Quem é o seu consumidor final?
Pode parecer estranho começar um texto assim, já com uma pergunta, mas essa é uma reflexão sobre a forma que nos posicionamos com relação ao nosso público-alvo e aos concorrentes.
Dedicamo-nos na criação de um produto, pensamos em todos os detalhes, caprichamos na foto, cadastramos o produto, divulgamos em blog e redes sociais e…
…um belo dia, você descobre que alguém copiou sua imagem. Deparar-se com uma situação assim soa quase como um tapa! Quem já passou por isso, sabe bem como é.
E então, na tentativa de proteger a autoria, o suor e dedicação empregados num produto, começamos a bolar estratégias para evitar a tão temida cópia de imagens. E nesse momento surge a marca d’água nas fotos.
A marca d’água, mesmo que discreta, pode ser uma pedra no caminho para quem não teve tempo (e criatividade) para criar seu próprio produto e/ou fotográfa-lo. Mas esta pedra pode facilmente ser removida através de programas de edição de imagem. Ou ainda pior! O copiador pode nem se dar o trabalho de remover a marca, e utiliza a foto assim mesmo. Então, na prática, não cortamos o mau pela raiz inserindo a marca nas fotos.
A partir daí entramos num ciclo de tentar a todo custo de nos proteger, mas no meio do caminho nos esquecemos de um pequeno detalhe, e novamente surge a questão:
Quem é o seu consumidor final?
Pra quem eu produzo? Quem eu quero agradar? Quem garantirá meu ganha-pão?
Sim, todas as questões têm uma resposta: seu cliente.
Dessa forma, essa reflexão propõe o caminho inverso. Invista toda sua dedicação e carinho na criação do seu produto e imprima todos os seus esforços na produção de suas fotos (afinal, comprar pela internet é incrível e tem lá suas vantagens, mas há um “pequeno” detalhe: o cliente não está com o objeto nas mãos). Foque no que realmente importa, cativar e surpreender o comprador. Foque nele, e somente nele.
Infelizmente qualquer um pode ser vítima de cópia. Se você sofreu com a cópia de fotos, não foi o primeiro, e provavelmente não será o último. Encare isso como um dos riscos do negócio.
Prós e contras da marca d’água:
Prós:
- Identifica a marca facilmente
- Dificulta a cópia
Contras:
- Desvia a atenção do produto
- Dificulta a seleção dos produtos para ações de marketing
- Polui visualmente a imagem
- Não deixa a foto com ar profissional
Você não abre mão de sua marca na imagem? ok! Você continuará vendendo? Sim, continuará. E, caso opte por utiliza-la, faça com ressalvas. Marcas grandes demais dificultam a visualização e podem desestimular a compra.
Proteja-se de outras formas:
– Guarde os arquivos originais de suas fotos. Isso será a garantia de que a foto é realmente de sua autoria.
– Caso identifique uma cópia de uma foto sua contate o copiador ou o site que hospeda a imagem solicitando a remoção imediata da foto. Vale a leitura do blog Dicas de Fotografia sobre a lei de Direitos Autorais aplicada às fotos.
– Construa uma identidade visual para suas fotos. Sabe quando só de olhar você já identifica a marca, sem que necessariamente ela esteja presente? Essa identidade você pode construir aos poucos, e falaremos mais sobre isso em breve!
Imagem: Sapatinho, Ateliê da Nanda