Home | Negócio Criativo | Histórias de Sucesso | Joalheria artesanal: peças únicas

Joalheria artesanal: peças únicas

joiaartesanal

Joalheria artesanal e autoral. O projeto nasce de uma ideia, de uma referência que assume uma forma, e se espraia como desenho no papel. Fundir o metal, trabalhar as formas, soldar, limar, cravar a gema, polir, concluir. O ritual do trabalho artesanal impõe a simbiose entre a ideia e o fazer manual que se materializa no objeto estético, exclusivo.” Essa é a descrição da marca que abre a loja da Mari Vasquez, nossa criativa em foco hoje.

Arte sempre em cena

Mari Vasquez conta que a possibilidade de trabalhar com criação sempre pautou sua vida profissional. Mari se formou em artes visuais, concluiu doutorado em Portugal e de volta ao Brasil, e a São Paulo, sua cidade natal, teve a chance de adentrar à carreira universitária. Contudo, o desejo de criar e produzir coisas que pudessem simultaneamente a formação em artes e o feito à mão era latente. Foi assim que a joalheria autorial despontou em sua trajetória!

joias_autoral

Exclusividade

Para Mari, o valor do trabalho feito à mão está na dedicação com que o profissional se debruça sobre o seu objeto tornando-o único e exclusivo. Cada peça da joalheira é trabalhada de forma exclusiva e ela não hesita em produzir, modificar e apurar o produto até estar completamente satisfeita.

Além de ser seu negócio próprio e empreendimento, criar jóias em uma cidade caótica como São Paulo é expressar esteticamente uma ideia, sentimento e uma referência artística por meio de um objeto. Mari conta que o trabalho lhe faz muito feliz e vê como indiferente a certeza ou não de sucesso. Com todas as etapas sob sua concepção, Mari é responsável do início ao fim de cada criação. Apenas a cravação de pedras é terceirizada. “O projeto de uma peça envolve o desenho, a viabilidade da execução, as técnicas a serem utilizadas e o produto final. Gosto de todos os processos, porque não consigo pensá-los de forma dissociada.

joias_autoral1

Continuidade

Para o futuro, a artista deseja manter a proposta de criar joias únicas. “Crescer não significa necessariamente, perder de vista a ideia original. Ou seja, quero continuar a criar peças únicas que possam ter esse mesmo significado para as pessoas. Nós somos únicos. Não há ninguém no mundo igual a ninguém. E é isso que faz este mundo ser diverso e plural. Somo iguais porque todos somos diferentes!”

joiaartesanal1

Mari convida vocÊ para conhecer suas criações autorais e fecha como professora que ama também lecionar dizendo o quanto é importante também ter paixão por sempre aprender. Sendo assim, nada como realizar artes manuais para crescer e desenvolver todos os dias a cada processo!

bool(false)
Com antena ligada para novidades e tendências 7 dias por semana, paulistana vivendo em Ilhabela, é produtora de conteúdo criativo freelancer há seis anos, formada em Publicidade e Propaganda na ECA-USP, com especialidade em mídias digitais pela FGV. Autora do blog Colacorelinha , redatora do Blog do Elo7, gerenciadora de marcas na web e fã convicta de suculentas e sua força.

Veja mais posts deste autor.