Home | Negócio Criativo | Desenvolva seu Negócio | Marca d’água: ter ou não ter?

Marca d’água: ter ou não ter?

marca1

Quem é o seu consumidor final?

Pode parecer estranho começar um texto assim, já com uma pergunta, mas essa é uma reflexão sobre a forma que nos posicionamos com relação ao nosso público-alvo e aos concorrentes.

Dedicamo-nos na criação de um produto, pensamos em todos os detalhes, caprichamos na foto, cadastramos o produto, divulgamos em blog e redes sociais e…

…um belo dia, você descobre que alguém copiou sua imagem. Deparar-se com uma situação assim soa quase como um tapa! Quem já passou por isso, sabe bem como é.

E então, na tentativa de proteger a autoria, o suor e dedicação empregados num produto, começamos a bolar estratégias para evitar a tão temida cópia de imagens. E nesse momento surge a marca d’água nas fotos.

A marca d’água, mesmo que discreta, pode ser uma pedra no caminho para quem não teve tempo (e criatividade) para criar seu próprio produto e/ou fotográfa-lo. Mas esta pedra pode facilmente ser removida através de programas de edição de imagem. Ou ainda pior! O copiador pode nem se dar o trabalho de remover a marca, e utiliza a foto assim mesmo. Então, na prática, não cortamos o mau pela raiz inserindo a marca nas fotos.

A partir daí entramos num ciclo de tentar a todo custo de nos proteger, mas no meio do caminho nos esquecemos de um pequeno detalhe, e novamente surge a questão:

Quem é o seu consumidor final?

Pra quem eu produzo? Quem eu quero agradar? Quem garantirá meu ganha-pão?

Sim, todas as questões têm uma resposta: seu cliente.

Dessa forma, essa reflexão propõe o caminho inverso. Invista toda sua dedicação e carinho na criação do seu produto e imprima todos os seus esforços na produção de suas fotos (afinal, comprar pela internet é incrível e tem lá suas vantagens, mas há um “pequeno” detalhe: o cliente não está com o objeto nas mãos). Foque no que realmente importa, cativar e surpreender o comprador. Foque nele, e somente nele.

Infelizmente qualquer um pode ser vítima de cópia. Se você sofreu com a cópia de fotos, não foi o primeiro, e provavelmente não será o último. Encare isso como um dos riscos do negócio.

post-marca-daguaf

Prós e contras da marca d’água:

Prós:

  • Identifica a marca facilmente
  • Dificulta a cópia

Contras:

  • Desvia a atenção do produto
  • Dificulta a seleção dos produtos para ações de marketing
  • Polui visualmente a imagem
  • Não deixa a foto com ar profissional

Você não abre mão de sua marca na imagem? ok! Você continuará vendendo? Sim, continuará.  E, caso opte por utiliza-la, faça com ressalvas. Marcas grandes demais dificultam a visualização e podem desestimular a compra.

identidade-visual-2

Proteja-se de outras formas:

– Guarde os arquivos originais de suas fotos. Isso será a garantia de que a foto é realmente de sua autoria.

– Caso identifique uma cópia de uma foto sua contate o copiador ou o site que hospeda a imagem solicitando a remoção imediata da foto. Vale a leitura do blog Dicas de Fotografia sobre a lei de Direitos Autorais aplicada às fotos.

– Construa uma identidade visual para suas fotos. Sabe quando só de olhar você já identifica a marca, sem que necessariamente ela esteja presente? Essa identidade você pode construir aos poucos, e falaremos mais sobre isso em breve!

Imagem: Sapatinho, Ateliê da Nanda

bool(false)
Nutricionista de profissão e crafter de coração. Mãe da princesa Maria Alice. É boa de garfo, ama música e não resiste a um garimpo de decor. Cria os acessórios da Flor de Cris e da A Decoradeira. Sempre indecisa, na dúvida acaba levando os dois.

Veja mais posts deste autor.

49 comentários

  1. Antes eu não colocava marca dagua e achei fotos minhas sendo usadas por outra artesã, como se fosse dela, ainda escrito que estava em promoção. A partir daí comecei a colocar. Sei que prejudica a imagem, mas pelo menos se a pessoa pegar minha foto, ela estará fazendo propaganda para mim sem querer!rsrsr é chato isso, além de dar trabalho, tira a pureza da foto,
    mas colocar discretamente em um lugar que não atrapalhe o todo, é valido sim.

    • Cris Oliveira

      Carla, desde que se use com ressalvas, pode ser uma forma de dificultar sim a cópia. O único porém é que limita as oportunidades de divulgação da loja ou produtos, tanto pelo Elo7, como por outros meios de comunicação e divulgação. ;)

  2. Rosemar Ribeiro

    Eu concordo, pois quem quer copiar copia de qualquer jeito, com marca d’agua ou não.

  3. Eu concordo que em questão do roubo, não adianta nada a marca d’agua. E digo mais, quem se prejudica na questão do roubo é quem copia mesmo… pq ele nunca vai conseguir fazer igual para o cliente dele. Mas eu vejo a marca (a minha pelo menos), como identidade. Ela fica ali no cantinho das fotos e aparece nas buscas do google. Ainda não me conveci que isso não é bacana, rsrs

  4. Tenho diversos produtos que criei que foram copiados aqui no ELO7 e em diversos sites. Simplesmente tiraram novas fotos. A marca d’água, que tinha na época, não me protegeu em um primeiro momento.

    A premissa do artesão, creio eu, é a criatividade, a criação. Não sei o que estas pessoas buscam se o básico não tem a oferecer.

    Achei algumas dicas ótimas por aqui, como guardar as fotos originais ( tenho todas as minhas arquivadas) e imprimir uma personalidade às peças. Já tem vários artesãos que só de olhar a peça vc realmente sabe de quem são. E isso busco em minhas peças tb.

  5. Eu já tive fotos copiadas e realmente é revoltante, coloquei marca d’água em algumas fotos publicadas nas redes sociais, mas é muito fácil recortar, então acabei desistindo.
    Achei interessante a questão da identidade visual, alguns blogs tem essa identidade nas fotos mesmo, pode ser um cenário, acessórios, jeito de colocar o produto, quando vemos a foto em outro lugar dá para identificar.

  6. Usamos antigamente, mas não mais. Poluí a foto, desvia o foco do produto e as pessoas de má fé tentam copiar o produto do mesmo jeito. Já tivemos produtos copiados por outras pessoas (que encontramos expostos inclusive aqui no Elo7).

  7. Henrique Magarão

    Concordo plenamente…
    O importante é criar.
    Pra que marca d´água se o produto final não tem acabamento, não tem charme e não consegue passar para o cliente o seu estilo.
    Vamos criar que o sucesso será garantido.

  8. Eu sempre trabalhei sem me preocupar com isso, quando alguém copia entendo que tenho bom gosto e a capacidade de criar que ela não tem.

  9. Eu já usei a marca d’água por pouquíssimo tempo. Também tive minhas fotos copiadas. Agora minhas fotos não tem marca e as pessoas já conhecem meu trabalho. Quando publico fotos dos meus trabalhos, ou quando alguma foto é publicada numa revista, as pessoas me falam: “Vi tal produto seu na revista”! Penso que estou construindo minha marca sem precisá-la evidenciar através da marca d´água.

  10. Embora já venho caminhando no sentido de construçao da minha identidade visual, gostei muito da sugestão de criar identidade visual da marca porque essa é a mais importante…

  11. Também não uso marca d´água, mas caminho na construção da identidade visual. Gostei muito do post. Acho que o importante é mesmo conquistar o cliente, ao receber um produto de qualidade, ele volta e sabe como é seu trabalho. Tenho pena de quem copia e não sabe fazer o seu próprio, mesmo que seja só pra usar a foto.

  12. Olá Cris Oliveira! Adorei a postagem! Além de artesã, sou fotógrafa profissional e aos poucos estou mudando as minhas fotos. Terei que produzir outros produtos para fotografar, e manter sempre um de amostra. Aprendendo tudo aqui no blog, inclusive sobre foto com identidade sem logomarca. Muuuito bom. Elo7 de parabéns! Bjs na equipe! :)
    Ansiosa pelo Concurso Cultural…

  13. Eu coloco, e não tiro, apesar de prejudicar o cliente, eu sei.
    Mas tive meu material copiado, e infelizmente o Elo7 não pode ajudar, então, continuo com ela, infelizmente.

    • Cris Oliveira

      Oi Mica!
      Caso tenha alguma foto copiada e que seja identificada em outra loja dentro do Elo7, você pode nos contatar e solicitaremos ao copiador para que remova sua foto, ok?

      • Infelizmente não foi isso que aconteceu (leis de direitos autorais, mesmo eu provando que o arquivo era meu), mas, acabei por ir para o caminho mais doloroso para a pessoa que copiou. NUNCA mais ela vai copiar mais nada de ninguém, pq se copiar, eu ensino a (o) copiada (o) a infernizar a pessoa, como eu infernizei…rs…

        • Cris Oliveira

          Uma pena quando a situação chega ao extremo, como foi no seu caso, Mica :(

  14. Acho importantíssima a marca d’água numa foto de produto, pois além da identidade visual que colocamos nas fotos é importante também o nosso nome nela.

    Não vamos nos limitar apenas ao Elo7… a minha loja não se limita e nem fica apenas no Elo…. tenho blog, loja oficial, facebook, etc, etc, etc… essas fotos numa busca pelo Google por exemplo, nem sempre possuem o endereço de origem (vamos lembrar que estamos trabalhando na internet e divulgação que um faz para o outro é muito grande e no final das contas a origem é perdida).

    Concordo que uma marca não inibe em nada quem tem má fé e se aproveita para copiar, e infelizmente quem será prejudicado será o cliente.

    Acho que o bom senso é importante, colocar uma marca d’água discreta num cantinho da foto não prejudica nem interfere na mesma.

    Acho que o Elo poderia começar a pensar melhor em seus vendedores e quem sabe criar uma regra para liberação de produtos com marca d’água nos destaques… pois todos aceitamos os termos e pagamos a comissão e nada mais justo do que todos terem esse mesmo direito.

  15. Concordo, concordo, concordo… já tive fotos copiadas e divulgadas, acabei achando por acaso, pedi pra retirar e ponto… penso que sirvo de inspiração e isto demonstra a qualidade de meu trabalho… me sinto um “Picasso” podem copiar mas original só eu… neste mundo de internet temos que trabalhar para melhorar a qualidade ética do mundo!!!

  16. Olá,
    Bom, devo ser uma das únicas que não concorda 100% com os tópicos apresentados aqui. Porquê não? Vamos lá:

    “O copiador pode nem se dar o trabalho de remover a marca, e utiliza a foto assim mesmo. Então, na prática, não cortamos o mau pela raiz inserindo a marca nas fotos.”
    Cópias das fotos ocorrem? Sim, ocorrem. Mas neste caso mencionado, em que o copador não se dá ao trabalho de remover a marca, então fica muito mais simples identificar/provar que a foto não é dele(a).

    “Contras:
    Desvia a atenção do produto
    Dificulta a seleção dos produtos para ações de marketing
    Polui visualmente a imagem
    Não deixa a foto com ar profissional”

    “Desvia a atenção do produto” / “Polui visualmente a imagem” – Depende. Já vi pessoas preenchendo praticamente toda a área da foto com sua marca, tal como a imagem de abertura deste post. Isto deixa a foto terrível e certamente desvia atenção do produto. MAS depende. Existem alternativas muito mais viáveis, charmosas e discretas de se incluir a sua marca nas fotos de produtos, os designers que o digam. O que vale é o bom senso.

    “Dificulta a seleção dos produtos para ações de marketing” – Provavelmente, apenas no caso das seleções do Elo7.

    “Não deixa a foto com ar profissional” – Adivinha… depende! Da forma como se coloca a marca nas fotos. Como já mencionado acima, existem formas bastante discretas e charmosas de se incluir sua marca nas fotos de produtos, e acredito que são estas as formas que devem ser escolhidas. Existem exemplos legais de várias lojas onde a marca não interfere na visualização do produto, e a foto fica até bem profissional, que tal mostrarem algumas delas, e não só as versões “toscas”?

    Eu sempre tento posicionar a minha marca num cantinho da foto, e na maioria das vezes, com um efeito no Photoshop que a deixa transparente, ou seja, marca “d´água” de verdade. Assim, não há como interferir na visualização dos produtos.

    Fora estas ressalvas, as demais dicas de proteção apresentadas neste post também são muito válidas.

    • Cris Oliveira

      Oi Naara!

      Há alternativas sim mais viáveis para o uso da marca d’água, porém não há critérios para a utilização dela, alguns colocam sobre o produto, outros no cantinho da imagem… Enfim. Com relação às seleções para divulgação, os veículos de comunicação também dão preferências às imagens em still e sem marcas d’água. Há exceções? Sim, sempre há. Porém a utilização desse recurso geralmente limita sim a divulgação do produto, seja no Elo7, seja em outros sites, revistas ou jornais.

    • Naara!Perfeito sua posição! Conforme fui lendo o texto pensei as mesmas coisas que você! Afinal de contas, todas as grandes empresas colocam sua logomarca no cantinho da foto, em cima , em baixo, tanto faz. Veja uma propaganda do Mac Donalds, tem lá o M do lado. O problema é que o Elo7 quer monopolizar os artesãos. E se vc não coloca sua marca dagua, qualquer pessoa pega, mostra pra outros clientes e os clientes não vão entrar em contato direto conosco,porque não vão ver nossos nomes na foto. As pessoas que usarem,por exemplo minhas fotos no Facebook delas, vão estar sem querer fazendo uma propaganda minha. aí as pessoas que virem minha foto lá, vai me procurar pelo meu nome. E é isso que acontece muito! Não deixarei de usar marca dágua!

      • Geralmente, grandes empresas usam sua logomarca em propagandas e quando é marca registrada, mas via de regra, isso não acontece com fotos de produtos.
        Como já dissemos, a marca d´água não é proibida e a loja tem total liberdade para decidir se deseja ou não utilizar.

  17. ah eu já resolvi essa questão, primeiro porque concordo plenamente, “marca d’água” é feio e demonstra insegurança de quem cria. como eu resolvi isso? não perco tempo com quem copia, isso é meu incentivo para fazer outra coisa diferente, para criar mais e mais, e assim vamos tendo nossos incentivadores a sermos únicos e criativos.

    • Discordo de você Cris Bernardi. A marca d’água não demonstra insegurança de quem cria, seja um produto artesanal, seja gráfico, seja fotografia. É sim uma forma de “assinar” o seu trabalho e pode sim ser feito com estilo e bom gosto. Colocada em um cantinho que não interfira na visualização da imagem. Concordo totalmente com a Naara Andrade acima.

      • Tbm concordo com a Naara. E discordo de vc Cris.
        Marca d’ água é uma assinatura de trabalho na minha visão e sempre existiu. No campo de quadros de grande artistas por exemplo, Picasso, Monet..etc..os quadros deles tem no cantinho assinatura deles, que não deixa de ser uma marca d’ água..isso tona aquele quadro menos especial, tira o foco??? Pelo contrário!!! Faz valer milhões..bilhões..como a “Monalisa” por exemplo…insegurança nada! Tenho maior prazer e orgulho de assinar minhas obras..esta história que tira o foco é conversa fiada..to falando de quem usa com bom senso num dos 4 cantos da foto discretamente.. e não como no exemplo ‘ sem noção’ usado na abertura deste post, neste casos ali sim eu concordo que devia o foco. Acho que o Elo7 poderia usar sim fotos com marca d’ água na divulgação, (nem que fosse um serviço pago a parte especialmente pra quem tem marca d’ agua) e usar como critério fotos que possuam marcas d’ água discretas, não ia interferir em nada não, quem quer comprar o produto, vai comprar e pronto. Se fosse assim a gente não ia ter Eletro nenhum em casa, pois tudo tem o logotipo da marca do fabricante, tv, geladeira, máquina de costura, celular…agora me digam alguém deixa de comprar um eletro destes pq tem a marca grudada no produto, na cx na hora da compra? ah para né!.. ;)

        • Suemary Fernandes

          Olá Mariana! Como as marcas d’água utilizadas no site hoje não são padronizadas, não fica agradável aos olhos do comprador essa mistura de elementos (fotos + assinaturas/marcas distintas) nas peças de divulgação do Elo7. Mais uma vez, não proibimos o uso, mas valorizamos a expressão da identidade do produto ou marca de outras maneiras. :)

  18. Uma sugestão: porque não optar por uma “etiqueta” na própria peça? Assim não há duvida do autor?! É assim que personalizo os meus trabalhos. Saudações a todos e obg pelas ideias

  19. Acho que a marca no rodapé da foto não tem anda demais, pequena e discreta qual o problema. Penso que isso pode se tornar marketing e despertar a curiosidade sobre a marca!

  20. Bernadete Honorato

    Copiam até nossos textos, que é a forma de se expressar com as pessoas, cada um se expressa de um jeito, mas tem gente que acha mais fácil copiar seu texto e pronto, fotos então… A dica da etiqueta é ótima Ana!

  21. Kenya Machado

    Na falta da etiqueta, podemos usar a tag com a nossa logomarca, ou um cartão de visitas.

    • Cris Oliveira

      Kenya, o problema de utilizar tag ou etiqueta no produto é que estes podem ter contatos da loja. O ideal mesmo é investir na identidade visual das fotos =D

      • Cris, me desculpe a intromissão. Mas o que você quer dizer com investir na identidade visual”? Um tag e uma etiqueta certamente transmitem a identidade visual da “empresa” “marca” de cada indivíduo. Me desculpe mas acho esta postagem sobre marcas d”águas totalmente desnecessária. Não vejo pq ir contra a utilização, como disse acima, é uma forma de assinar o trabalho, claro que quem deseja “copia-lo” o fará com ou sem. Mas não é errado usa-la. Nem nunca foi. Usada com bom gosto e estilo dá um toc especial na imagem sem dúvida. Colocada num cantinho não tem erro.

  22. Ah, eu acho uma pena o Elo7 deixar de divulgar os produtos por terem a marca d’agua; Acho que poderiam entrar em contato com o lojista e solicitar uma imagem limpa para a divulgação, se for o caso. Na minha loja passamos pela situação que muitas pessoas mencionaram, de antes usar as imagens dos produtos limpas e um belo dia achar alguém vendendo com suas fotos, a partir daí, tudo com marca d’agua, porém ela é bem suave, não atrapalha na visualização.

    • Olá Nadia, a seleção dos produtos é muito dinâmica e todos os dias temos diversas divulgações diferentes, por isso, não é possível entrar em contato com todos os lojistas que têm marca d´água para que eles retirem.

  23. Gostei do tópico, mas continuo com uma dúvida:
    Pode ou não usar marcas d’água nas fotos da loja?
    Não digo essas ”enormes”, ou as que tomam a foto toda [como no 1° exemplo], mas aquelas bem discretas e transparentes.
    Não gosto de deixar fotos sem as marcas… com as mesmas a gente já se aborrece, imagina sem…
    =]

    • Oi Moni, pode usar marca d´água sim. No post somente descrevemos os prós e contras, mas fica critério da loja utilizar ou não.

      • Ok! =)
        Agora que entendi, vou colocar minhas fotos na loja, pois estava com receio de ser contra as regras do Elo!
        Obrigada!

  24. Marcia Gullo

    Adorei os tópicos, mas ainda tenho dúvidas. Eu uso o logotipo da loja num canto das minhas fotos, mas tenho dificuldade em entender esse negocio de “identidade visual”. Seria possível exemplificar em isso, tipo essa foto tem essa outra não tem.
    As vezes esse palavreado todo me confundi. Eu aprendo mesmo através de exemplos. É possível fazer isso? ??
    Desde já agradeço.

    • Juliana Seixas

      Olá Marcia! Tudo bem? No caso, todo logotipo ou marca d’água em fotos tiram um pouco atenção do produto em si, por isso indicamos que é melhor você focar mais no produto e esquecer na concorrência, deixando a sua foto mais visualmente limpa e bonita para agradar o cliente. Identidade visual seria basicamente um registro seu personalizado ao fotografar uma peça. Por exemplo, existem lojas que sua identidade visual é sempre um fundo verde limão. Ao bater o olho em uma foto dessa loja, mesmo sem ter logo marca ou marca d’água, já conseguimos identificar que é da tal loja. No caso, a identidade visual que estamos falando é do cenário. Mas existem outros tipos de identidade visual, os mesmos objetos base no cenário diferente, etc. Você pode conferir maiores informações nesse post sobre como criar a sua identidade visual nesse link: https://blog.elo7.com.br/2014/03/identidade-visual-construa-a-sua.html – Abraços