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Quer sair na mídia? Prepare um Kit de Divulgação

Quer sair na mídia? Prepare um Kit de Divulgação

É sempre demais quando algum produto da sua marca sai em alguma revista, site ou jornal, né? Dá um super orgulho e uma vontade de sair mostrando para todo mundo.

Mas para que isso aconteça sempre e da melhor maneira é legal ter um material básico para divulgação. Assim, quando um jornalista entrar em contato você não desperdiçará a oportunidade de mídia gratuita.

Montamos uma lista de itens legais para ter em um kit de divulgação. Vale a pena abrir uma pasta ´divulgação´ no computador e deixar tudo lá, organizado a atualizado:

Release sobre sua marca

Escreva um texto contanto a história por trás da sua marca e coleção. Inclua também uma breve biografia. Uma folha de A4 é suficiente para contar tudo. O texto neste caso deve ser objetivo e informativo, jornalístico e não publicitário! Evite usar adjetivos pois um texto cheio deles não é bem visto pela imprensa. Não esqueça de incluir todos os seus dados de contato no final.  Revise  a ortografia e salve em word, ou melhor, em pdf.

Foto de produtos em alta resolução

Invista em boas fotos de seus produtos – para revistas, o tamanho recomendado é de 15x20cm com resolução de 300 dpi. Fotografe os produtos em fundo branco e, se puder, também contextualizados. Se não puder fotografar tudo, priorize os mais vendidos ou lançamentos estratégicos.

Seu retrato em alta resolução

Tenha pelo menos uma boa foto sua, para divulgação. Além de um retrato produzido, com fundo que tenha a ver com a sua marca, tenha também uma versão em fundo branco.  Esta deve ser uma foto profissional, então, capriche e se possível peça para alguém mais experiente clicar você. Nada de usar aquela foto que tirou nas últimas férias na praia, hein?

Amostra de produtos

Muitas vezes o veículo prefere fotografar os seus produtos para a matéria. Aí você vai ter que se virar para enviar o produto solicitado para a redação rapidamente. Caso tenha que fazer um produto do zero é capaz do jornalista não querer esperar. Por isso, tenha sempre amostras prontas dos seus principais produtos.

É muito importante entender que essas amostras terão como objetivo somente a divulgação e não serão para vendas. Caso estraguem isso deve ser encarado como algo que faz parte do processo de divulgação. Jamais cobre do jornalista ou de um veículo o valor de um produto perdido. Lembre-se, que o espaço que você ocupará é gratuito. No entanto, se suas peças tiverem valor elevado (como joias), combine um prazo para a devolução.

Formulário de romaneio

Quando você enviar um produto para uma redação, sempre mande junto um romaneio. Trata-se uma folha de recibo que você preenche com detalhes dos produtos que emprestar. No romaneio deve constar: nome do produto, a descrição, o material que é feito, medidas, preço e onde encontrar as peças. Use sempre o romaneio para ter controle do que enviou e controlar a devolução. Temos um modelo básico de romaneio para baixar aqui.

******************

Depois que a matéria sair, clipe!

A matéria saiu foi um sucesso! Não esqueça de escanear ou dar um print na página. Isso se chama ‘clipar’. Organize todos os seus ‘clippings’ numa pasta ou suba as imagens no seu blog/site colocando no nome do arquivo o nome da publicação e a data. Montar um ‘clipping’ digital de produtos e entrevistas que saíram ´na mídia ´ dá credibilidade e agrega valor à sua marca.

Última dica!
Lembre-se que nem sempre que o repórter pedir um produto é garantia que ele saíra realmente na matéria. Às vezes as pautas caem e assim é  a rotina da imprensa. Mas vale a pena tentar sempre pois a divulgação em bons veículos ajuda a construir sua marca e até alavancar vendas.

Te vejo na mídia!

*Colaborou com esta matéria Cris Paz, jornalista.

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Sobre Elo7

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32 comentários

  1. Muito legal esta matéria, vou fazer isso!

  2. Muito legal esta matéria, vou fazer isso!

  3. Legal isso! Já fui procurada por uma revista interessada em um produto meu, mas não tinha ideia de como proceder. Vou seguir essas dicas!

  4. Legal isso! Já fui procurada por uma revista interessada em um produto meu, mas não tinha ideia de como proceder. Vou seguir essas dicas!

  5. Legal isso! Já fui procurada por uma revista interessada em um produto meu, mas não tinha ideia de como proceder. Vou seguir essas dicas!

  6. Isabel Cristina

    Uma revista me procurou para fazer o passo a passo do kit bebê, eu fui e a revista já saiu com meu passo a passo.Maravilhoso

  7. Oi com relação aos textos vocês teriam algum exemplo ficticio para que possamos ver?

    • Oi Ariane!

      Não há um modelo pré-definido, pois cada marca tem uma história! Siga as dicas dadas no post: conte como sua marca surgiu, quais os objetivos, o que você faz e vende.

      O Release é uma apresentação da sua marca para os jornalistas, tenha isso em mente quando for escrever. Depois conte pra gente como ficou o seu texto! :)

  8. Oi com relação aos textos vocês teriam algum exemplo ficticio para que possamos ver?

    • Oi Ariane!

      Não há um modelo pré-definido, pois cada marca tem uma história! Siga as dicas dadas no post: conte como sua marca surgiu, quais os objetivos, o que você faz e vende.

      O Release é uma apresentação da sua marca para os jornalistas, tenha isso em mente quando for escrever. Depois conte pra gente como ficou o seu texto! :)

  9. Oi com relação aos textos vocês teriam algum exemplo ficticio para que possamos ver?

    • Oi Ariane!

      Não há um modelo pré-definido, pois cada marca tem uma história! Siga as dicas dadas no post: conte como sua marca surgiu, quais os objetivos, o que você faz e vende.

      O Release é uma apresentação da sua marca para os jornalistas, tenha isso em mente quando for escrever. Depois conte pra gente como ficou o seu texto! :)

  10. adorei as dicas!!!
    Mas queria mesmo era ter a oportunidade de um dia ver uma de nossas artes numa revista! mesmo que fosse uma notinha!
    (fui egoísta?!! tá bom! td mundo é um pouco né! kkk)

  11. adorei as dicas!!!
    Mas queria mesmo era ter a oportunidade de um dia ver uma de nossas artes numa revista! mesmo que fosse uma notinha!
    (fui egoísta?!! tá bom! td mundo é um pouco né! kkk)

  12. adorei as dicas!!!
    Mas queria mesmo era ter a oportunidade de um dia ver uma de nossas artes numa revista! mesmo que fosse uma notinha!
    (fui egoísta?!! tá bom! td mundo é um pouco né! kkk)

  13. Já me telefonaram de uma Revista, em São Paulo me propondo emprestar uma colcha de meu site ELO7 para uma foto; aceitei o convite (uma colcha de crochê em zig zag , de casal), só que é uma revista de mulheres sensuais
    .Eles me enviaram a revista, mas achei que a foto não mostrou todo o meu trabalho e os créditos do meu blog, nome e telefone ficaram no meio da pg , 2 folhas antes da foto.

    Fiz uma postagem no meu Face, mas fiquei sem graça, pelo que a revista se propõe, mas não deixei de ficar muito orgulhosa de meu trabalho aparecer numa revista famosa!

  14. Já me telefonaram de uma Revista, em São Paulo me propondo emprestar uma colcha de meu site ELO7 para uma foto; aceitei o convite (uma colcha de crochê em zig zag , de casal), só que é uma revista de mulheres sensuais
    .Eles me enviaram a revista, mas achei que a foto não mostrou todo o meu trabalho e os créditos do meu blog, nome e telefone ficaram no meio da pg , 2 folhas antes da foto.

    Fiz uma postagem no meu Face, mas fiquei sem graça, pelo que a revista se propõe, mas não deixei de ficar muito orgulhosa de meu trabalho aparecer numa revista famosa!

  15. Já me telefonaram de uma Revista, em São Paulo me propondo emprestar uma colcha de meu site ELO7 para uma foto; aceitei o convite (uma colcha de crochê em zig zag , de casal), só que é uma revista de mulheres sensuais
    .Eles me enviaram a revista, mas achei que a foto não mostrou todo o meu trabalho e os créditos do meu blog, nome e telefone ficaram no meio da pg , 2 folhas antes da foto.

    Fiz uma postagem no meu Face, mas fiquei sem graça, pelo que a revista se propõe, mas não deixei de ficar muito orgulhosa de meu trabalho aparecer numa revista famosa!

  16. oi pessoal, achei a ideia maravilhosa,
    eu estou começando agora, mas pretendo crescer nessa profiçao.
    obrigada pelas oportunidades.

  17. Já sai em duas revistas …foi bem interessante a experiência..tive sim aumento nas vendas e visibilidade de meus produtos!

  18. JÁ TIVE DOIS TRABALHOS DIVULGADOS EM REVISTAS….
    GUARDO ATÉ HOJE..RSRSRS

  19. JA TIVE DOIS TRABALHOS DIVULGADOS EM REVISTAS.

  20. Atelie Moreno
    muito boas as dicas.
    já tive trabalhos divulgados e não guardei as referencias.
    ficarei bem antenada

  21. Olá, estou produzindo um post para o blog http://www.diariodoqueijo.com.br sobre divulgação de produtos na mídia. Posso citar teu link como um excelente resumo sobre o que você precisa para chegar à imprensa?

    Abs

  22. Silvania de Oliveira Morais

    Exelente

  23. Amei as dicas!! Estou escrevendo a minha apresentação. :D

  24. tive a imensa felicidade de um produto meu aparecer no e-mail marketing do elo 7 na semana passada… e esta sendo maravilhosoooooooo, muitas, mas muitasssssss encomendas todas de uma só vez…rsrsr brigaduuu elo7

  25. Tive a boa sorte de ter um produto meu em uma novela e sair na foto da primeira pagina da emissora , no caso não foi uma matéria comigo um personagem usou minha criação , como devo agir p divulgar isso melhor, quando ele uuso eu ainda não era cadastrada na elo 7 usei a foto no alb´m isso é legal ? posso melhorar ?

    • Suemary Fernandes

      Olá Drika! O ideal é solicitar ao jornalista que fez a matéria que dê o crédito para você sempre. Isso deve ser solicitado antes negociando com o canal ao qual você irá fazer a divulgação. Se for revista online isso pode ser retificado mesmo quando já foi para o ar, mas se foi impressa e não sair, fica complicado a inclusão. Por esse motivo, melhor alinhar antes. :)

  26. Mais posso por exemplo , usar o link da foto da pagina da emissora aonde saiu a foto do pesonagem usando minha peça ?
    obrigada

  27. ADOREEEEEEEiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiii :D