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Missão da sua empresa: como criar?

Missão da sua empresa: como criar

Se você tem dúvidas sobre que tipo de produtos vender, que pessoas irão comprar, como divulgar seus produtos, ou se vai dar certo ou não, este artigo é para você! Quando a gente começa a olhar para o artesanato como possibilidade de negócio, o primeiro passo é definir qual será o tipo de produto que você vai vender e quem se interessaria por ele. Para te guiar nessa etapa, uma grande sacada é, antes de tudo, criar a Missão da sua empresa.

Mesmo numa “empresa de uma pessoa só”, a Missão vai responder a 3 perguntas:

Pergunta 1: O que a minha empresa oferece?

Mais importante do que saber “o que vende mais”, é saber o que você ama fazer. Você pode saber fazer várias técnicas ou vários estilos de produtos, mas sempre tem aquele que é o xodó. Aposte nele!

Vou dar um exemplo:

Clara ama fazer crochê! Ela adora linhas e agulhas e sabe fazer todo tipo de produto, desde roupinhas para bebê, até almofadas e cachecóis. Mas, o que faz o olho dela brilhar de verdade são os produtos infantis: gorrinhos, casaquinhos, mantinhas… Clara pode até pensar que as peças de decoração são as mais procuradas, porém, se ela se dedicar aos produtos infantis vai ter mais ânimo e criatividade para oferecer peças novas e especiais.

Portanto, a primeira parte da missão da Clara poderia ficar assim:

“Oferecer produtos infantis em crochê…”

Pergunta 2: Como a minha empresa oferece?

No nosso caso o “como” são seus talentos, facilidades e características positivas. Isso é que faz a diferença na sua empresa e o que a torna única: você! Dica: anote num papel todos os seus talentos e facilidades. Aquilo que as pessoas pedem para você fazer porque sabem que você faz muito bem, e que você adora fazer!

Continuando com o exemplo de Clara:

Clara adora organizar festas e encontros. Receber os amigos é sempre uma alegria. Ela pensa em todos os detalhes e nas preferências de cada um. Adora ouvir as pessoas e se sente feliz quando percebe que todos estão seguros e relaxados em sua casa. Essa é uma característica que sempre esteve presente nela, desde criança!

Portanto, a primeira parte da missão da Clara poderia ficar assim:

“Oferecer produtos infantis em crochê com carinho, atenção e prestatividade…”

 Pergunta 3: Para quem a minha empresa oferece?

Não adianta, para vender mais é necessário saber qual é o seu nicho de clientes. Ou seja, quanto mais claro for o perfil do seu cliente, mais vendas você irá fazer! No exemplo, Clara decidiu se dedicar aos produtos infantis. Mas, infantil pode ser de 0 a 7 anos! E uma mãe de um bebê de 2 anos está num momento diferente de uma mãe de uma criança de 7 anos. A rotina e as necessidades são diferentes. Clara percebeu que adora trabalhar para as mães de bebês, pois elas gostam de um atendimento mais carinhoso, onde Clara pode ouvir o que elas desejam e fazer os produtos sob encomenda e bem personalizados.

Portanto, a terceira parte da missão de Clara poderia ficar assim:

“Oferecer produtos infantis em crochê com carinho, atenção e prestatividade, para mamães que desejam produtos personalizados e especiais para seus bebês.”

Atenção: escolher um nicho bem específico de público-alvo não significa que você só vai fazer vendas para esse nicho.

Clara, por exemplo, não vai vender exclusivamente para mães de bebês. Mas, você vai perceber como fica muito mais fácil criar um novo produto ou coleção, escrever um texto de divulgação, ou mesmo a descrição do produto, quando o faz como se estivesse conversando diretamente com essa pessoa que você especificou no seu nicho. Uma coisa importante de se dizer é que a missão não é a propaganda da sua empresa, e sim uma frase que vai responder às 3 perguntas principais do seu negócio, criando um caminho mais claro e produtivo para você!

Quer entender exatamente como criar a sua missão? Assista ao meu curso completo e gratuito no Youtube.

Conte para mim nos comentários como ficou a missão da sua empresa! Se tiver alguma dúvida, vou adorar ajudar! Até a próxima

Imagem da capa: Freepick

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É Coach de Carreira para desenvolvimento de pessoas e negócios criativos, e compartilha conteúdos através do seu site Joludwig. Acredita que todos estamos conectados e que compartilhar nossas experiências faz parte do ciclo da vida.

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Um Comentário

  1. Isabel Cristina Ghiraldi

    Olá Jô, adorei o post. Gostaria de saber sua opinião sobre a minha missão. Faço muitos buques de sapinhos com príncipe, de Santo Antonio, de pimentas, lembrancinhas de casamento, mas também faço lembrancinhas de aniversários, batizados e peças utilitárias, como agulheiro, necessaries, etc. Não sei dizer o que gosto mais de fazer. Minha missão ficou:
    “Oferecer artesanato em feltro de peças utilitárias e decorativas com capricho, atenção e segurança para noivas e mulheres que apreciam um artesanato de bom gosto”.
    Muito obrigada Jô.