Home | Negócio Criativo | Acontece no Elo7 | Microempreendedor Individual – MEI: o que é

Microempreendedor Individual – MEI: o que é

Você conhece todos os benefícios da formalização como Microempreendedor Individual – MEI? Essa é uma etapa essencial para todo empreendedor que deseja ganhar mais espaço no mercado. Saiba como se formalizar e conheça os seus benefícios. Vem!

Microempreendedor individual - MEI: o que é e como formalizar o seu negócio criativo
Conheça os benefícios de formalizar o seu negócio criativo

Microempreendedor individual – MEI: o que é?

O MEI ou Microempreendedor Individual é a pessoa que trabalha por conta própria e formaliza a sua profissão como pequeno empresário.

Requisitos para ser um microempreendedor individual

Para ser um MEI é necessário faturar no máximo R$60.000,00 por ano e não ter participação em outra empresa como sócio ou titular. Para o ano de 2018 esse limite passará a ser de R$ 81.000,00 por ano.

Além do limite de renda, a empresa só pode ter um funcionário. O microempreendedor também não pode ser sócio em outra empresa, funcionário público ou pensionista.

Benefícios do microempreendedor individual

Após a formalização o MEI terá direito a vários benefícios trabalhistas e previdenciários, como aposentadoria, auxílio doença, licença maternidade. O MEI terá um CNPJ e poderá fazer a emissão de nota fiscal e vender produtos para empresas. Em muitos casos, o CNPJ permite que o empreendedor compre insumos ou equipamentos por um preço mais baixo.

Além disso, a formalização do seu negócio transmite mais profissionalismo e segurança para seu clientes.

Atividades permitidas

São diversas as atividades que se enquadram no regime MEI, confira no portal do empreendedor a lista completa.  O micro empreendedor individual poderá ter mais do que uma ocupação ou atividade econômica conforme a Classificação Nacional de Atividades Econômicas (CNAE).

Além da atividade principal, o MEI pode registrar até quinze ocupações para suas atividades secundárias.

Veja também:

+ Formalização como MEI: situações permitidas

+ O que você precisa saber antes de abrir uma MEI

Como ser um microempreendedor individual?

Para ser um microempreendedor individual é necessário fazer o cadastro no Portal do Empreendedor. O registro da microempresa é feito na hora e o trabalhador já sai com o CNPJ em mãos.

O cadastro solicitará algumas informações pessoais, como CPF, data de nascimento, endereço da empresa etc. Endereços residenciais podem ser cadastrados no MEI, mas recomendamos verificar essa questão diretamente na Prefeitura local.

Salvar

Salvar

Salvar

Salvar

Salvar

Engenheira de produção de formação, apaixonada por empreendedorismo, DIYs, artesanato e tudo relacionado a ele. Acredita que só é feliz quem sonha grande e ao mesmo tempo é genuinamente grato por tudo que tem! Escreve aqui no Blog e também no Academia Craft Academiacraft.com.

Veja mais posts deste autor.