Home | Negócio Criativo | Histórias de Sucesso | Leti Matos: Pompons, tricô e crochê invadem as ruas

Leti Matos: Pompons, tricô e crochê invadem as ruas

leti_matos

Se você mora em uma das grandes capitais do Brasil, já deve ter visto sua cidade ser bombardeada por pompons de lã. Ou se deparado com grafites de tricô. Isso parece estranho? A gente explica!

Enfeitar e cobrir objetos urbanos como postes, orelhões, bancos e até mesmo árvores faz parte da rotina de Leti Matos. Gaúcha talentosa, ela mora em São Paulo há 7 anos, dá aulas de Yoga e enche a cidade de cores e pompons com seu projeto 13pompons.

Tudo começou meio que por acaso. Em uma tarde descontraída, ensinando algumas amigas a tricotar, crochetar e fazer pompons, elas produziram exatamente 13 deles – um número que ela adora. Decidiram pendurá-los na árvore mais próxima e divulgar pelo instagram. Daí veio a hashtag #13pompons e o projeto, em parceria com Flávia Lhacer, que tomou conta de diversos lugares.

A ideia do 13pompons é levar um pouco de arte para as pessoas, principalmente para aquelas que não têm acesso a galerias. Da mesma forma que os grafiteiros usam as tintas pra expressar sua arte, elas utilizam os fios. Além do artesanato, tricô e crochê são técnicas que nos remetem ao familiar, caseiro, “de vó”… E é isso mesmo que Leti quer: levar e incentivar mais afeto, carinho, zelo e cuidado pela cidade.

Além das aulas e intervenções urbanas, ela realiza projetos personalizados em residências, hotéis, escritórios e vitrines, tudo com seu estilo. Ela também faz instalações artísticas e recentemente produziu o banco 13pompons, disponível para compra na loja Caos e em breve na Momo Store.

Os projetos são em sua maioria custeados por ela, que conta com a ajuda da amiga e stylist Flávia Lhacer para enfeitar diversos bairros. O 13pompons já passou também por Porto Alegre, Belo Horizonte, Paraty, Inhotim, Goiânia, Buenos Aires, Mendonza, Uspallata… O próximo passo é levar os pompons para Florianópolis, Rio de Janeiro, Santos e quem sabe um dia – esse é o maior desejo de Leti – colorir as ruas de Nova York.

O que você acha do projeto 13pompons? Conheça e inspire-se:

Blog
Facebook
Instagram da Leti Matos ou busque pelas hashtags #13pompons, #instapompons, #fashion13pompons, #yarnbomb e #yarnbombing

bool(false)
Professora de costura e fã dos artesãos que fazem parte desta comunidade incrível de criativos. Compartilha o amor por costurices em seu blog, A Costureirinha. Não resiste a um ronrom e é viciada em aviamentos e tecidos coloridos.

Veja mais posts deste autor.

12 comentários

  1. AMEI OS 13 POMPONS!!! COMO FAÇO MUITO CROCHE E TRICO, ACHO QUE VOU ENFEITAR AS ARVORES DE FRENTE DE CASA!!!!

  2. Idéia fantástica, outro dia eu vi em uma rua paralela da av. paulista em sp uma árvore enfeitada com crochê, achei o máximo.continuem assim está maravilhoso.

  3. Roseni de Oliveira Saraiva Cru

    lindo parabens

  4. Roseni de Oliveira Saraiva Cru

    lindo parabens

  5. Roseni de Oliveira Saraiva Cru

    lindo parabens

  6. Roseni de Oliveira Saraiva Cru

    lindo parabens

  7. Fernanda Dutra

    Que demais!!!

  8. Tudo lindo e bonitinho, mas como fica isso tudo depois que chove e o tempo passa? Minha preocupação é com o que resta disso se ninguém recolher depois que ficar feio. Acho que o artista tem de ter essa responsabilidade tb, afinal a beleza é sua meta!

  9. Achei muito legal a ideia da 13 pp. muito criativa, muito feliz !! :)

  10. Izaura Perez

    Qaundo vi este projeto pela 1ª vez parecia q a cidade estava me dando BOM DIA!
    obrigada