Home | Negócio Criativo | Histórias de Sucesso | Marias… : aprendizados e boas histórias pra contar

Marias… : aprendizados e boas histórias pra contar

O mês de Março é um mês de muita celebração por aqui! No dia 19 de Março comemoramos o Dia do Artesão e, além disso, o Elo7 completou 14 anos de história. O mais bacana é que temos marcas criativas que estão conosco desde o começo da nossa trajetória até os dias de hoje!

E para homenagear esses empreendedores, convidamos alguns deles para nos contar um pouco sobre seus 14 anos de jornada no Elo7, seus aprendizados e os desafios superados. Confira a entrevista que fizemos com a Camilla Mayeda, criativa por trás da marca Marias...

Marias… : conheça a história da marca

Marias Acessórios com Calma e Alma: aprendizados e boas histórias pra contar

Sou formada em Publicidade. Na época da faculdade, pra ganhar um trocado, fiz um curso de bijuterias e comecei a produzir em casa, sozinha. Vendia para as amigas, e logo de cara fizeram sucesso. Assim que me formei estava trabalhando em uma ONG na Vila Madalena, e lá conheci a Ana. Ela era publicitária como eu e também produzia bijuterias. Essa coincidência me fez sugerir que virássemos sócias e criássemos uma marca, e a Ana topou na mesma hora!

Assim iniciou nossa jornada nesse universo empreendedor e da moda. Planejamos tudo minuciosamente: o nome, o logo, o conceito. Até registramos a marca! Como a gente trabalhava apenas meio período, na parte da manhã a gente se encontrava na casa dela e produzia, até dar a hora de sair. Depois de alguns meses, com alguns modelos criados e peças confeccionadas, colocamos à venda. A aceitação foi incrível! Todo mundo na ONG comprou, todas as amigas compravam!

Depois de um tempo, começamos a vender no primeiro galpão que abriu ao redor da Praça Benedito Calixto, em Pinheiros. A marca só crescia e ganhava visibilidade. Nesse período conhecemos pessoas incríveis, participamos de feiras, ganhamos prêmios, abrimos nossa loja no Elo7, tivemos loja física, tínhamos revendedoras e funcionárias. Foi uma época deliciosa, mas com muitos desafios e perrengues também.

Você se lembra da sua primeira venda no Elo7?

Na verdade, não, pois faz muito tempo! Mas vi que foi um chaveiro de sapo que a gente fazia com feltro, trabalhávamos muito com esse material na época.

Qual foi a encomenda mais desafiadora?

Acredito que tenha sido uma encomenda muito grande de uma marca infantil que possuía algumas lojas na cidade. Eles encomendaram muitos chaveiros de feltro que seriam vendidos como lembrancinha. Como era tudo muito manual, foi bem difícil! A gente já tinha uma bordadeira que ajudava a gente na produção, mas ela acabou passando mal no meio do processo e abandonou a gente.

Tivemos que ir atrás de outra mão de obra, chegamos a ensinar umas 10 mulheres em um mesmo dia a recortar e costurar os chaveiros, como uma linha de produção mesmo. Varamos noite, mas foi uma história que hoje é muito gostosa de lembrar e contar. Algumas peças não passaram no controle de qualidade e tivemos que refazer. Com isso conhecemos a Cláudia, uma pessoa de mão incrível que viria a ser nossa melhor funcionária, ela conseguia um acabamento igual ao nosso =)

Algum cliente já virou amigo? Se sim, como aconteceu?

Amigo, apenas amigo, não. Todas as nossas amigas compram na Marias… até hoje! É lindo de ver toda vez que nos encontramos, pelo menos uma pessoa está usando Marias. Mas tivemos duas pessoas que viraram revendedoras por bastante tempo e mantemos contato nas redes sociais, além de lojistas e outras pessoas que têm suas próprias marcas.

Qual foi a venda que mais te marcou ao longo desses 14 anos no marketplace?

Algumas… uma vez fizemos uma venda para Portugal, foi nossa primeira e única venda para o exterior. Outra vez vendemos para a dona da marca de lingerie Jogê, ela comprou várias pulseirinhas iguais para vender na loja dela.

Era gostoso também vender lembrancinhas, pois eram para ocasiões especiais. Também chegamos a fazer quadrinho de maternidade, e uma vez fizemos uma venda desafiadora, de um quadro bem personalizado, a gente não tinha experiência. Mas ficou lindo demais e a gente amava esses desafios.

Veja também:

+ Nudo é a primeira finalista do Prêmio Elo7 Criativo 2022

+ 6 Dicas de autocuidado para empreendedores criativos

Engenheira de produção de formação, apaixonada por empreendedorismo, DIYs, artesanato e tudo relacionado a ele. Acredita que só é feliz quem sonha grande e ao mesmo tempo é genuinamente grato por tudo que tem! Escreve aqui no Blog e também no Academia Craft Academiacraft.com.

Veja mais posts deste autor.