Home | Negócio Criativo | Desenvolva seu Negócio | Identidade visual: construa a sua

Identidade visual: construa a sua

ID-fabi

No recente post sobre marca d’água, sugerimos como alternativa ao uso dela a construção da identidade visual da sua loja.

Mas o que é a identidade visual?

A identidade visual é um conjunto de elementos que tornam fácil a identificação de uma marca, ou até mesmo de uma ideia. Quando você bate o olho e já identifica de cara a marca, sem nem sequer precisar ler o seu nome, isso significa que você memorizou a marca em sua mente, e então, certamente a identidade visual daquela marca está sendo bem trabalhada.

Quer um exemplo prático? Pense em uma marca de sabão em pó, qual é a primeira que visualmente vem em mente? Provavelmente pensamos na mesma marca! Partindo deste exemplo, fica fácil compreender e a importância da construção da identidade visual.

Por que é importante trabalhar a identidade visual da minha marca?

Como a própria terminologia diz, ela será a identidade de sua loja e exprimirá suas ideias, o comportamento de sua marca, e pode até influenciar no seu público alvo. Um bom visual cativa o cliente e fará com que ele memorize sua marca, além de passar a ideia de profissionalismo e solidez da marca.

E o que levar em conta na construção da identidade visual?

Primeiramente, veja sua marca como se fosse uma pessoa, tente identificar como seria ela (ou ele!) e sua personalidade (faremos em breve um exercício para ajudá-la nessa tarefa). Faça a si própria também algumas perguntas, como:

Quem é meu público-alvo?
Como eu quero me comunicar com ele?
Quais elementos combinam com minha linha de produtos?
Como eu posso traduzir minha essência?
Como conectar minha marca ao meu público-alvo?

A partir das respostas, você  terá um norte para construir a identidade visual de sua marca.  Para ajudá-la a nessa tarefa, reunimos algumas dicas valiosas, veja só:

Venda o livro pela capa

O visual de sua loja deve representar a essência da sua marca. E por que não transmitir também a essência do criador? Transmita sua dedicação e até mesmo sua personalidade na identidade visual de sua loja.

ID-baoba-pb-novo

Histórias sem palavras

As imagens devem transmitir, além da essência da marca, a história da criação, a funcionalidade do produto… Este talvez seja um dos exercícios mais difíceis de praticar, mas o resultado é incrível!

id-meninodeoutrora-novo

Padronize a linguagem visual

Isso significa que suas fotos devem ser sempre com o mesmo fundo ou com os mesmos elementos? Definitivamente não! Mas é importante definir uma paleta de cores ou uma linha de elementos para que a identidade visual de sua marca seja coesa.

ID-scrapisa-pb-novo

Contextualize, mas não complique

A contextualização das imagens deve ajudá-la na construção da identidade visual de sua marca, porém, sem esquecer que o foco principal deve estar no produto. Aproveite também para explorar as 5 fotos que você pode cadastrar por produto e coloque também as opções de uso do objeto ;)

Produtos que conversam

O processo de criação da identidade visual está intimamente ligado ao estilo de suas criações e é super importante que os produtos de sua loja tenham uma conexão.
Geralmente o artesão é multitécnicas, e isso é ótimo! Se for seu caso, tente criar essa conexão dos produtos (por exemplo: roupas de bebê + lembrancinhas de maternidade). Agora, se você produz – por exemplo – cerâmica e tricô, ou linha bebê e bijuterias, talvez seja difícil conectar técnicas e produtos que tenham públicos e utilidades tão distintas. Considere nesse caso abrir outra loja no Elo7, específica para tal técnica. Assim sua marca e identidade visual ficarão mais coerentes ;)

ID-casadalavanda-novo

Viu só como a identidade de sua loja vai muito além do banner, logo e fachada? Ela também está diretamente relacionada às imagens de seus produtos, além de outros elementos, como cartões de visita e outros impressos. Construir a identidade visual da marca não é uma tarefa fácil, tampouco rápida, mas o resultado vale a pena!

E você, já está construindo a identidade de sua loja? Se já está, ficamos curiosos! Compartilhe o link de sua loja para espiarmos =D

*Imagem de abertura do post: Ateliê Dona Idalina, moringa Design by Fabi, BaobáMenino de Outrora, ScrapisaCasa da Lavanda

Nutricionista de profissão e crafter de coração. Mãe da Maria Alice. É boa de garfo, coleciona chocolates (na barriga, claro), ama música, podcasts e não resiste a um garimpo de decor (espia no @adecoradeira!). Sempre indecisa, na dúvida acaba levando os dois.

Veja mais posts deste autor.