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Identidade visual: construa a sua

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No recente post sobre marca d’água, sugerimos como alternativa ao uso dela a construção da identidade visual da sua loja.

Mas o que é a identidade visual?

A identidade visual é um conjunto de elementos que tornam fácil a identificação de uma marca, ou até mesmo de uma ideia. Quando você bate o olho e já identifica de cara a marca, sem nem sequer precisar ler o seu nome, isso significa que você memorizou a marca em sua mente, e então, certamente a identidade visual daquela marca está sendo bem trabalhada.

Quer um exemplo prático? Pense em uma marca de sabão em pó, qual é a primeira que visualmente vem em mente? Provavelmente pensamos na mesma marca! Partindo deste exemplo, fica fácil compreender e a importância da construção da identidade visual.

Por que é importante trabalhar a identidade visual da minha marca?

Como a própria terminologia diz, ela será a identidade de sua loja e exprimirá suas ideias, o comportamento de sua marca, e pode até influenciar no seu público alvo. Um bom visual cativa o cliente e fará com que ele memorize sua marca, além de passar a ideia de profissionalismo e solidez da marca.

E o que levar em conta na construção da identidade visual?

Primeiramente, veja sua marca como se fosse uma pessoa, tente identificar como seria ela (ou ele!) e sua personalidade (faremos em breve um exercício para ajudá-la nessa tarefa). Faça a si própria também algumas perguntas, como:

Quem é meu público-alvo?
Como eu quero me comunicar com ele?
Quais elementos combinam com minha linha de produtos?
Como eu posso traduzir minha essência?
Como conectar minha marca ao meu público-alvo?

A partir das respostas, você  terá um norte para construir a identidade visual de sua marca.  Para ajudá-la a nessa tarefa, reunimos algumas dicas valiosas, veja só:

Venda o livro pela capa

O visual de sua loja deve representar a essência da sua marca. E por que não transmitir também a essência do criador? Transmita sua dedicação e até mesmo sua personalidade na identidade visual de sua loja.

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Histórias sem palavras

As imagens devem transmitir, além da essência da marca, a história da criação, a funcionalidade do produto… Este talvez seja um dos exercícios mais difíceis de praticar, mas o resultado é incrível!

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Padronize a linguagem visual

Isso significa que suas fotos devem ser sempre com o mesmo fundo ou com os mesmos elementos? Definitivamente não! Mas é importante definir uma paleta de cores ou uma linha de elementos para que a identidade visual de sua marca seja coesa.

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Contextualize, mas não complique

A contextualização das imagens deve ajudá-la na construção da identidade visual de sua marca, porém, sem esquecer que o foco principal deve estar no produto. Aproveite também para explorar as 5 fotos que você pode cadastrar por produto e coloque também as opções de uso do objeto ;)

Produtos que conversam

O processo de criação da identidade visual está intimamente ligado ao estilo de suas criações e é super importante que os produtos de sua loja tenham uma conexão.
Geralmente o artesão é multitécnicas, e isso é ótimo! Se for seu caso, tente criar essa conexão dos produtos (por exemplo: roupas de bebê + lembrancinhas de maternidade). Agora, se você produz – por exemplo – cerâmica e tricô, ou linha bebê e bijuterias, talvez seja difícil conectar técnicas e produtos que tenham públicos e utilidades tão distintas. Considere nesse caso abrir outra loja no Elo7, específica para tal técnica. Assim sua marca e identidade visual ficarão mais coerentes ;)

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Viu só como a identidade de sua loja vai muito além do banner, logo e fachada? Ela também está diretamente relacionada às imagens de seus produtos, além de outros elementos, como cartões de visita e outros impressos. Construir a identidade visual da marca não é uma tarefa fácil, tampouco rápida, mas o resultado vale a pena!

E você, já está construindo a identidade de sua loja? Se já está, ficamos curiosos! Compartilhe o link de sua loja para espiarmos =D

*Imagem de abertura do post: Ateliê Dona Idalina, moringa Design by Fabi, BaobáMenino de Outrora, ScrapisaCasa da Lavanda

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Nutricionista de profissão e crafter de coração. Mãe da princesa Maria Alice. É boa de garfo, ama música e não resiste a um garimpo de decor. Cria os acessórios da Flor de Cris e da A Decoradeira. Sempre indecisa, na dúvida acaba levando os dois.

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33 comentários

  1. Marcela Stump

    Adorei o post, Cris! Exemplos ótimos e muito legal a forma simples que abordou a construção da identidade!

  2. Oi! Eu fiz a identidade da loja logo que abri. Não sei se é ideal, mas o trabalho é contínuo, eu penso. Procuro fazer fotos simples e somente do produto mesmo.
    Vejam lá! Sejam bem vindos! https://www.elo7.com.br/une
    Um abraço,
    Olinda

    • Cris Oliveira

      Oi Olinda! Sua loja e produtos são fofos =D É bem bacana criar uma linha consistente na forma de fotografar seus produtos. Dessa forma, você está no caminho certo da construção de sua identidade visual!

      Outro abraço =D

  3. Cris obrigada por lembrar de mim, saudades.

    • Cris Oliveira

      Isa, sua loja é linda e bem coesa, não podia ficar de fora! Sucesso sempre =)

  4. Muito legal esse post. Direto ao assunto e com dicas ótimas! Eu criei a minha identidade a partir de um trabalho que fiz e acredito que traduz bem meus trabalhos: simplicidade mas com um “algo” a mais. E é claro, cores, muitas cores! Obrigada pelas constantes ajudas através desses posts.Abraços

  5. Oi, Cris! Sou jornalista por formação e artesão de coração! As dicas de vocês são sempre úteis. Criei minha loja recentemente na Elo7. Ainda estou engatinhando por aqui, mas estou muito feliz por fazer parte dessa comunidade criativa! O link da minha loja é https://www.elo7.com.br/ateliecaldaspina. Espero uma visita sua lá! Agora, vou correr visitar seu espaço. Grande beijo!

  6. Cris, adoraria receber sua opinião!!!! Estou tentando dar uma pincelada melhor nas fotos e muitas vezes me perco no caminho ;)
    Se puder conferir, vou adorar!
    http://www.elo7.com.br/magiadaterra
    Obrigada pelo maravilhoso post!
    Beijos
    Lu

    • Cris Oliveira

      Lu, suas imagens e produtos reforçam bem a essência de sua marca, e isso é ótimo! Ponto para os filtros dos sonhos fotografados em ambiente natural, ficaram lindos! <3

      • Cris,
        Obrigada demais por sua opinião sobre minha loja e identidade visual. Agradeço de coração e sinto-me mais inspirada para continuar melhorando.
        Um beijo grande e parabéns pela matéria, mais uma vez
        Lu

  7. Cris,

    Tem muita gente boa que é expert na sua técnica, mas não sabe como criar toda a identidade visual para a loja. Principalmente porque não estamos falando só de logo e banner, como você bem disse!
    Sabe que eu tinha a Banana Cazza, né? Dai, muitas amigas me pediam para ajudar com as fotos e com a identidade visual.
    Dai, baseada em Plano de Negócios, em minha formação em designer, em todos os estudos sobre empreendedorismo, e em minha experiência com a Banana, resolvi vender a Banana e me dedicar a criação de Identidade visual para crafters!
    Acho tão importante quanto o próprio produto!

    Posso colocar o link aqui?
    http://www.elo7.com.br/joludwig

    Como sempre, seu post está ótimo!
    Parabéns, linda!

    Bjinhos.

    Jo

    • Cris Oliveira

      Jo, que ideia bacana oferecer essa possibilidade para os vendedores que precisam de uma ajuda na hora de criar a identidade visual! Essa não é uma tarefa nada fácil e certamente com uma ajuda extra tudo fica mais fácil! Sucesso nessa nova empreitada! E sucesso para seus clientes/vendedores também! =*

    • Joana, eu achei muito legal seu novo trabalho, aliás vou olhar com muito carinho <3, mas sabe que fiquei triste… vou mudar esse ano e estava louca pra comprar um varal de corações rsrs, bom te desejo muito sucesso!! bjs

  8. Gostei da frase ..Geralmente o artesão é multitécnicas,com isso estamos somando as bijús com outros materiais…caixa mdf pintadas para porta bijús…assim abrindo outra opção dentro da própria loja…

  9. Tive bastante trabalho mas sempre com uma ideia fixa ao criar a minha identidade. Conforme os anos vão passando sempre procuro deixá-la mais clena. Acredito que eu esteja passando o recado e o carinho que tenha pelo o que faço. :)
    http://www.elo7.com.br/flordecheiro

    • Cris Oliveira

      Michele, tenha certeza que seu trabalho valeu a pena, pois sua loja está linda e você consegue mesmo transmitir nas suas imagens o carinho e dedicação de sua produção =D

  10. tenho um looooooooooooooooooooooongo caminho pela frente rsrs..muito arroz e feijão pra comer ainda…adoro dicas assim, me ajudam muito…
    só um detalhe fui xeretar a loja baobá (achei incrivel) e o link nos créditos está errado. bjs

  11. Esse tem sido um dos pontos mais complicados para mim… Como ainda não consigo dispor do trabalho de um profissional, que seria o ideal, venho buscando os caminhos eu mesma e sei que ainda estou no início, com muito a melhorar, mas eu chego lá.
    Obrigada pelo post super didático.

    Bjos

    https://www.elo7.com.br/donnarita

  12. Perfeito Cris! Aos poucos vou mudando as fotos dos produtos na loja com minha identidade. Obrigada equipe Elo7 por compartilhar cada vez mais conosco… Parabéns pelos 6 anos! E eu 5 anos com vocês! Bjs

    Regina Moreira – O Girassol Laranja

  13. Adorei o conteúdo deste post! Super bem explicado. Abração

  14. Isabel Cristina

    Nossa, a identidade visual está muito bem explicada e ilustrada, dá uma rasteira nas minhas aulas no Curso de Comunicação Social da universidade. Isso é que é didática e conhecimento do tema.

  15. Cris… amei sua matéria!! Parabéns!!
    Como a maioria das pessoas que compram comigo, compram para presentear alguém querido, mudei minha identidade visual recentemente baseado nisso, no ato de presentear e surpreender quem se ama =) dá uma olhadinha lá https://www.elo7.com.br/artcharm e me diga o que achou!
    Bjao

  16. Olá, realmente não é uma tarefa fácil construir uma uma identidade visual,
    mas é uma delícia porque é sempre um aprendizado…
    E nós estamos aqui na luta rsrs :)
    Elo7.com.br/questaodeafeto

  17. Aprendi muito com todos os posts sobre o assunto e há algum tempo pedi pra um designer me dar um up. Adorei o resusltado. minha loja: Flor de Tule flordetule.elo7.com, passa lá!

  18. Achei a matéria interessante, mas me incomoda um pouco a forma com que o Elo7 vem trabalhando com sua comunidade de profissionais criativos. Eu sou formada em administração de empresas, trabalho na área e tenho o atelier desde 2008. Lógico que a cada dia eu aprendo coisas e melhorei demais nesse tempo todo, mas creio que o Elo7 tenta sempre igualar todos nós. Quer o mesmo estilo em todas as lojas, quer que todos se pareçam. Não concordo com esta política e vejo que quem não segue a linha não tem produto divulgado, não tem post no blog e por aí vai. Podem usar todas as justificativas de marketing para me convencer, mas também estudei marketing e sei que as coisas não são bem assim como vocês escrevem.
    Minha loja tem na borboleta o símbolo principal. Primeiro porque ela representa a transformação no belo, como fazemos com materiais diversos, e segundo porque ela está sempre próxima às flores e é o que faço desde o início, flores de tecido.
    Gosto de diversificar e não quero ter de administrar três ou quatro lojas diferentes dentro do portal. Até aqui não tive problemas com isso. Faço o que me dá na telha, o que tenho a inspiração naquele momento, não quero me sentir engessada.
    Desculpe discordar, mas alguém tem que fazer esse papel, senão o diálogo não acontece.
    Abraços.

    • Cris Oliveira

      Jaqueline, ao contrário, nosso intuito é valorizar os produtos fora de série, o artesão fora de série, que faz trabalhos únicos, e não igualar todos num mesmo patamar! Passamos aqui no blog dicas para os vendedores e não queremos todos iguais, cada um tem sua essência, sua personalidade, e isso foi enfatizado no texto. A identidade visual da loja deve refletir a essência de cada criador. A sugestão de dividir os segmentos é pensando em melhorar a experiência de compra. Mas note, é apenas uma sugestão, não é uma regra! É ótimo ser multi-técnicas, e não é porque você não vai aplicar a segmentação que você vai deixar de vender, certo?
      Um abraço.

  19. Olá Cris
    Olá Cris!
    Que difícil tudo isso, hein? rsrsrs Eu sou originalmente de uma área bem diferente, estudei Química e trabalhei muito tempo na área comercial ligada a laboratórios. Aí resolvi mudar geral e parti para o artesanato… Me apaixonei, claro! E agora estou tentando ganhar dinheiro!!! Montar a identidade visual pra mim é complicado pois estou aprendendo a usar softwares de imagem, tentar tiras fotos com melhor qualidade, administrar ADWords, Facebook, Elo7, etc, etc… Ufa! Mas acho que estou no caminho certo, mas ainda preciso melhorar muito! Se puder, dê uma olhada na minha loja e dê suas críticas e sugestões! Serão muuuuito bem-vindas!
    Obrigada e um abraço,
    Samára

    • Cris Oliveira

      Olá Samára!

      Você está sim no caminho certo! O importante é buscar uma coesão entre as fotos dos produtos, e suas últimas fotos já mostram que você está em busca de criar sua identidade visual. Cuidado apenas com o fundo de tecido, pois se ele está um pouquinho amassado, aparecerá na foto ;)

      Um abraço!