Home | Negócio Criativo | Desenvolva seu Negócio | Manual de oficinas de artesanato: veja as dicas

Manual de oficinas de artesanato: veja as dicas

Você já pensou em ensinar sua técnica criativa para outras pessoas e lucrar com isso? Neste manual de oficinas de artesanato vamos te ensinar o passo a passo para você organizar e planejar um evento para compartilhar seus conhecimentos com pessoas que se interessam por sua técnica.

Manual de oficinas de artesanato

Manual de oficinas de artesanato

Veja aqui tudo que você precisa para começar:

1. Busque inovar sempre

Por mais que você seja uma expert em uma técnica artesanal, dos materiais e ferramentas utilizados, é muito importante ficar sempre alerta às tendências. Veja o que pessoas do seu ramo estão fazendo e procure reinventar-se sempre. Uma forma de se destacar ao ensinar sua técnica é buscando formas de inová-la. Faça uma boa pesquisa no Pinterest, Google, sites de empresas do mesmo ramo e outras fontes que podem te ajudar a pensar fora da caixa. Visite feiras de artesanato, elas são uma ótima oportunidade para se atualizar e trocar contatos.

2. Defina o que irá ensinar

Ao planejar uma oficina de artesanato é importante ter em mente que algumas pessoas terão menos facilidade que outras. Pense de que forma você poderá ensinar a técnica para que ninguém fique frustrado por não conseguir fazer o projeto proposto. Faça testes com familiares e amigos e ensine o projeto à eles. Desta forma, você conseguirá estimar melhor o tempo de duração da oficina e ganhar mais experiência para ensinar a técnica.

+ Veja materiais para  oferecer em sua oficina

Manual de oficinas de artesanato1

3. Crie materiais complementares

Monte uma apostila com o passo a passo, molde ou instruções importantes para os alunos poderem reproduzir o projeto em casa. Isso poderá ser usado também como uma ferramenta de apoio na sua oficina. Use ilustrações ou elementos visuais que te auxiliem na compreensão da técnica. Este pequeno detalhe irá adicionar muito valor ao seu evento.

4. Defina o local da oficina

Depois que você definiu o projeto, é hora de pensar no local da oficina. Veja se há a possibilidade de oferecer oficinas em locais de fácil acesso por transporte público. Procure ateliers, locais públicos ou espaços colaborativos que oferecem preços amigáveis na locação do espaço. O Elo7 promove oficinas nos Bazares Fora de Série e outros lugares, fique ligado em sua caixa de e-mail e no mural do Elo7 para se inscrever e poder ensinar sua técnica.

5. Plataforma para vender sua oficina

Sabia que você pode usar a sua loja do Elo7 para vender as inscrições para a sua oficina? Inclua as fotos da técnica ou projeto que será ensinado, escreva os detalhes da oficina na descrição e limite o número de inscrições no campo quantidade em estoque. Em seguida, no campo item, selecione “Produtos Artesanais” e no campo categoria relacionada, selecione “Técnicas de Artesanato”. Por fim, cadastre o frete como “não se aplica o cálculo do frete” e pronto!

6. Procure parceiros

Encontrar bons parceiros pode ser benéfico de diversas maneiras. Procure outras pessoas que queiram oferecer oficinas junto com você. Assim você poderá dividir os gastos, ter alguém para te ajudar na preparação e organização da oficina, além de poder contar com mais uma pessoa para te ajudar na divulgação. Veja aqui mais algumas dicas para formalizar parcerias de sucesso.

7. Cobre um valor justo

Analise o nível de dificuldade da técnica que irá ensinar e a oferta de cursos semelhantes. Técnicas com nível de execução mais avançados devem ter um valor maior, assim como cursos com criações originais ou pouco conhecidas. Se você lecionar em locais como feiras e eventos para um público maior, vale a pena cobrar um valor mais acessível, ou até gratuito. Desta forma você poderá divulgar seu trabalho e sua técnica para que mais pessoas.

Manual de oficinas de artesanato2

8. Capriche na decoração e organização da oficina

Existem diversas formas de demonstrar profissionalismo e cuidado em um evento. Isso pode ser feito através da organização e decoração. Veja como os materiais para a oficina estarão organizados, eles podem ficar espalhados na mesa ou em kits individuais. Deixe lixos próximos e coloque uma proteção para que os alunos possam manter a mesa limpa como um papel kraft, um tecido ou plásticos.

+ Veja acessórios para incrementar a sua decoração

9. Divulgue a oficina nas redes sociais

Antes do evento, publique fotos do projeto que será ensinado e de algumas etapas do processo de produção em suas redes sociais. Isso irá despertar curiosidade e interesse em seus seguidores. Durante o evento, tire fotos e grave vídeos de seus alunos e suas criações para usar como material para as próximas oficinas ou eventos que organizar. Quanto mais material em foto ou vídeo você tiver, melhor.

Além deste Manual de oficinas de artesanato você pode conferir mais dicas para se planejar e organizar o evento neste post.

Conte-nos aqui nos comentários o que você achou do Manual de oficinas de artesanato. Vamos adorar saber!

bool(false)
Engenheira de produção de formação, apaixonada por empreendedorismo, DIYs, artesanato e tudo relacionado a ele. Acredita que só é feliz quem sonha grande e ao mesmo tempo é genuinamente grato por tudo que tem! Escreve aqui no Blog e também no Academia Craft Academiacraft.com.

Veja mais posts deste autor.

3 comentários

  1. Dicas preciosas!
    Beijos
    luci

  2. Adoreiii a metéria tenho pensado muito nisso! Mas pretendo desenvolver voltado para meninas entre 8 a 13 anos!!!

    • Liana Uehara

      Olá Iara!
      Ótima ideia. Oficinas são ótimas para serem oferecidas em festas de aniversário e para passar o tempos nas férias escolares!
      Abraços!