Home | Negócio Criativo | Desenvolva seu Negócio | Moodboard: ferramenta criativa para conceituar projetos

Moodboard: ferramenta criativa para conceituar projetos

Você já ouviu falar de moodboard ou quadro de visualização? Essa é uma ferramenta criativa, muito poderosa e versátil. Ela pode ser usada desde a conceituação de projetos até como item decorativo para seu atelier ou escritório. Confira como criar o seu moodboard e quais os seus benefícios, vem ver!

Moodboard: ferramenta criativa para conceituar projetos
Imagem: cahandmade.co

O que é um Moodboard?

O moodboard funciona como um painel de inspiração que ajuda a definir aquela identidade que faltava para transformar qualquer trabalho em algo muito mais especial. Sabe quando você vai criar um produto ou nova coleção para sua loja e não consegue definir um estilo para este projeto?

O moodboard te ajuda a conceituar de forma visual diferentes tipos de elementos: conceito, estilo, cores e até as emoções que você deseja que sua criação transmita.

Imagine que você irá criar uma linha de produtos “festa na caixa” para sua marca e está indeciso sobre como conceituar seu estilo e os itens que vão compor o produto. Ao criar o moodboard deste projeto você pode incluir:

  • inspirações de caixas de diversos materiais e diferentes estilos que você achou interessante;
  • Imagens de estampas que possam te inspirar na estampa impressa na caixa;
  • fotos com paletas de cores que remetam ao estilo da sua marca;
  • fotos de decorações de mesas de festa que possam ser adaptadas de alguma forma para a festa na caixa;
  • fotos de diferentes tipos de bolo;
  • fotos de flores ou outros mimos que possam ser incluídos na caixa;
  • frases criativas para desejar o “Feliz Aniversário”.

Ao ter todas essas imagens à vista, é possível ter uma ideia melhor sobre o conceito da sua linha de “festa na caixa” e poderá tomar decisões mais assertivas como público-alvo ou itens e decorações que combinem com o estilo que definiu.

Como criar o moodboard?

A primeira coisa a se ter em mente, é que este é um recurso totalmente personalizável e feito por você. Você pode buscar referências de imagens no impressas do Pinterest ou perfis do Instagram, recortar imagens de revistas, pedaços de tecidos, papéis de presente, fotos, frases, etc.

  1. Separe todas as coisas que te inspiram e que você acredita que tenham a ver com o projeto. Nesta etapa é importante não julgar se uma inspiração combina ou não com as outras. Apenas colete tudo que te inspire e que você acredite que possa agregar algo à sua criação.
  2. Analise todos os itens e defina uma direção para o projeto. Nesta etapa você pode escolher qual a personalidade do público-alvo, paleta de cores, estilo das estampas, materiais utilizados, etc.
  3. Retire as imagens e itens que não fazem sentido com o que você definiu na etapa anterior.
  4. Junte todas as imagens em um quadro ou mural na parede e inclua outras inspirações que achar inspiradoras e relacionadas ao projeto.

Moodboard no Pinterest

Além da opção no mural físico, você pode criar um moodboard de inspirações no Pinterest de forma digital.

O Pinterest oferece a opção de instalar o botão do Pinterest (Pin-it) no seu navegador, assim você pode adicionar facilmente imagens aos seus painéis enquanto navega pela internet. Sempre que encontrar algo que desejar guardar, basta clicar no botão criado. Na página da Central de ajudas do Pinterest, você encontra o passo-a-passo para instalar o botão no seu navegador e tirar outras dúvidas.

Engenheira de produção de formação, apaixonada por empreendedorismo, DIYs, artesanato e tudo relacionado a ele. Acredita que só é feliz quem sonha grande e ao mesmo tempo é genuinamente grato por tudo que tem! Escreve aqui no Blog e também no Academia Craft Academiacraft.com.

Veja mais posts deste autor.