Home | Negócio Criativo | Desenvolva seu Negócio | Junte as peças e monte o planejamento da sua vida!

Junte as peças e monte o planejamento da sua vida!

Junte as peças e monte o planejamento da sua vida!Por Joana Ludwig

Olá criativas do meu coração! Hoje finalizamos a série de três exercícios práticos, objetivos e infalíveis para organizar suas metas (tanto as pessoais quanto as da sua loja), ter mais tempo e disposição para correr atrás dos seus sonhos.

No primeiro, tem uma agenda especial (e inusitada!) para você ganhar mais horas no seu dia. Depois, com o tempo que você vai ganhar, sugeri em outro post que criasse uma lista bem pessoal com os seus objetivos daqui a 20 anos.

Hoje vamos colocar tudo isso em prática e traçar as metas da nossa vida!

Seu tempo é o que você tem de mais precioso. Parece clichê, mas o momento presente é o único que você realmente tem! O que vale a pena fazer com ele?
Hoje cada vez mais estamos tomando consciência de que tudo está de alguma forma conectado. O que acontece comigo pode ter impacto também sobre a sua vida. Por isso, o exercício de hoje é tão importante para você quanto para todos que estão à sua volta!

Imagine que você ganhou um quebra-cabeças e vai começar a montá-lo. Como você começa? Bem, primeiro você tem que saber qual é a imagem que ele vai formar ao final. Depois, começa a organizar as peças, separando por tipo, cores, etc. Só então você começa a juntar as peças que se encaixam, sabendo qual imagem quer chegar e observando aquelas que estão mais próximas de fazer com que você consiga chegar ao resultado.

É isso que estamos fazendo desde o primeiro post!

Você já organizou as “peças por tipo”: fez o exercício do nosso primeiro post e montou sua agenda de prioridades, sabendo que deve existir tempo para trabalhar, criar, relaxar, se divertir, etc. Em outras palavras, organizou o seu dia-a-dia.

Você também já enxergou qual “imagem vai aparecer ao final da montagem desse quebra-cabeça”: no exercício do nosso segundo post, visualizou sua vida desde o momento do nascimento até daqui a 20 anos. Você sabe quem é você, qual é a sua essência e em quem quer se transformar. Podemos chamar essa informação de “meta” ou “objetivo”.

Junte as peças e monte o planejamento da sua vida!

Para ficar mais claro, vamos organizar estas informações no papel, usando um sistema criado por Peter Druker (guru da administração), chamado “SMART”, que em inglês significa “esperto”. Cada letra equivale a um aspecto do seu objetivo:

S = eSpecífico
Sua meta deve ser clara, objetiva e específica.
Exemplo: quero ter uma rede de lojas online, onde eu possa oferecer a venda de “x, y e z” produtos, com um escritório físico com os setores de atendimento ao cliente, compras, logística, na cidade “A”, com um galpão para armazenamento de produtos de pronta entrega (…) e assim vai.

M = Mensurável
Como você vai saber que atingiu a meta? Mensurando-a, dando um tamanho para ela. Pode ser um valor.
Exemplo: O faturamento anual será de “x” reais. Ou pode ser um número de produtos vendidos por mês. Ou o número de lojas que revenderá seus produtos no Brasil.

A = Atingível
Como você conseguirá atingir esta meta? O que vai precisar fazer para isso?
Exemplo: ter um faturamento de “x” reais por mês a partir de tal data. Ou: criando “x” franquias da minha marca por ano. Ou: fazendo o curso “X” para me especializar e agregar novas técnicas aos meus produtos.

R = Relevante
Porque isso é importante para mim? Veja, na minha opinião essa é a letra principal para a realização da meta. Porque se não tiver uma real importância para você, no seu íntimo, quando começarem a aparecer obstáculos, você vai acabar desistindo. Não importa se é o que o seu marido acha melhor, ou o que a sua mãe acha que é certo. O que importa é que esteja de acordo com a sua essência e que seja importante para o seu coração (por isso o exercício do nosso segundo post é tão subjetivo, mas ao mesmo tempo tão efetivo). Então, não adianta querer ter uma rede de lojas se isso não significar nada para você. Às vezes é mais significativo ter uma ONG e poder continuar tendo uma única loja no Elo7, mas estar contribuindo e criando uma estrutura muito maior que você. Ou, ao invés de aumentar o faturamento em “X %”, aumentar a produção, se isso – confeccionar os produtos – é o que te torna feliz. Então, esse deve ser o seu foco e não o dinheiro em si. Ou seja, tem que estar de acordo com a sua essência verdadeira.

T = Temporal
Quando tudo isso deve acontecer? Lembre-se de começar lá na frente, daqui a 20 anos. Então, contando que estamos em 2013, essa primeira meta SMART terá a data de “28 de fevereiro” de 2033. Sim, tudo tem que ser bem específico. Você pode até pensar num dia e mês significativos para você, como a data do seu aniversário, ou de abertura da sua loja, ou aniversário de um filho, etc. Tudo tem que ter um significado pessoal!

Junte as peças e monte o planejamento da sua vida!

Pronto! Você já colocou no papel tudo o que está na sua cabeça. Organizou e encaixou as peças, vendo com mais clareza a imagem final do quebra-cabeça.

Agora, continue fazendo metas smart para daqui a 10 anos, 5 anos, 1 ano, 1 mês. Você vai ver como as suas atitudes no presente vão mudar a partir disso. Porque quando você chega na meta de 1 ano, todo o seu futuro próximo já mudou! E aí você começa a perceber novos acontecimentos, pessoas, cursos, oportunidades que estão ao seu lado.
E agora o principal: tudo está conectado! De uma forma ou de outra, a partir dessa atitude, o universo vai se formando para que a sua meta aconteça! Novas oportunidades vão aparecendo. É incrível! Você começa a pensar: “gente, não é que esse negócio funciona mesmo?”

Mas não é por acaso! Dizem que sorte é preparação encontrando oportunidade.
Não adianta estar preparado e não enxergar a oportunidade. Não adianta ter a oportunidade e não ter se preparado com antecedência para recebê-la.

Outra consideração a ser feita é que na vida temos que agir como a corrente de um rio. A água sabe que tem que ir para o mar. Quando encontra uma pedra no meio do leito do rio, não fica batendo na pedra esperando que ela saia de seu caminho. A água simplesmente encontra outros meios, contorna a pedra, e acaba chegando sempre no mar.

Junte as peças e monte o planejamento da sua vida!

É importante ter as metas bem traçadas (lembre-se: uma para cada setor da sua vida), mas também é importante estar aberta aos acontecimentos e mudar se for necessário. Por isso é interessante rever as metas de tempos em tempos. Reavaliar, fazer as modificações necessárias e dar continuidade.

Espero que a partir dos meus conhecimentos e experiências eu tenha te ajudado a perceber que você não precisa estar sobrecarregada para ser alguém de valor. Ao contrário! Que você perceba que para crescer é necessário ter tempo para criar, trabalhar, relaxar, se alimentar, etc.

E que todos somos diferentes, mas estamos conectados. Portanto, quando você descobre qual é a sua essência, você pode criar o seu próprio eu e contribuir com todos a sua volta. E entenda, estar aqui conversando com você faz parte da minha meta pessoal também! ;)

Se tiver qualquer dúvida, estarei aqui! E estou esperando os comentários, hein?

(imagens do post, que também são um PAP fofo: Studio DIY)

É Coach de Carreira para desenvolvimento de pessoas e negócios criativos, e compartilha conteúdos através do seu site Joludwig. Acredita que todos estamos conectados e que compartilhar nossas experiências faz parte do ciclo da vida.

Veja mais posts deste autor.