiente. Você está ouvindo algum som, mas ele não te distrai.

4. Cores adequadas

Usar a terapia das cores no seu home office também pode ser de grande auxílio! Tons frios, como azul e verde, estimulam a criatividade e ajudam a superar o bloqueio criativo. Tons quentes, como o vermelho, ajudam a aumentar o foco e memorizar informações. E nem precisa fazer uma grande reforma no seu cômodo. Algumas plantas, como cactos e suculentas, quadros e objetos de decoração já mudam o ambiente!

5. Móveis confortáveis e setorização

Sabemos que a tentação de trabalhar no sofá ou na cama é grande. E tudo bem fazer isso de vez em quando. Porém, para longos períodos, invista em móveis que protejam seu corpo de dores e problemas nas articulações pela falta de postura adequada. Não precisa ser nada sofisticado: uma escrivaninha na altura ideal e uma cadeira ergonômica podem fazer a diferença no seu dia-a-dia!

O que você faz para tornar o seu home office mais produtivo? Conta pra gente aqui nos comentários!

Veja também:

+ 27 Ideias de organização de home office e escritório

+ Dicas de organização para empreendedores criativos

Engenheira de produção de formação, apaixonada por empreendedorismo, DIYs, artesanato e tudo relacionado a ele. Acredita que só é feliz quem sonha grande e ao mesmo tempo é genuinamente grato por tudo que tem! Escreve aqui no Blog e também no Academia Craft Academiacraft.com.

Veja mais posts deste autor.