Home | Negócio Criativo | Agenda | I Maratona de Empreendedorismo Criativo no RJ!

I Maratona de Empreendedorismo Criativo no RJ!

oficina de empreendedorismo criativo elo7 rio de janeiro

Os Elosetters do Rio de Janeiro estão com tudo! No começo de maio o evento O Mercado foi um sucesso e teve vários expositores do Elo7 (veja aqui a cobertura completa!). No começo de junho o pessoal da Liga Elo7 RJ organizou a I Maratona de Empreendedorismo Criativo, com dois dias seguidos de palestras e oficinas focadas no nosso universo.

Não deu tempo ou não conseguiu ir? Sem problemas, o Marcelo da LPeople fez um “diário de bordo” e contou pra gente em primeira mão como foi o evento! Temos também um álbum de fotos no Flickr e um vídeo produzido em parceria com o espaço Venha Conosco Viver com Arte. Confira!

01 de junho (sexta) – primeiro dia

Encadernação artesanal com Maria Meira (manhã) – Sala A (11 pessoas)

O dia esta lindo aqui no Rio, a casa transpirava arte por todos os lados. Fui recebido pela Vera Freitas (uma das idealizadoras da casa de cultura)com sua simpatia peculiar

Maria Meira (professora de encadernação e Carioca Craft no Elo7) já tinha arrumado a sala para sua oficina, só precisei pendurar algumas bandeirinhas pois a sala principal já estava lindíssima!

Algumas meninas já chegaram, mais uma vez fui o único menino (risos)! Maria conta sua bela trajetória de vida com os cadernos e com o Elo7 e logo em seguida inicia sua aula. Foi tudo leve e contagiante, um mundo de cores, tecidos e papéis, fiquei encantado com a técnica e a didática da Maria

Pausa para um lanchinho: enquanto a cola de nossos cadernos secava, fizemos um intervalo e pudemos provar das delícias vendidas na própria casa. Quiche, bolo de chocolate e café, tudo delicioso!

Todos os alunos saíram com seus cadernos prontos, as meninas posaram para a foto felizes com sua primeira peça (eu único menino no meio novamente!)

 

Palestra Dicas de fotografia (tarde) – Sala C – Fundos (08 pessoas)

Depois da pausa para o almoço me preparei para a palestra “Dicas de fotografia”, que fui palestrante. Arrumei a sala, climatizei, liguei o monitor e esperei as primeiras pessoas chegarem.

No início da palestra, todos ficaram muito interessados e dispostos a aprender. Contamos com a ajuda dos simpáticos fotógrafos Eduardo Romeiro e Pedro Fernandes, falamos sobre fundos das fotos, produção, cuidado com as fotos e acabamos dando uma fugidinha por outros temas também

Demos uma pausa para o café e logo depois iniciamos uma dinâmica com todos fotografando suas peças. Montei um estúdio fotográfico com caixa de papelão (você pode ver como montar o seu em casa aqui no blog, clique aqui) e pudemos bater umas fotos dentro dele e outras fora, mais uma vez a ajuda dos fotógrafos foi indispensável.

Finalizamos vendo as fotos tiradas e dando dicas pra fotografar bolsas, anéis e outras peças, depois ficamos batendo um papinho descontraído no café

 

Oficina boneca móbile – Papietagem com Vera Freitas (04 pessoas)

Tintas coloridas, arames papéis, quem olhava a mesa assim não tinha ideia das bonecas lindas que seriam feitas nesta oficina.

empreendedorismo criativo maratona elo7 oficina bonecas

A Vera mostrou muita habilidade com as mãos torcendo e cobrindo arames com papel. Aos poucos os corpinhos foram tomando forma, carinhas alegres de cabelos coloridos, estava tão divertido que quando nos demos conta as bonecas estavam prontas!

Foi muito bom ver a alegria no rosto das meninas na hora da foto com as bonecas, e assim terminamos nosso primeiro dia de maratona.

empreendedorismo criativo maratona elo7 oficina bonecas

 

02 de junho – segundo dia – Sábado


Caixas forradas com Wanessa Alves (Manhã) – Sala A (04 pessoas)

O sábado estava tão lindo quanto a sexta! Com seu sorriso estampado no rosto – sua marca registrada-, Wanessa (Marias Criativas) chegou cedo e foi logo arrumando as caixas pra oficina, caprichosa e detalhista já trouxe as caixas pintadas por dentro, assim os alunos se dedicaram a técnica de forrar as caixas

oficina empreendedorismo criativo elo7 rio de janeiro caixas

Tecidos delicados e com tons pastéis deram o toque nas peças, as alunas se divertiram muito e a aula foi bem descontraída. No final da oficina mais 4 alunas felizes com suas peças prontinhas e todas nos pedindo outra oficina de forração de caixas!

oficina empreendedorismo criativo elo7 rio de janeiro caixas

 

Mosaico – porta retratos com Marcello Dutra (Manhã) – Sala B (05 pessoas)

Minha oficina de mosaico aconteceu simultaneamente à aula de forração. Das oficinas foi a turma com mais meninos, 3 no total.

Começamos quebrando nossos azulejos e aproveitando pra conhecer todos melhor, no meio de tantos pedacinhos e histórias de lojinhas no elo7 os porta-retratos foram montados. Trabalhar com mosaico é, antes de tudo, um exercício constante de criatividade.

oficina empreendedorismo criativo elo7 rio de janeiro mosaico

No final um cafezinho e mais uma foto com todos os porta-retratos prontos!

A casa é arte pura pois enquanto dentro da casa aconteciam as oficinas, no jardim a Vera reformou e pintou um banco de obra que ela colocou na frente da casa. Ficou lindo!

oficina empreendedorismo criativo elo7 rio de janeiro mosaico

Encadernação artesanal com Maria Meira (Tarde) – Sala A (04 pessoas)

Como era de se esperar, Maria repetiu o sucesso de sexta. A turma estava menor mas a energia era a mesma!

 

Oficina de Patchworck com Nelly Coelho (Tarde) – Sala B (02 pessoas)

Simultâneo a encadernação a oficina de patchwork começou bem no horário, a mesa mais uma vez foi invadida por tecidos de várias estampas que antes de iniciarem o trabalho foram devidamente combinados entre si.

oficina empreendedorismo elo7 patchwork

Depois de unir todos os pedaços com linha e agulha, muito papo rolando e o bloco Romano foi ficando pronto e mais uma técnica ensinada na maratona

 

Mídias sociais – Embalagens Criativas com Marcello Dutra e colaboração de Vera freitas (Tarde) – Sala C (06 pessoas)

A primeira parte da palestra foi sobre mídias sociais, twitter, facebook, instagram e o mais novo: Pinterest. As principais dúvidas foram como divulgar suas lojas na internet, principalmente no facebook. Algumas dúvidas referentes às lojas no Elo7 também foram esclarecidas. Muito bom sair um pouco do mundo virtual e poder ver quem faz os produtos por trás das lojas do Elo7!

oficina empreendedorismo elo7 patchwork mídias sociais

Um intervalo de 15 minutos para o café e a sala já estava modificada esperando todos voltarem, com a participação da Vera Freitas dando dicas de embalagens. Demos opções de vários tipos de papéis, fitas e sementes para diferenciar as embalagens.

Os produtos de cada lojista foram tratados individualmente pois precisavam de cuidados diferenciados, todos conseguiram despertar a criatividade em embalagens lindas e funcionais!

*********

Fechamos a maratona com mais um cafezinho na sala da frente com um gostoso som ao fundo da banda que ensaiava no estúdio de gravação, num lugar rodeado de arte e inspiração! Esperamos mais participantes nas próximas edições, todos os elosetters são bem vindos!

Depoimento por: Marcello Dutra (LPeople)

Sobre Elo7

Somos um time que é apaixonado por tudo que é criativo e feito à mão. Aqui no blog, trazemos dicas diárias para inspirar e ajudar no seu negócio criativo! Também organizamos oficinas e encontros em todo o Brasil. Conheça o Elo7!

Veja mais posts deste autor.