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Ikigai: como transformar uma paixão em um negócio criativo e próspero

Você já ouviu falar sobre o termo japonês Ikigai? Neste post vou contar a sua origem, o que ela significa e como você pode usá-la como estratégia para transformar sua paixão em um negócio criativo próspero!

Ikigai: como transformar uma paixão em um negócio criativo e próspero

Ikigai: como transformar uma paixão em um negócio criativo e próspero
Caixa Carpas – loja A2atelier

Qual a origem e significadodo termo Ikigai?

Okinawa é uma ilha do Japão conhecida por ter por ter uma das maiores populações de centenários, valor bem acima da expectativa de vida média, até mesmo para os padrões japoneses. Muitos acreditam que um dos fatores que explicam esses números é a tradição de criar vidas produtivas e pessoalmente significativas para si mesmos.

Ikigai é o nome dado à essa sensação de viver uma vida com propósito e que proporcione a satisfação pessoal.

 Como encontrar seu Ikigai?

O Ikigai é composto pela intersecção dos 4 pilares abaixo:

1. O que você ama fazer

Faça uma lista de tudo o que você ama fazer: seus hobbies, atividades que quando faz, perde a noção do tempo, coisas que te empolgam.

2. No que você é bom

O Ikigai não se resume à ideia de apenas “fazer o que você ama” e todo o resto estará resolvido. Na verdade, fazer apenas o que você ama não é suficiente para determinar que seremos referência no que realizamos. Você precisa ser muito bom nisso também. Para isso, liste os seus talentos, seus pontos fortes, os assuntos e habilidades que você realmente domina;

3. O mundo precisa de alguma coisa que você pode oferecer

Quais problemas você gostaria de resolver? De que forma você pode trazer resultados positivos ao mundo?

4. De que forma você pode ganhar dinheiro

Através das respostas às perguntas anteriores, pense em como você poderia capitalizar o seu trabalho.

9 perguntas para te ajudar a encontrar seus pilares

Para compreender como os pilares são interligados, você pode refletir sobre as respostas às seguintes perguntas:

1. O que te move como criativo? Por que você resolveu começar este negócio? Em que você acredita?

2. Nessa sua atividade, o que você faz tão bem que mal te dá trabalho?

3. Quais são as coisas que você faz melhor que os outros?

4. Qual técnica ou ferramenta você domina melhor do que os demais?

5. Se sua marca fosse uma pessoa, como você a descreveria?

O que interessa aos outros:

6. Como você pode encantar seus clientes com o que você faz?

7. Como tornar a vida dos seus clientes melhor?

8. O que você pode fazer melhor que seus potenciais concorrentes?

9. Como você pode ajudar outras pessoas ou gerar algum benefício com o seu trabalho?

Que combinações únicas você pode criar misturando suas paixões, habilidades, conhecimentos e o que interessa aos outros? Esta é a base para você construir um diferencial: uma marca que ao mesmo tenha um pouco de você, reflita quem você é, seus propósitos de vida e que também produza um valor real para as outras pessoas.

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Engenheira de produção de formação, apaixonada por empreendedorismo, DIYs, artesanato e tudo relacionado a ele. Acredita que só é feliz quem sonha grande e ao mesmo tempo é genuinamente grato por tudo que tem! Escreve aqui no Blog e também no Academia Craft Academiacraft.com.

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