Home | Negócio Criativo | Dicas para sua loja | Mãe e empreendedora: Dicas de lojista

Mãe e empreendedora: Dicas de lojista

Mãe e empreendedora: Dicas de lojista

A vida de empreendedor é repleta de desafios. Temos que atender aos prazos combinados com os clientes, desenvolver e criar os produtos, comprar materiais, pesquisar preços e muitas outras atividades. Para ajudar quem pretende adicionar à essa lista as atividades de mãe, convidamos quatro lojistas do Elo7 para compartilhar suas experiências e dar dicas sobre as dores e delícias da jornada dupla de mãe e empreendedora, são elas: a Andréia da loja Magiarte Decorações, Elizamara da loja Atelier Casa de Feltro, a Bete da loja Ops! Bolsas e Acessórios em Tecido e a Tatiana da loja Ateliê da rua rosa.

1. Como a maternidade as motivaram a empreender?

O que levou a Elizamara e a Bete a empreenderem foram as necessidades especiais dos seus filhos. Elas não podiam se ausentar de casa por muito tempo para cuidar de seus filhos e descobriram no Elo7 uma oportunidade de ganhar renda extra. A Tatiana e a Andréia saíram de seus empregos para trabalhar com o que amam e educar seus filhos de pertinho.

2. Como conciliam o tempo com o seu negócio criativo e suas responsabilidades como mãe?

Durante o tratamento do seu filho, a Bete costuma responder as mensagens de seus clientes do Elo7, atualizar as redes sociais e fazer pesquisas, tudo pelo celular. Outra opção para aproveitar o tempo nesses casos é a leitura de livros e revistas sobre empreendedorismo ou técnicas artesanais relacionadas ao público-alvo que você pretende alcançar.

No horário escolar de seus filhos, todas as lojistas acham importante reservar o horário para colocar a mão na massa, desenvolver e confeccionar os produtos, embalar, fazer as entregas no correio e comprar materiais.

FotorCreated-3

Centro de mesa Coroa Magiarte Decorações, Aviador voando nas nuvens Atelier Casa de Feltro, Porta talher Ops! Bolsas e Acessórios em Tecido, Naninha matrioska Ateliê da rua rosa

3. Qual os maiores benefícios de ser uma mãe empreendedora? E os desafios?

Para a Elizamara, um dos maiores benefícios é poder sentir o orgulho e a admiração nos olhos de seus filhos quando mostra o resultado de seu trabalho, isso a motiva sempre a continuar. Poder trabalhar em casa, ter flexibilidade de agenda e poder trabalhar com o que ama, são os principais benefícios para a Tatiana e a Bete.

Um desafio em comum para todas as mamães entrevistadas, é conciliar e organizar o tempo para realizar as atividades de mãe e empreendedora. Mas concordam que com uma boa dose de organização, planejamento e foco, é possível dar conta de tudo.

4. Que dica daria para quem pretende ser uma mãe empreendedora?

A Andréa e a Tatiana acham que é importante se jogar no mundo e se arriscar, para isso aconselham colocar tudo no papel, correr atrás de informações para desenvolver o seu negócio criativo, fazer cursos online em casa, que podem ser encontrados gratuitamente em sites como o Sebrae e Endeavor, por exemplo, e investir na sua capacitação.

Outro ponto muito importante é impor alguns limites para sua família saber quando e onde é o seu espaço de trabalho. Se você tem um cantinho na casa para trabalhar, a dica da Tatiana é apropriar-se dele de forma a dizer “aqui é meu trabalho” e determinar também o horário que você estará ocupada com os afazeres da loja. Ela também aconselha a tirar o pijama e arrumar-se pois acredita que o sucesso do seu trabalho vai depender principalmente do jeito que você o vê e mostra para os outros. Avalie constantemente o que está dando certo e o que falta. No começo é comum misturar os ambientes e as rotinas, costurando com o filho no colo, deixando o sofá interditado com tecidinhos, mas ao nos organizarmos, conseguimos separar essas atividades e sermos melhores, no trabalho e em casa.

O que achou das nossas dicas? Caso queira compartilhar a sua experiência ou alguma dica conosco, não deixe de comentar aqui em baixo!

Engenheira de produção de formação, apaixonada por empreendedorismo, DIYs, artesanato e tudo relacionado a ele. Acredita que só é feliz quem sonha grande e ao mesmo tempo é genuinamente grato por tudo que tem! Escreve aqui no Blog e também no Academia Craft Academiacraft.com.

Veja mais posts deste autor.