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Importância da marca para o sucesso da sua loja

Importância da marca para o sucesso da sua loja

Você sabe qual é a importância da marca para o sucesso da sua loja? Muitos pequenos empreendedores não se preocupam com o assunto “Marca”, pois acham que isso é importante somente para grandes empresas ou para negócios corporativos.

A verdade é que todo o negócio, independente do seu tamanho, precisa ter uma marca responsável para representar sua identidade, independente do seu tamanho. Quando falo de identidade do negócio, não me refiro somente a questão visual ou de design, a “Sua Marca” vai além disso, ela representa o que você é e no que acredita. Vamos, então, analisar alguns pontos para você desenvolver e implementar em sua loja para ter uma marca de sucesso.

1. Tenha uma História
É por meio de sua história de vida e profissional que as pessoas conhecerão quem você é e criarão uma conexão com seu trabalho. Todos nós temos uma história e contá-la nada mais é do que compartilhar o que somos e no que acreditamos. Indico que você leia esse post do Fernando Oliveira.

2. Divulgue seus valores
Fale sobre os valores e princípios que você vive e acredita. Todos nós compartilharmos aquilo que gostamos, logo, se eu me identifico com os seus valores ou com os princípios de sua marca, irei compartilhá-la também.

3. Cuide de seus canais de comunicação
Em tempos de internet as pessoas querem contribuir, comentar e opinar. Então, não se esqueça de sempre responder as dúvidas, sugestões e (principalmente) reclamações.
As pessoas esperam ser prontamente respondidas, portanto, se não o fizer irá prejudicar sua marca (imagem), não só perante àquela pessoa específica, mas a todos os outros visitantes.

4. Capriche no Pós Vendas
Conforme falei nesse post, muitos artesãos acreditam que o processo de vendas acaba após a entrega do produto e esquecem de fazer um trabalho de pós-venda.
Tenha em mente que o cliente é seu principal parceiro e ele divulga sua marca, mesmo que indiretamente, para conhecidos, amigos e familiares. Clientes satisfeitos tendem a voltar e criam um interesse maior pela marca, portanto trate bem seus clientes investindo seu tempo em um trabalho de relacionamento pós-vendas.

5. Invista em seu negócio
Quando falo em investir, quero falar sobre investimento no seu negócio como um todo. Invista em equipamentos, matéria-prima, divulgação, capacitação, aprendizado e também, identidade visual (logo, cores, banner, etc) para comunicar o que sua marca representa.

Esses são alguns passos, nos quais se você trabalhar de forma contínua e consistente, irão te ajudar a tornar a sua marca e seu nome mais conhecidos.

A importância da marca para o seu negócio criativo é muito grande e pode ser um grande diferencial! Se você tiver mais dicas que utiliza em sua loja, compartilhe aqui nos comentários!

Imagem da capa: Logomarca Além da Imagem – Layout para Blog

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Eder Machado empreendedor digital, idealizador do ArtesCON e criador do blog Como Vender Artesanato. Seu blog e cursos têm ajudado vários criativos e artesãos a desenvolverem um negócio rentável através das artes manuais.

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2 comentários

  1. ola bom dia ! realmente tudo que esta falando sobre investir na propaganda é maravilhoso ,tenho uma pequena lojinha de artesanatos em vidro e em gesso ,todos os meus trabalhos são pintados a mão não uso decopagem ou adesivos ,sei que são peças bonitas e exclusivas ,mas não consequi documento que precisava para funcionamento pois a lojinha esta na garagem da minha casa ! um lugar muito movimentado mas sinto que falta pelo menos um banner ,me ajudem o que devo fazer sera que posso colocar um banner mesmo sem esta com a documentação ?obrigada abraços

  2. Olá! Muito bom texto, excelentes dicas, Eder! Se seu negócio não tem uma identidade seus clientes esquecerão mais facilmente de sua empresa, produto ou serviço. Pra divulgar é necessário ter uma logomarca, uma identidade visual. A marca é a identidade de uma empresa e a divulgação é o que faz o negócio ficar conhecido. Investir nesse 2 itens é um passo primordial para o desenvolvimento de uma empresa próspera… Nesses últimos 4 anos tenho desenvolvido vários projetos com minha marca/loja, sempre ressaltando a importância dos itens citados no texto a todos que utilizam os serviços do Atelier Linda Lelê( https://www.elo7.com.br/atelierlindalele ).