Home | Negócio Criativo | Desenvolva seu Negócio | Infoprodutos: Ensine sua técnica de artesanato

Infoprodutos: Ensine sua técnica de artesanato

Infoprodutos: Ensine sua técnica de artesanato

No último post que escrevi aqui, falei sobre a oportunidade que o mercado de ensino e conhecimento representa para todo artesão e profissional das artes manuais. Agora, quero dar continuidade mostrando alguns formatos que você pode usar infoprodutos para ensinar sua habilidade artesanal e ajudar outras pessoas com sua experiência. Também mostrarei as vantagens de usar a internet para ensinar artesanato através de PAPs, vídeos aulas, eBooks e apostila digital.

Caso não tenha lido a primeira parte desse post, sugiro que clique aqui e leia antes de iniciar este.

Conhecendo um infoproduto

Chama-se infoproduto todo o produto baseado na transmissão de informação através dos meios digitais, ou seja, eBooks, PAPs, etc.  Pelo fato de ser digital e usar a internet, um infoproduto possui algumas vantagens interessantes com relação maneira tradicional de ensino.

Não há barreiras geográficas

Com a internet as barreiras geográficas foram eliminadas. Hoje é possível interagir, em tempo real com pessoas em qualquer lugar do planeta, possibilitando o acesso ao conteúdo independente de onde ela esteja. Sem a internet, os workshops e cursos estão, geralmente, limitados aos grandes centros urbanos.

Grande Escala

Um infoproduto, é um produto digital, portanto, não existe limitações físicas como a quantidade de pessoas que cabem em um atelier ou sala de curso. Na internet, uma aula pode ser ministrada para 10 ou 1000 pessoas. Essa característica, possibilita trabalhar em grande que escala, pois os custos são praticamente nulos, quando comparados com a estrutura necessária para uma aula com vários alunos.

Automatização

Na internet quase tudo pode ser automático. Por exemplo, uma apostila digital ou eBook pode ser entregue instantaneamente após a aprovação do pedido. Isso enriquece a experiência do cliente e otimiza o tempo do profissional, pois ele não precisará se preocupar com questões de deslocamento e logística para entrega do produto.

Existem vários formatos de infoprodutos, que podem ser divididos em:

  • Tipo “impressos”: são infoprodutos que podem ser impressos ou consumidos no tablet, smartphone ou computador. Nessa categoria encontra-se os Ebooks, Apostilas, moldes e PAPs.
  • Tipo “vídeo”: são os infoprodutos que envolvem vídeos, ou seja, aulas online, vídeos gravados, aulas ao vivo via ferramentas de teleconferência como o Skype ou Hangout do Google, screencast (gravação da tela do computador) ou slidecast (gravação de slides).

Passos para iniciar

1 – Procure identificar um nicho de atuação;

2 – Escolha o público de seu infoproduto;

3 – Defina o formato do seu material. Apostila? Molde? Vídeo?

4 – Produza o material.

5 – Publique o material na sua loja

6 – Divulgue seu material(Redes sociais, destaque, amigos, etc)

Gostaria de saber o que você achou desse post. Coloque nos comentários sua opinião, dúvidas ou perguntas.

*Dentro de alguns dias, liberarei um treinamento gratuito sobre como você pode ensinar sua técnica e usar a internet para divulgar e vender cursos, ebook´s, apostilas e PAP´s. Para saber mais acesse aqui.

Sobre Elo7

Somos um time que é apaixonado por tudo que é criativo e feito à mão. Aqui no blog, trazemos dicas diárias para inspirar e ajudar no seu negócio criativo! Também organizamos oficinas e encontros em todo o Brasil. Conheça o Elo7!

Veja mais posts deste autor.