Home | Negócio Criativo | Inspiração para criar: dicas de lojistas

Inspiração para criar: dicas de lojistas

Inspiração para criar é algo imprescindível na vida do empreendedor criativo. Mas às vezes, a rotina e a correria do dia a dia não estimulam nossa mente a buscar inovação, melhorias em nossos produtos e na maneira de realizar nossas atividades. Convidamos quatro lojistas fora de série do Elo7 para compartilhar dicas para quem busca inspiração para criar e desenvolver produtos cada vez mais criativos, são elas: Renata da loja Remix Acessórios, Bárbara da loja Atelier Santa Bárbara, a Isabela da loja Zaená – Oficina Criativa e Suelem da loja Titina.

Inspiração para criar

Inspiração para criar: dicas de lojistas

– Quais dicas daria para quem não se acha criativo?

A criatividade para a Isabela e para a Suelem é uma habilidade que precisa ser estimulada e, por isso, pode ser desenvolvida e aprendida. Elas aconselham buscar referências como fotos, projetos, filmes, livros, além de passeios pelo Instagram ou o Pinterest de marcas que você admira. A pesquisa por referências em de diversas fontes de inspiração fará a sua criatividade explodir de forma espontânea.

– Quais atividades estimulam a sua criatividade?

Na opinião da Bárbara, quanto mais ela produz produtos para a sua loja, mais fácil outras ideias surgem para criar suas peças, ou seja, para ela colocar a mão na massa é o que estimula sua criatividade.

Muitas coisas estimulam a criatividade da Renata e da Suelem, como momento de pausa para reflexão em meio a loucura do dia a dia, leituras, pesquisas de produtos similares, conversas com as pessoas e clientes. Frequentar lugares que estimulem a criatividade e exercitem outros pontos de vista, exposições, feiras e viagens. Se cercar de gente criativa de diversas áreas, pois a visão de cada pessoa pode contribuir e enriquecer suas ideias.

A dica da Isabela é anotar todas as ideias no papel, para ela, essa é uma maneira de externalizar as ideias e aí elas já estão em uma etapa a frente do que só na minha cabeça.

Inspiração para criar: dicas de lojistas1

broche boneca Atelier Santa Bárbara, caixa combo amor Zaená – Oficina Criativa, vestido circo vintage Titina, cordão couro moedas Remix Acessórios

– Como vocês lidam com o bloqueio criativo?

O bloqueio criativo acontece com a Renata sempre que faz as coisas no modo automático. Ela acredita que é necessário se libertar de paradigmas e fazer as coisas de forma diferente mesmo que pareçam diferentes demais. Procura também fazer exercícios físicos, que liberam endorfina, e ajudam a manter o foco e o ânimo para criar.

A Isabela e a Bárbara sugerem manter a criatividade em movimento, seja anotando ideias ou buscando referências e inspirações na internet e no dia a dia. É importante tornar essa prática constante, afinal a criatividade é como um músculo: quanto mais se exercita e estimula, mais ele cresce! Em casos de bloqueio criativo, a Suelem faz novas atividades, mesmo que não sejam da sua área especificamente, pois acredita que esta experiência trará novas visões e estímulos para sua criatividade.

– Quais suas fontes de inspiração preferidas para criar seus produtos?

As fontes de inspiração da Renata são as pessoas, e o significado que seus produtos podem ter para elas, por exemplo, carinho, amor, preocupação ou afeto. Ao criar ela pensa de que forma poderia enfatizar este sentimentos em seus produtos. Geralmente a Isabela cria a partir de suas necessidades ou de pessoas próximas. A partir disso, ela faz uma pesquisa de referências para encontrar a melhor maneira de criar um produto.

– O que vocês consideram um produto criativo?

Um produto criativo para a Renata e para a Bárbara, é tudo aquilo que tem uma história por trás e tem um pouco do gosto e da identidade de quem o produziu. A Isabela acredita que um produto criativo é misto de funcionalidade, design, e inovação, seja no conceito do produto, na maneira como ele é desenvolvido ou como ele é divulgado ao mundo.

Produto criativo é, na opinião da Suelem, aquele que desperta emoções. Produtos com histórias, referências artísticas e muita alma de quem o criou. Transmite todo amor e dedicação do artista. Traz para o mundo originalidade e significado para sua vida.

Compartilhe aqui nos comentários suas dicas para quem busca inspiração para criar. Vamos adorar saber!

Engenheira de produção de formação, apaixonada por empreendedorismo, DIYs, artesanato e tudo relacionado a ele. Acredita que só é feliz quem sonha grande e ao mesmo tempo é genuinamente grato por tudo que tem! Escreve aqui no Blog e também no Academia Craft Academiacraft.com.

Veja mais posts deste autor.