Home | Negócio Criativo | Instagram Reels: como usar a ferramenta para criar vídeos criativos

Instagram Reels: como usar a ferramenta para criar vídeos criativos

O Reels é a nova função do Instagram que oferece diversas ferramentas para criação de vídeos curtos e criativos. Com ela, você pode aumentar o engajamento dos seguidores com a sua marca e conquistar mais visibilidade! Neste post compartilhamos várias dicas sobre como utilizar o Instagram Reels além de ideias criativas de conteúdos para você produzir.

Instagram Reels: como usar a ferramenta para criar vídeos criativos

Foto: Instagram

Como o Instagram Reels funciona?

A ferramenta permite criar edições nos vídeos curtos de 15 segundos que funcionam dentro dos Stories. Os vídeos podem ter até 15 segundos de duração e podem ser compostos por diferentes clipes. Os vídeos tem a mesma duração de um Stories (24 horas), mas pode ficar por mais tempo ao ser adicionado em um destaque no perfil.

Porque usar o Reels no Instagram da minha marca?

Uma coisa que o Instagram faz com frequência é aumentar o alcance dos perfis que utilizam as novas ferramentas lançadas. Por isso, faça testes e analise que tipos de conteúdos você pode criar com o Reels para aproveitar esse benefício.

A ferramenta oferece a possibilidade de criar conteúdos mais dinâmicos e descontraídos. Quem não gosta de conhecer os bastidores, saber como são feitos os produtos ou conhecer os empreendedores e criativos que estão por trás de marcas que tanto admiram? Ao produzir conteúdos assim, você poderá criar uma conexão mais íntima com seu público, além de humanizar a sua marca.

Como usar o Reels

  • Ao entrar na opção Stories, selecione a ferramenta Reels na parte inferior da câmera do Instagram;
  • Na tela seguinte você verá à esquerda da tela uma variedade de ferramentas de edição criativa, como na imagem abaixo:
Foto: Instagram
  • Você pode gravar um vídeo único ou fazer vários cortes em sequência;
  • Caso queira, também pode fazer o upload de um vídeo da galeria do seu celular para compor o vídeo.

Efeitos de som

  • Você pode usar o áudio original do vídeo ou pesquisar uma música da biblioteca de músicas do Instagram para o seu Reel.
  • Para usar áudio de terceiros, basta abrir o vídeo e tocar na opção “Usar áudio”.

Efeitos de edição

  • O recurso de realidade aumentada, como a tela verde, permite que você se sobreponha a uma foto da praia do seu rolo da câmera ou se insira em algum vídeo.
  • O temporizador e a contagem regressiva permitem que você grave vídeos com as mãos livres. Basta pressionar gravar. Aí, aparecerá na tela uma contagem regressiva (3, 2, 1…).
  • Você pode acelerar ou diminuir a velocidade de qualquer parte do áudio ou vídeo que ele selecionar.

Seja criativo com seu conteúdo

Que tipo de conteúdo você pode publicar para instigar ou aumentar o interesse do público por sua marca? Você pode mencionar alguma curiosidade sobre sua marca, gravar um vídeo mostrando como seu produto é embalado, mostrar os bastidores do seu atelier, diferentes ângulos da sua marca, como é o seu processo de criação, criar tutoriais, ou o que mais achar interessante.

Veja também:

+ Marketing de Influenciadores: 7 dicas para fazer parcerias de sucesso

+ Marketing em tempos de crise: 4 dicas para reduzir custos e gerar resultados

Engenheira de produção de formação, apaixonada por empreendedorismo, DIYs, artesanato e tudo relacionado a ele. Acredita que só é feliz quem sonha grande e ao mesmo tempo é genuinamente grato por tudo que tem! Escreve aqui no Blog e também no Academia Craft Academiacraft.com.

Veja mais posts deste autor.