Home | Negócio Criativo | Mega Artesanal 2015: tendências e novidades

Mega Artesanal 2015: tendências e novidades

mega artesanal 2015

Se você está curiosíssima para saber o que está rolando na Mega Artesanal 2015, nós contamos as novidades do mercado artesanal pra você! A feira que reúne nesta edição mais de 300 expositores traz sempre boas ideias para as mentes criativas que passam por lá.

Confira os destaques da Mega 2015:

Para as que amam costurar, os tecidos estão cada vez mais coloridos!

As estampas seguem padronagens mais geométricas ou étnicas. Vimos menos caveirinhas e corujinhas e mais florais miúdos. Aliás, os florais são um capítulo a parte! Estão presentes nos tecidos, na papelaria de festa,  adesivos para parede… Além do tecido adesivo, vimos também por lá o feltro adesivo – uma mão na roda para as feltreiras de plantão, hein?

Atenção festeiras, caprichem na papelaria!

Para quem é do ramo de festas, a Mega Artesanal apresenta também novidades e principalmente muitas ideias! A papelaria não se restringe somente aos convites e embalagens para os docinhos. Caixinhas montáveis para lembrancinhas (de todos os tamanhos) estão presentes em todas as mesas de papelarias de festa que vimos por lá. Garrafinhas de vidro e canudos de papel vieram para ficar mesmo e estão substituindo os copinhos descartáveis nas mesas de festa. Atenção também para a embalagem das comidinhas: mini hambúrguer e hot dog também ganham papelaria personalizada!

mega festa

E por falar em festas…

Há tempos levantamos aqui no blog pautas com festas sem personagens específicos, e parece que a tendência se consolidou mesmo! Festa pique-nique, shabby chic, monstrinhos, ursos e outros temas que fogem dos personagens de desenhos são descoladas e menos óbvias. Vale a aposta!

Scrapbookers, tem novidades para vocês!

Máquinas portáteis para fazer carimbos e texturizar papel chegam ao mercado com preços acessíveis. E as máquinas são tão lindas, que parecem peças decorativas!

mega maquina

Livros de colorir para todos os gostos

Essa moda não pegou somente entre os criativos de plantão, pegou geral! E vimos muitos, mas muuuuuitos tipos de livros para colorir com temas variados. O jardim deu abertura para animais, mandalas, paisagens, fadas, arabescos… Há quem una a arte desestressante de colorir os livros com peças artesanais (caixas forradas com desenhos coloridos à mão – tem!). Nas lojas de produtos para artesanato, tem até cartela de combinação de cores para aplicar nos livros!

mega mix

O resgate do rústico e do retrô

Peças pintadas à mão com a antiga técnica Bauernmarelei (ou simplesmente pintura Bauer) ou com pegada campestre ganhou o coração dos artesãos! Para quem tem dificuldades de encontrar materiais para aprender ou aprimorar a pintura em madeira, a Mega Artesanal dá uma forcinha trazendo lojas especialistas no assunto.

Diversão na cozinha

Sim, encontramos de tudo um pouco na Mega Artesanal 2015, inclusive alguns itens para confeitaria! Os cortadores de biscoitos estão cada vez menos óbvios e mais divertidos e os acessórios para confeiteiros fogem do básico – lindos e coloridos, parece brinquedo de gente grande!

Destaques: Casa da Mega e estande do Peter Paiva

A Casa da Mega traz ambientes temáticos e criativos. Assim como no ano anterior, a casa aproveita itens improváveis, como os paletes, pneus e papelão (reparem na mesa de jantar!).

casa da mega

Já o estande do Peter é um caso (de amor): anualmente ficamos na expectativa para ver o que o Peter aprontou! Para 2015, os sabonetes em formato de doces (há quem queira provar para ter certeza se são sabonetes mesmo ou docinhos perfumados!), itens com pegada retrô (amamos as embalagens “antiguinhas”) e personagens da Disney marcaram presença na fábrica de sonhos.

mega peter

E para quem quer conferir tudo de pertinho, ainda dá tempo! A feira vai até o dia 05/07/2015, no São Paulo Expo (antigo Expo Imigrantes). Mais informações aqui.

Nutricionista de profissão e crafter de coração. Mãe da Maria Alice. É boa de garfo, coleciona chocolates (na barriga, claro), ama música, podcasts e não resiste a um garimpo de decor (espia no @adecoradeira!). Sempre indecisa, na dúvida acaba levando os dois.

Veja mais posts deste autor.