Home | Negócio Criativo | Mini estúdio fotográfico caseiro: dicas para fazer o seu

Mini estúdio fotográfico caseiro: dicas para fazer o seu

Quem trabalha com venda de produtos criativos na internet, sabe bem a importância de caprichar nas fotos – já que a fotografia bem feita é o que vende seu produto. E para causar uma ótima primeira impressão, nada melhor do que fotos com jeito de produzidas em estúdio. Mas não precisa ir longe ou gastar altos valores para tirar fotos melhores, para isso, vamos ver boas ideias para fazer seu próprio mini estúdio fotográfico caseiro?

O Blog do Elo7 reuniu boas dicas e cinco passo a passos que podem ser adaptados em casa mesmo, assim, até as fotos de celular sairão com jeito de clique cheio de produção!

Mini estúdio fotográfico caseiro

Mini estúdio fotográfico caseiro com caixa de papelão

Nossa equipe de comunidade preparou um post com o passo a passo completo (e tem até vídeo) para preparar um mini estúdio fotográfico caseiro (imagem acima). Esse é feito com os seguintes materiais:

  • Caixa de papelão
  • Folhas de E.V.A. ou cartolina
  • Folhas de papel de seda ou papel manteiga
  • Fita crepe
  • Tesoura
  • Caneta

No passo a passo deste post você confere todo o processo para fazer esse mini estúdio.

Mini estúdio fotográfico caseiro feito com E. V. A.

Quer outro jeito de ter total controle sobre a iluminação e qualidade das suas fotos? O mini estúdio fotográfico caseiro da imagem abaixo foi construído com os seguintes materiais:

mini-estudio-fotografico-caseiro

  • Placas de espuma ou E. V. A.
  • Folhas de cartolina
  • 2 folhas de papel transparente (do tipo vegetal ou manteiga)
  • Estilete
  • Régua
  • Tesoura
  • Rolo de papel branco
  • Lâmpadas

O passo a passo (em inglês) está neste link, mas basicamente é necessário montar a estrutura em E. V. A., cortando as laterais para fixar com fita adesiva o papel vegetal – que servirá como difusor das lâmpadas laterais.

Depois, é só colocar um papel para criar um fundo infinito branco e posicionar as lâmpadas nas laterais do mini estúdio.

A vantagem deste é que dá para fotografar peças maiores ou mais altas, dependendo do seu tipo de produto, é só adaptar o tamanho e altura do mini estúdio.

Mini estúdio caseiro feito com tecido e papelão

Mais um faça você mesmo bem fácil de fazer! O autor do post sugere a utilização deste tipo de mini estúdio fotográfico para alimentos, mas ele pode ser utilizado para produtos artesanais também!

mini-estudio-fotografico-caseiro-de-tecido

A produção foi feita com uma caixa de papelão grande, cortada de forma que fique apenas duas partes (a base e o apoio para o tecido). O tecido utilizado foi do tipo fleece, que é similar ao feltro. A vantagem desse tipo de tecido é que não amassa facilmente e, se acontecer, basta passar a palma da mão sobre o fleece que ele já desenruga.

Para a base, adapte algum pedaço de madeira que você tem em casa ou utilize algum material que seja interessante para criar um fundo (pode até ser o próprio tecido também).

Utilize esse tipo de mini estúdio fotográfico caseiro caso você tenha uma boa fonte de luz natural (e difusa, para que não tenha sombras muito marcadas nas fotos).

O passo a passo completo (em inglês) você encontra neste link.

Mini estúdio fotográfico caseiro disfarçado!

O Blog In My Own Style sugere um passo a passo incrível para quem precisa otimizar cada cantinho do seu atelier ou escritório. O mini estúdio é acoplado a uma moldura, que serve também de mural. Quando é necessário, é só rolar o tecido branco e o fundo infinito para as fotografias está criado. Acabou a produção? Basta enrolar o tecido e ele fica disfarçado na moldura do quadro.

mini-estudio-fotografico-caseiro-disfarcado3

Que truque ótimo!

Dica: assim como o mini estúdio feito de tecido, essa opção é válida para quem tem uma boa fonte de luz natural (próxima a uma janela com cortina fina). Se o seu escritório ou atelier não tem uma boa fonte de luz natural, será necessário adaptar a iluminação com lâmpadas artificiais e difusores, que podem ser pedaços de papel vegetal. Dessa formas, as sombras ficarão suavizadas.

Mini estúdio fotográfico caseiro feito com paletes

Se o seu tipo de produto combina com algo mais rústico, que tal aproveitar um palete para fazer um mini estúdio fotográfico? A ideia vem do blog The Things Well Make e a execução não é difícil.

mini-estudio-fotografico-caseiro-de-paletes

Para esse mini estúdio, a autora cortou um palete para criar a base e o background iguais. A madeira também recebeu um tratamento, sendo lixada e pintada (no estilo pátina).

Vale a pena fazer esse mini estúdio se você tiver uma área para montar e desmontar facilmente em casa. Vale no quintal, quartinho, atelier… Mas lembre-se, mesmo desmontado, os paletes ocuparão um certo espaço ao serem guardados.

A dica da iluminação vale para a utilização deste tipo de estúdio fotográfico: tente sempre utilizar a luz natural, ela sempre deixará suas fotos bem melhores. Mas se não for possível, vá de lâmpadas auxiliares mesmo e tudo estará certo!

Dicas para tirar boas fotos em casa

Agora que você já conferiu uma porção de ideias para montar um mini estúdio fotográfico caseiro, é hora de anotar boas dicas para que suas fotos joguem a seu favor e ajudem a vender seu produto!

  • Procure tirar fotos sempre à luz do dia, próximo a uma janela ou fonte de luz natural indireta.
  • Se não for possível, tire fotos com luzes auxiliares nas laterais e em cima do produto. A distribuição da iluminação deixará a foto mais bonita.
  • Use difusor para a luz. Para a luz natural, vale uma cortina de tecido fino, como o voil. Para a luz artificial, vá de papel vegetal.
  • Use câmera fotográfica para suas fotos. Se não tiver, utilize a câmera traseira do celular (a frontal possui qualidade inferior, geralmente).
  • Posicione o celular na horizontal para suas fotos. O corte ficará melhor.
  • Sempre que tirar fotos de celular, procure fazê-lo utilizando a luz natural. Luz artificial não fica tão boa com a qualidade da foto do celular.
  • Nunca, NUNCA utilize flash! A luz distorce as cores, altera a sombra natural, estoura a luminosidade da foto. Não vale a pena!

Você tira suas fotos de produtos em casa? Conte seu truque ou dica e compartilhe sua experiência com outros vendedores aqui nos comentários!

+ Produtos para dar um up nas suas fotos criativas

+ Delicadeza feita à mão: peças artesanais para fotografias newborn

Nutricionista de profissão e crafter de coração. Mãe da Maria Alice. É boa de garfo, coleciona chocolates (na barriga, claro), ama música, podcasts e não resiste a um garimpo de decor (espia no @adecoradeira!). Sempre indecisa, na dúvida acaba levando os dois.

Veja mais posts deste autor.