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Humanização da marca: por que ela é importante?

Você já ouviu falar no conceito de humanização da marca? Neste post vou te mostrar como essa estratégia pode te ajudar a criar uma conexão com seus clientes e fidelizá-los, vem ver!

Humanização da marca: por que ela é importante?

O comportamento dos consumidores atuais mudou. As pessoas não querem ser tratadas como mais um número, elas gostam de saber que são compreendidas e reconhecidas como indivíduos únicos.

Em nosso dia a dia, nós buscamos nos envolver, nos inspirar e nos conectar uns aos outros de diversas maneiras, e principalmente agora com o aumento de usuários das redes sociais. É por isso que humanizar sua marca é necessário: para ser amado por seus clientes.

Humanização da marca: por que ela é importante?
Amigurumi coração – loja Beth Takano Arte em Crochê e Cia

Como humanizar minha marca?

Mais do que a busca por produto ou serviço de qualidade com preços justos, o cliente quer comprar de uma empresa que ofereça a ele um atendimento personalizado, que tenha valores alinhados com os dele e que priorize sua experiência de compra. Confira 5 dicas práticas para humanizar a sua marca:

1. Entenda quem é seu público alvo

O primeiro passo para você se conectar aos seus clientes é definir quem é seu público alvo, ou seja, sua persona. A partir desta definição, ficará mais fácil decidir que linguagem utilizará em suas comunicações e o conteúdo que você irá produzir para interagir com seus clientes e divulgar seus produtos.
Nossa equipe criou um questionário para você definir a sua persona. Com ele você irá criar um personagem fictício usá-lo para representar o público-alvo da sua loja. Clique aqui para baixar o questionário.

2. Gere relacionamento e conexão

Após definir a sua persona, você precisará pesquisar quais são os interesses deste seu cliente. Mas não basta divulgar coisas aleatórias que possam gerar muitas curtidas. Nesta etapa é importante ser estratégico.

Ao divulgar um conteúdo relevante, ou seja, que acrescenta valor, de forma significativa, no dia a dia de seus seguidores, você aumentará as chances dos seus seguidores verem mais valor em sua marca.

Se você conhece alguma dica que poderá fazer a diferença na vida do seu público, não deixe de divulgá-la aos seus clientes. Nós temos uma tendência natural a querer retribuir àquilo ou àquele que nos gera valor de alguma forma. Mas é claro que precisamos perceber esse ato como algo espontâneo, feito de coração. Por isso suas ações devem, primeiramente, objetivar tornar a vida das pessoas mais simples e, depois, gerar algum lucro para você. Não o contrário. As pessoas sentem isso.

3. Faça perguntas e crie enquetes

A caixa de perguntas e enquetes do instagram foram criadas para trazer ainda mais dinâmica para o aplicativo. Além de trazer mais engajamento, são uma ferramenta valiosa para conhecer seus clientes e fazer pesquisas de mercado.

Elas são de fácil criação e podem ser publicadas em instantes. As chances de engajamento com esse tipo de post é alta pois o usuário está a apenas um toque na tela de votar, então, não é algo trabalhoso para ele. Além disso pessoas amam responder e participar de algo que tenha a ver com elas e terem suas opiniões levadas em consideração.

4. Mostre os bastidores de seu negócio

Todos temos curiosidade para conhecer o “por trás das câmeras”. Pessoas se identificam com pessoas e com histórias. Por isso, desperte a curiosidade e aumente o engajamento de seus clientes contando histórias e compartilhando os bastidores do seu negócio criativo. Mostre como é o seu processo produtivo, quem são as pessoas que fazem parte da sua equipe, como os produtos são montados e embalados, etc.

Dicas de conteúdo para humanização da marca:

  • Mostre coisas que te inspiram, como outros perfis do Instagram, pastas do Pinterest ou playlists de músicas que ouve enquanto cria;
  • Mostre algumas etapas sobre como os produtos são feitos;
  • Compartilhe spoilers de produtos ou coleções que irá lançar;
  • Compartilhe uma foto ou vídeo de como está a sua mesa de trabalho.

5. Conte histórias sobre coisas que não deram certo

Você já parou pra pensar que seu público pode se relacionar e se conectar muito mais quando você compartilhar sobre seus erros ao invés do seu sucesso? As pessoas tendem a se distanciar quando percebem que a outra pessoa não tem uma essência verdadeira, que buscam mostrar apenas o lado perfeito.

Tendemos a nos conectar muito mais com quem é verdadeiro, ou seja, com quem tem coragem de mostrar suas fraquezas e vulnerabilidades, mas que sabe que ao reconhecê-las, isso as tornará uma pessoa melhor.

6. Demonstre gratidão

Quando você comemorar suas vitórias, seja com o sucesso do lançamento de um produto novo, alcançar “X” seguidores no Instagram ou divulgar um feedback positivo que recebeu, por exemplo, certifique-se de agradecer às pessoas que te apoiam e ajudaram a alcançar seus objetivos. Seu público estará, inconscientemente, emocionalmente envolvido em seu sucesso. Todo mundo gosta de se sentir parte de algo maior do que eles próprios.

Veja também:

+ Qual conteúdo publicar nas redes sociais da minha marca?

+Estratégias do Instagram para divulgar o seu negócio criativo: confira as dicas

Engenheira de produção de formação, apaixonada por empreendedorismo, DIYs, artesanato e tudo relacionado a ele. Acredita que só é feliz quem sonha grande e ao mesmo tempo é genuinamente grato por tudo que tem! Escreve aqui no Blog e também no Academia Craft Academiacraft.com.

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