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Inovar é sempre bom, mas antes planeje-se!

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Inovar definitivamente não é problema para as pessoas criativas. Elas funcionam como uma chaleira, borbulham e transbordam de ideias e pensamentos, o desafio é dar ordem a estas ideias. Qual ideia priorizar? Como analisar os riscos de cada uma? Será que há um mercado pra esta ideia? Como transformar isso em um negócio? Quem vai comprar e por quê? Por onde eu começo?

Estas são as questões que tiram o sono dos criativos. E estou aqui hoje para te contar uma coisa reconfortante: planejamento não precisa ser um bicho de sete cabeças. Dá sim para organizar as suas ideias sem sofrimento ou ao menos sem achar que você precisa ter todas as respostas prontas para começar. A chave é saber fazer as perguntas certas para você organizar sua ideia e começar a pensar nelas do ponto de vista de um negócio.

Quer conhecer algumas dessas perguntas que você não pode deixar de responder? Conheça logo a seguir o Plano de Negócio de Uma Página – uma ferramenta que usamos no nosso curso online e que eu trago, aqui, um resuminho para você. Use as perguntas para te orientar no planejamento do seu próximo projeto.

  1. O que você vende?

Procure responder focando na sua solução. O que seu produto ajuda a resolver? Que valor ele agrega a vida do seu cliente? Por exemplo: “Ajudo as pessoas a deixarem a cozinha mais criativa por meio de panos de pratos divertidos”. As pessoas compram o benefício por trás dos produtos e serviços.

  1. Quem vai comprar e por quê?

Quem é seu público? Que características e necessidades o definem? Por exemplo, sabemos que mulheres criativas que buscam maior flexibilidade de horários buscam nossos cursos para ajudá-las a empreender. Quanto melhor for seu entendimento das características e necessidades do seu público melhor será sua forma de comunicar, vender e fidelizar seu público.

  1. Como sua ideia/projeto/produto se diferencia dos outros?

O que há de único na sua oferta ou na maneira como você oferece seus produtos? Por que as pessoas compram de você e não de outros? Esse é o diferencial do seu negócio.

  1. De que forma será sua receita?

Quanto você cobrará? De que maneira venderá seu produto/serviço? Existe alguma outra forma de lucrar com esta mesma ideia? Por exemplo, você pode produzir artigos sob encomenda, pode também vendê-los prontos e pode ainda ensinar outras pessoas a criá-los (com cursos ou oficinas). São formas de diversificar sua receita.

  1. Como os clientes ficarão sabendo do seu negócio?

Como você pretende atrair seu público? Será uma comunicação direta? Pela internet? Usará redes sociais? Neste ponto é importante definir as ações e canais onde seus clientes estejam familiarizados. Por exemplo, para quem trabalha com produtos de decoração, as redes Pinterest e o Instagram, que são mais visuais ajudam o cliente e entender o produto contextualizado em algum ambiente. Fotos boas, nesse caso, são fundamentais.

  1. Como você medirá o sucesso?

O que é sucesso para você? É importante definir suas próprias métricas de sucesso. Defina pequenas metas, como “obter ao menos x clientes nos primeiros x meses”. Isso ajudará a validar suas ações e mudar a rota, fazer ajustes quando necessário.

  1. Quando irá lançar? Quais são as datas-chaves do projeto?

Planejamento sem prazo não funciona, concorda? Agora que você já tem uma boa ideia de como você pode dar os primeiros passos, liste as principais etapas e tarefas que você precisa fazer para que este projeto aconteça. Para cada etapa-chave defina uma data de conclusão. Ao organizar sua lista de tarefas do dia, escolha a próxima tarefa que você pode fazer ainda hoje. Se a tarefa estiver grande demais, quebre-a em ações ainda menores.

Agora, você já tem um plano para começar e modelar suas ideias e inovar de forma planejada. O que você achou? Qual sua maior dificuldade na hora de planejar? Conta pra mim nos comentários :)
Beijos e até a próxima dica.

Imagem da capa: Colar Tão Eu

Karine Drumond e Priscila Valentino atuam há mais de 10 anos com design e criatividade e atualmente são responsáveis pelas iniciativas da Negócio de Mulher – projeto criado para inspirar e ajudar mulheres a transformarem sonhos em realidade e paixões em negócios, por meio de cursos online e ebooks.

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