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Lu Gastal: Pequenos detalhes, grandes negócios

Gentileza, carinho e cuidado: Lu Gastal nos mostra o valor dos detalhes para seu negócio criativo. Toques sutis que podem fazer toda a diferença. Vai dizer que não é uma delícia entrar num lugar e sentir que ele foi preparado para te receber? Ou o oposto, entrar num local bagunçado e cheio de pó, não dá vontade de sair fugindo na direção contrária? A Lu dá dicas para fazer a diferença  e que valem tanto para lojas físicas como para sua loja virtual na Internet.

Preste atenção nos pequenos detalhes do seu negócio, por menor que ele seja. Detalhes  fazem total diferença aos olhos de sua clientela.

1. Detalhes visuais: Não frustre seus clientes ou perca vendas de seus produtos por conta de um visual ruim. Você pode começar organizando produtos por cores, estilos ou funcionalidade na sua loja. Por exemplo, todos os artigos para cozinha agrupados num álbum, objetos de uso pessoal noutro, e assim por diante.

2. Detalhes de marca: Ela é a cara do seu negócio. Vale a pena investir – um estudo de cores e elementos que combinem com sua proposta ajudará bem nesse processo de criação. Esses pequenos cuidados deixam seu cliente com a certeza de que houve uma boa dose de energia ali depositada, e isso se reverterá em bons resultados.

3. Detalhes de atendimento Na minha loja física, dou um ar de “eu gosto de receber bem” com tarefas simples e rotineiras na manutenção do dia-a-dia:  aromatizo o ambiente, enfeito as vitrines com diferentes temas, coloco flores num vaso; sirvo um café quentinho, tudo com aquele sorriso sincero de quem gosta do que faz e faz com paixão. Para encantar seu cliente, mesmo em uma loja virtual, você pode usar adotar práticas, usando a criatividade:

  • Anote os gostos e preferências de clientes que já compraram com você: isso demonstra atenção.
  • Capriche nas embalagens, inserindo bilhetes pessoais e pequenos mimos – confira nosso post com dicas de embalagens criativas e eficientes;
  • Mude a decoração da sua loja de acordo com a sazonalidade: Natal, Páscoa, Dia das Mães… tudo é desculpa para fazer que o cliente retorne à sua loja e encontre algo diferente;
  • Mantenha uma linguagem profissional nos seus contatos por e-mail, mas sem deixar de lado o carinho e a simpatia, típicas de nós brasileiros – um atendimento bom cativa o cliente que pode retornar e, quem sabe, até indicar a sua loja.

Faça seu cliente perceber o quanto ele é importante para você e seu negócio! Já diria o rei Roberto Carlos, “detalhes tão pequenos (…), são coisas muito grandes pra esquecer, e a toda hora vão estar presentes, você vai ver”.

(imagens: Lu GastalGlau e Ruby)

Sobre Lu Gastal

Mãe coruja, blogueira e dona do seu próprio negócio criativo, Lu Gastal não dá ponto sem nó. ↵↵Apaixonada por patchwork, quilting, tecidos coloridos e bonecas de pano, escreve um blog pessoal sobre todas as dores e delícias de empreender criativamente.↵↵

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